Autor Tópico: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura  (Lida 4461 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Online: 24 de Maio de 2005, 09:21:51 »
Havia lido tb sobre experimentos em camundongos que demonstrariam tal eficiência pois supostamente nao sofreriam efeito placebo.

Mas sabe-se que camundongos tb são afetados por afeto ou contato humanos  por exemplo tanto que em alguns tipos de experimentos isto deve ser evitado.


Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura  

Londres - Cientistas da University College London e da Southampton University disseram ter provas de que a acupuntura realmente funciona. Céticos sempre disseram que o qualquer benefício com o uso da técnica, que tem origem na medicina chinesa tradicional, decorre da esperança que o paciente tem em relação ao tratamento.

Os pesquisadores fizeram diversos testes e escanearam os cérebros de voluntários. O resultado do trabalho foi publicado no jornal especializado NeuroImage. Eles usaram tomografia por emissão de posítrons (PET, na sigla em inglês) para ver o que acontece nos cérebros das pessoas que se submetem a tratamento com acupuntura para aliviar a dor causada por artrite.

Cada um dos 14 voluntários se submeteu a três intervenções, numa ordem aleatória. Em uma das intervenções, pacientes foram tocados com agulhas grossas, mas sabiam que não teriam a pele perfurada e que a experiência não teria valor terapêutico.

Outra intervenção envolveu um tratamento com agulhas especialmente desenvolvidas para dar a impressão de que a pele estava sendo penetrada, embora isso não tenha realmente ocorrido. As pontas dessas agulhas desaparecem dentro do corpo da agulha quando pressionadas.

A terceira intervenção era realmente acupuntura. Quando os pesquisadores analisaram o resultado da PET, descobriram diferenças marcantes entre as três situações. Apenas as áreas do cérebro associadas com a sensação de toque foram ativadas quando os voluntários eram tocados com agulhas grossas.

No caso das agulhas cujas pontas desapareciam, uma área do cérebro associada com a produção de opiáceos naturais - substâncias que aliviam a dor - foi ativada. A mesma área foi ativada com a acupuntura de verdade, mas, além disso, outra região do cérebro, a insular, foi estimulada pelo tratamento.

Essa região já era conhecida por estar associada à acupuntura e porque, acredita-se, está envolvida na modulação da dor.

Sarah Williams, do Conselho de Acupuntura Britânico, disse: "É uma notícia muito positiva para a acupuntura, e essa pesquisa é uma excelente ilustração do que os acupunturistas já sabiam há muito tempo".

Já o Henry McQuay, professor de alívio da dor na Universidade de Oxford, expressou algumas reservas. "Algumas pessoas relatam que a acupuntura as faz se sentirem melhor. Mas é extremamente difícil, tecnicamente, estudar acupuntura e separar o efeito placebo", disse.

fonte: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/mai/01/102.htm

[ ]´s

APODman

  • Visitante
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2005, 13:06:36 »
Eu achei a pesquisa interessante e poderia sustentar uma base fisiologica e não "energética"/espiritual para certos resultados positivos da Acupuntura.

[ ]´s

APODman

  • Visitante
Re: Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntu
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2005, 13:09:17 »
Citação de: Mr.Hammond
Eu estava só pegando no pé, Carlos! :mrgreen:


Ufa ! ainda bem que é no pé   :lol:


[ ]´s

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2005, 13:09:52 »
Achei ter lido isso antes em algum lugar por aqui. Mas de qualquer forma, é algo interessante. Já sai daquele misticismo. :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Esperto

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.154
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2005, 15:58:38 »
isso já foi postado....
o problema é que mostraram (talvez não, como o zangari disse ainda falta reprodução do teste e mostrou a dúvida se os pacientes percebiam a diferença entre uma e outra) que pode ter efeitos analgésicos, mas muito longe do que alegam os tradicionais, e por motivos com certeza diferentes.
só não vi em que parte do corpo ele testaram...
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

APODman

  • Visitante
Re: Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntu
« Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2005, 16:16:01 »
Citação de: Wellington Zangari
APOD,

Concordo com você. O cérebro poderia ficar "desnorteado" com focos de dores sendo emitidos ao mesmo tempo de locais diferentes, provocando uma descarga maior de opiáceos. A mesma pesquisa deveria ser replicada, mas ao invés do uso de agulhas, poder-se-ia usar pequenos beliscões "terapêuticos"!

Mas, o método me deixou um pouco cabreiro: será que as pessoas não percebiam que uma agulha havia sido enfiada mesmo em sua pele? Se elas percebessem a diferença entre os três materiais, então a pesquisa poderia ser invalidada e os resultados não poderiam ser resultantes das agulhas, mas da expectativa.

Zangari



Sem dúvida.

Esta notícia está um tanto vaga quanto aos detalhes do experimento e principalmente  aos controles utilizados.

Não especifica de forma clara se os grupos foram avisados mas eu acredito que não tenham sido senão o resultado poderiam ser facilmente invalidado.

