Esse é um assunto complicado, visto que a bíblia contém livros de diferentes autores e, esses dizem muitas coisas, algumas contraditórias.
Alguns interpretam que após a morte, temos apenas a sepultura para o corpo e a alma retorna a Deus.
Eclesiastes 9:3,4,10
"Os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol."
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."
Outros interpretam que, a alma pode reencarnar.
Ainda existem diferentes conceitos de vida e morte, segundo Cristo, só quem alcança Deus e a vida eterna, está realmente vivo, os outros são "mortos" que devem ressuscitar e viver.
De um modo geral, o cristianismo, como toda religião, ensina que a "salvação", "iluminação", "libertação" ou como queiram chamar, se alcança em vida e não após a morte.
Após a morte só temos o esquecimento e renascimento.
A ressurreição acontece em vida e, segundo a vontade de Deus, quem busca viver a vida, morre. Quem abandona a vida e a si mesmo, (seu "eu" ilusório), encontra a vida.
Mateus 16
24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
Interessante também é notar que segundo Cristo, estamos meio como "mortos", pois "ele/Deus" é a vida, ele também contraria a ideia de "ressurreição do ultimo dia" e diz que ELE é a ressureição.
João 11
23 Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
24 Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
O dia do julgamento é todo dia, a iluminação, alcançamos em vida.
Quem morre sem atingir a iluminação, cai no esquecimento e continua preso ao ciclo de renascimento e morte.
Esse é o julgamento, o dia do julgamento é o dia de sua morte, quando você esquece o que viveu e continua preso a esse ciclo.
Segundo o cristianismo e outras religiões, o paraíso é aqui na terra mesmo e dentro de nossa mente.
O inferno idem.
Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Eí-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.
Jesus disse: "Se seus líderes vos dizem: 'Vejam, o Reino está no céu', então saibam que os pássaros do céu os precederão, pois já vivem no céu. Se lhes disserem: 'Está no mar, então o peixe os precederá pelo mesmo motivo. Antes, descubram que o Reino está dentro de vós, e também fora de vós. Apenas quando vocês se conhecerem, poderão ser conhecidos, e então compreenderão que todos vocês são filhos do Pai vivo. Mas se vocês não se conhecerem a si mesmos, então vocês vivem na pobreza e são a pobreza".
Perguntaram-lhe os discípulos: "Quando virá o Reino?" Jesus respondeu: "Não é pelo fato de alguém estar à sua espera que o verá chegar. Nem será possível dizer: Está ali, ou está aqui. O Reino do Pai está espalhado por toda a terra e os homens não o vêem".