Autor Tópico: Consciência e tempo  (Lida 1019 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Consciência e tempo
« Online: 03 de Maio de 2007, 08:28:30 »
Galera, as vezes eu tenho umas viagens relacionadas a esse tema. Já cheguei a algumas conclusões, e gostaria de compartilhar minhas ideias para começar uma discussão.

É o seguinte …

Vamos pensar no nascimento de uma vida. Para ela, o Universo começou a existir, a partir do dia em que ela teve consciência do que estava ao seu redor.

Então se a percepção do tempo está estritamente relacionada a consciência. É possivel dizer que não estando limitado pela consciência, Não Sendo, o tempo não existe. Então todos os Seres que vão existir, já estão existindo, só que por minha consciência estar "presa" nesse espaço-tempo, eu não posso percebe-las?
« Última modificação: 03 de Maio de 2007, 08:37:27 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Consciência e tempo
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2007, 09:37:12 »
A quarta dimensão do contínuo espaço-tempo do Universo, o tempo, existe mesmo quando você não tenha consciência disso. Exemplo disso é que quando você nasce, o Universo não "começa a existir" a partir daquele momento, e sim já existe e o tempo não pára por causa disso.

Se você entrar em coma por algum período, o tempo continua mesmo sem sua consciência perceber, e uma prova disso é que você envelhece nesse período.

Mais detalhes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2007, 09:53:12 »
A quarta dimensão do contínuo espaço-tempo do Universo, o tempo, existe mesmo quando você não tenha consciência disso. Exemplo disso é que quando você nasce, o Universo não "começa a existir" a partir daquele momento, e sim já existe e o tempo não pára por causa disso.

Se você entrar em coma por algum período, o tempo continua mesmo sem sua consciência perceber, e uma prova disso é que você envelhece nesse período.

Mais detalhes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo

Eu sei que o tempo "existe" sem agente ter consciência disso. Só que sem ninguem pra perceber. O tempo simplesmente "passa". Por exemplo, alguem q entra em coma, e acorda 10 anos depois. O tempo passou, mas ele não teve consciência disso, estão para a consciência dele, esse tempo não existiu.

Para um Ser do futuro, o tempo que existiu antes de ele nascer não foi percebido, quando ele teve consciência da sua existência, o tempo anterior já havia passado. Então PARA ELE, o PRESENTE é o que existe. Só que em outra época ao qual não temos acesso pelo fato de estarmos percebendo e "presos" a esse tempo.

Estou me referindo mais ao "mundo mental" do que ao mundo fisico. Não sei se consegui me expressar muito bem, mas blz.
« Última modificação: 03 de Maio de 2007, 09:58:02 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

blue pill

• Visitante
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2007, 10:07:38 »
Eu acho que um livro que fala bem sobre esse assunto é um que chama "Ser e Tempo - Martin Heidegger" Mas nunca consegui achar e-book...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2007, 11:36:41 »
Ninguem se propõe a discutir o tema?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2007, 14:07:56 »
Um computador já possui todo o conhecimento que nele será computado até sua eventual troca de memória ou destruição?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2007, 16:44:54 »
Será que esse tópico não renderia uma boa discussão?
Talvez seria melhor move-lo para a seção de filosofia se acharem mais cabível.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 16:48:45 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2007, 17:20:57 »
Será que esse tópico não renderia uma boa discussão?
Talvez seria melhor move-lo para a seção de filosofia se acharem mais cabível.

Não sei se renderia, mas pelo visto eu não compreendi direito. Você tá dizendo que uma pessoa nasce em determinado período de tempo. Tudo antes de seu nascimento e tudo depois de sua morte fogem de sua consciência por razões óbvias.

O ser do futuro não terá consciência de nosso presente mas terá quando nascer e este tempo será o "seu" presente.

Que novidade há nisso?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2007, 17:46:11 »
Não sei se consigo expressar muito bem minhas ideias, pode até não haver novidade nenhuma nisso. Mas o que eu estou querendo dizer é que sendo a consciência responsável pela limitação do espaço-tempo. E fora dela não havendo essa percepção. Todos os seres existem ao mesmo tempo na Realidade.
Como já dei um exemplo, se um ser humano nasce no ano 4.102, a percepção do tempo passado não existiu, portanto ele já existe, mesmo que nós não consigamos perceber isso. Isso é óbvio? Pode ser que sim, mas eu consigo ver muitas implicações nesse tipo de pensamento. Tenho que aprofundar mais minhas idéias no assunto, e pensei que uma discussão sobre o tema no forum seria de alguma valia.