Agulhas de acupuntura quando bem aplicadas são imperceptiveis , pecebe-se apenas uma leve pressão dos tapinhas que o aplicador dá e depois fica-se com uma ligeira sensação de pressao na área da aplicação enquanto a agulha está lá.

Se as agulhas que desaparecem na pele mantem esta sensação de pressão sutil enganando os pacientes pode ser que seja a expectativa da aplicação que seja a responsável pelo efeito na liberação dos opiáceos. Veja que as agulhas grossas, que talvez não enganassem os pacientes quanto a  estarem aplicadas, não tiveram o mesmo efeito.

Quanto aos "beliscões terapeuticos" existem variações não invasivas da acupuntura como a Moxabustão e o Do-In/Shiatsu. A primeira técnica  lida com a queima de certas ervas sobre os pontos de acupuntura e a segunda com a pressão e massagem destes pontos:

"A Moxabustão é a técnica de aquecimento dos pontos de Acupuntura. Na China, não existe de forma isolada a palavra Acupuntura. Sempre se fala em "Acupuntura e Moxabustão", simbolizando que nos pontos são utilizados não somente a agulha, mas qualquer estímulo físico ou químico."
fonte: http://www.guiadobuscador.com.br/gera.php?cod=235

"O bastão de Moxa é aceso em uma das pontas e mantido cerca de um centímetro da superfície da pele, porém a distância varia de acordo com a tolerância do paciente e da quantidade de estímulo térmico que se deseja. Normalmente o bastão é queimado alguns segundos em cada Ponto de Acupuntura até a pele ficar avermelhada e o local aquecido."
fonte: http://www.yansou.com.br/moxabust.htm

Moxabustão:



Não sei se existem estudos similares ao desta matéria envolvendo a Moxabustão mas seria interessante que algum grupo os desenvolvesse mesmo que seja para servirem como controle para as pesquisas com acupuntura.


[ ]´s

Atheist

  • Visitante
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2005, 13:12:27 »
Acho que o grupo de estudo deve envolver pessoas que nunca fizeram acupuntura. Assim não saberão exatamente o que sente-se logo após as agulhadas e fica mais fácil comparar as agulhadas placebo das reais.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2005, 16:15:14 »
Eu não sei bem os detalhes agora, mas há um tracto nervoso na medula espinhal conhecido como "portal da dor". Certos estímulos (como esfregaços) desencandeiam um impulso que tem como resultado uma diminuição da sensibilidade a dor, os impulsos do estímulo têm como resposta reflexa uma modulação do tracto espino-talâmico lateral, que é responsável pela condução das sensações dolorosas para o cérebro. Isto explica o porquê de esfregarmos um machucado para diminuir a dor e, talvez, os resultados da acupuntura.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline GrieveR

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 46
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2005, 18:32:26 »
Porque não fazer uma experiência com pessoas anestesiadas? ou o princípio da acupuntura só funciona se o indivíduo sentir a dor?
"Before you criticize someone, you should walk a mile in their shoes. That way, when you criticize them, you're a mile away and you have their shoes."

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2005, 19:11:03 »
Achei a conclusão muito exagerada. Se não houver nenhum erro metodológico, o máximo que poderia ser dito é que agulhas espetadas em determinados pontos estimulam a região insular do cérebro. Daí a dizer que isso prova a eficácia da acupuntura vai uma enooorme distância.

Lembrando que os praticantes alegam que a acupuntura pode efetivamente curar várias doenças e não apenas agir como anestésico. Portanto, provar que a acupuntura é eficiente é provar essas alegações e não apenas um possível efeito anestésico.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Zibs

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 727
Re: Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntu
« Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2005, 19:52:09 »
Citação de: Alenônimo
Achei ter lido isso antes em algum lugar por aqui. Mas de qualquer forma, é algo interessante. Já sai daquele misticismo. :roll:


 :lol: Nao sei se vai adiantar muito, pois os esotericos irao falar que sao os chakras que ativam determinadas regioes do cerebro e bla bla bla...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Jonh Ford

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 123
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2005, 18:52:26 »
Eu tive uma torção muito forte no tornozelo depois de um treino de submission (por conta de um leg-lock).

Engessei o pé, fiz fisioterapia, tomei anti-inflamatórios e nada. Fiz um tratamento de acumpuntura (umas dez seções) e tive grande melhoras (nunca havia feito antes; embora já tenha feito yôga. E ainda treino algumas posturas). Melhorou a dor e melhorou os movimentos do tornozelo e o pé. Voltei a treinar na boa e cheguei até a testar leg-locks novamente.

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2005, 19:43:23 »
o que é submission? tipo jiu jitsu?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Jonh Ford

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 123
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2005, 20:27:41 »
Algo assim.

Na verdade, é uma modalidade de competição para grapplers, ou seja, atletas vindos de modalidades de luta "agarrada": judo, sambo, luta-livre, greco-romana, jiu-jitsu, etc. Tem regras parecidas com as de competições de JJ (embora mais flexíveis) e é disputada sem quimonos. O criador foi um xeque do emirado de Abu Dhabi.

A competição mais importante é o ADCC. É bienal e o último evento foi semana passada. Geralmente os campeões são brasileiros (por causa da força de nosso jiu-jitsu).