Flw
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:52:14 »
Um interessante FAQ sobre a Flecha do Tempo:

http://cosmicvariance.com/2007/12/03/arrow-of-time-faq

Artigo da Wiki sobre a Flecha do Tempo e a consciência:

http://en.wikipedia.org/wiki/Arrow_of_time#The_psychological.2Fperceptual_arrow_of_time

Finalmente, um artigo muito sólido sobre a Entropia e a Flecha do Tempo, que sintetiza os argumentos acima:

http://en.wikipedia.org/wiki/Entropy_%28arrow_of_time%29

Divirta-se :-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2007, 15:12:54 »
[possivelmente falando bobagem]

Eu acho que entendi o ponto dele, ainda que da forma que eu entenda, a consciência não tem um papel tão relevante quanto esteja enxergando. Eu acho que na verdade talvez até seja um problema para essa idéia.

A idéia é (ou me parece ser) essencialmente, determinismo, o futuro "já existir", apesar de estarmos no que chamamos de presente. Se o tempo é visto/tratado como uma outra dimensão, é mais ou menos como se fosse "um outro tipo" de espaço.

O "futuro" seria mais ou menos como um lugar no espaço fora do nosso campo de visão; andamos em direção a uma esquina, e não podemos ver ainda o que está lá na rua que se cruza com a rua na qual estamos, mas ela não passa a existir apenas quando estamos lá, já existia antes.

Tirando isso do contexto "conscienciocêntrico", o espaço onde os objetos (incluindo cérebros conscientes) estão não passa a existir apenas a partir da interação do objeto com esse espaço, ele já existia antes, em outra coordenada. Uma ladeira existe do topo até o nível plano mesmo para uma pedra que começa a rolar, desde o instante que começa a rolar.

Fazendo uma analogia do tempo com o espaço, o futuro "já existiria" da mesma forma que essa rota da ladeira (ou a rua com a qual cruzamos) já existe antes dos objetos estarem lá interagindo; não é intrinsecamente diferente do agora/aqui ou do passado, são apenas coordenadas diferentes. 

Acho que o Hawking e/ou um outro pessoal (Einstein?) já falaram umas coisas meio nesse sentido, do tempo talvez poder ser um tipo de ilusão.

Eu por outro lado acho que a nossa percepção do tempo passar provavelmente indica que ele existe mesmo, e que o futuro ainda não existe (ainda que esteja determinado em grande parte ou totalmente pelas variáveis do presente), que o deslocamento no tempo não é simplesmente um misterioso e meio ilusório "fluxo da consciência" através de uma série de eventos/"lugares" totalmente pré determinados - o que, de qualquer forma, requeriria um outro tipo ou "camada" de tempo (esse mais parecido com o tempo "clássico", acho, sem ser possível uma nova analogia com uma coordenada espacial, me parece*...)

Em vez disso, acredito que a consciência é só uma cadeia de eventos como outra qualquer, que não é mais especial do que uma xícara se espatifando nesse sentido. As pessoas que viveram no passado não "estão" vivas no "seu presente" que "está no passado", nem as que vão existir no futuro já vivem o seu presente "lá", como se fossem simplesmente pessoas em diferentes ruas, ou pedras rolando em diferentes pontos da ladeira. As primeiras deixaram realmente de existir, não são como simplesmente uma rua pela qual passamos mas continua lá; e as últimas ainda não existem de verdade.

O que acho que me leva a concluir que eu acredito num tipo de tempo mais clássico, que não é uma quarta dimensão "de verdade", embora possa ser visto assim. Mas nem sei se isso tem mesmo sentido ou se é só uma deturpação pessoal das coisas. Mas acho que independentemente dessa distinção entre tempo clássico e relativo, acho que mantenho que não consigo entender como a consciência poderia existir aqui/agora se o tempo é "a mesma coisa" que espaço, apenas em "outra direção". Se é que isso realmente é implicação de qualquer coisa, reenfatizando minha ignorância no assunto.

* mas talvez pudesse ser feito infinitamente, meio como aquelas bonecas russas que ficam uma dentro da outra, só que com "tempos".

[/possivelmente falando bobagem]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!