Offline Latorre

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 249
    • http://www.perineo.cjb.net
Re: Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntu
« Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2005, 09:31:20 »
Citação de: Jonh Ford
Eu tive uma torção muito forte no tornozelo depois de um treino de submission (por conta de um leg-lock).

Engessei o pé, fiz fisioterapia, tomei anti-inflamatórios e nada. Fiz um tratamento de acumpuntura (umas dez seções) e tive grande melhoras (nunca havia feito antes; embora já tenha feito yôga. E ainda treino algumas posturas). Melhorou a dor e melhorou os movimentos do tornozelo e o pé. Voltei a treinar na boa e cheguei até a testar leg-locks novamente.

Infelizmente tenho q admitir que a fisioterapia eh uma das praticas mais empiricas das artes medicas. Poucos profissionais levam o lado cientifico da coisa a serio, e portanto, se a fisioterapia que vc fez foi TENS, FES (eletroterapia em geral), voce perdeu tempo.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Jonh Ford

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 123
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2005, 10:04:21 »
Ok.

Na verdade, meu exemplo (individual, isolado) não valida a acumpultura. Apenas pode servir de testemunho pessoal.

Mas, numa situação similar, eu voltaria a fazer o tratamento (o tipo de treino que faço favorece torções e preciso de recuperações rápidas).

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #16 Online: 28 de Julho de 2005, 14:08:45 »
Acupuntura diminui duração de dor de cabeça, segundo estudo[/size]

Os tratamentos de acupuntura reduzem pela metade as dores de cabeça, segundo um estudo de pesquisadores alemães publicado pela revista British Medical Journal.

O grupo de cientistas do Centro de Pesquisa de Medicina Complementar de Munique (Alemanha) pesquisaram os efeitos desta tradicional prática chinesa em pacientes com dores de cabeça causadas pela tensão nervosa.

As pessoas escolhidas para o estudo foram divididas em três grupos. O primeiro recebeu acupuntura tradicional durante oito semanas, o segundo foi tratado com um mínimo de agulhas de forma superficial em pontos não essenciais para o método, e no terceiro grupo foi feita apenas uma simulação da aplicação.

Os pesquisadores descobriram que nos pacientes tratados com a acupuntura tradicional as dores de cabeça foram reduzidas pela metade nas quatro semanas posteriores ao tratamento.

No total, os membros do primeiro grupo passaram sete dias sem dores, enquanto os membros do segundo, tratados com uma acupuntura mínima, tiveram dor de cabeça cerca de seis dias a menos do que antes do tratamento. Os pacientes do terceiro grupo tiveram dor de cabeça um dia e meio a menos.

Os especialistas também constataram que os efeitos da acupuntura se prolongaram durante vários meses no primeiro grupo de pacientes.

"Um grupo significativo de pacientes que sofrem fortes dores de cabeça foi beneficiado pela acupuntura. A melhoria aumentou após o tratamento completo", assinalou um dos cientistas à revista.

A acupuntura consiste em introduzir agulhas especiais, muito finas, em pontos determinados do corpo que, segundo a medicina tradicional chinesa, fazem parte das linhas "qi" de energia vital, cuja interrupção do fluxo provoca doenças.


Fonte: Último Segundo

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #17 Online: 28 de Julho de 2005, 22:03:32 »
No começo do ano, 3 dias antes de uma viagem importante eu dei um mal jeito nas costas, coisa besta, quando me levantei da cadeira girando o corpo ao mesmo tempo senti como se um músculo das costas tivesse rasgado, depois de 24 horas de dor horrível, mesmo com analgésicos, antinflamatorios e o caramba a dor não passava, mal conseguia respirar de tanta dor.

Daí minha irmã que é médica disse "vai no Ohki que ele dá um jeito nisso em meia hora"

Como não tinha nada mais para fazer eu fui, o tal do Ohki é um chinês que quase não fala português, ele só entendeu quando eu falei "muita dor, costas" e o china falou "tira sapato, deita".

Resultado, umas 12 agulhadas depois a rigidez dos músculos passou, pude levantar sem ajuda e ir para casa sozinho, ele deixou 6 agulhas presas nas costas para eu tirar uma semana depois, ficou uma dorzinha que quase não incomodava, consegui fazer a minha viagem sossegado, nem a poltrona da fileira do meio da Gol faz a dor voltar.

Claro que pode ter sido placebo, mas que me foi útil isso foi.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #18 Online: 28 de Julho de 2005, 22:41:30 »
Citar

Como não tinha nada mais para fazer eu fui, o tal do Ohki é um chinês que quase não fala português, ele só entendeu quando eu falei "muita dor, costas" e o china falou "tira sapato, deita".

 :lol:  :lol:
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Stéfano

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.779
  • Sexo: Masculino
    • Hepcentro
Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2005, 08:09:34 »
Citação de: Fernando
As pessoas escolhidas para o estudo foram divididas em três grupos. O primeiro recebeu acupuntura tradicional durante oito semanas, o segundo foi tratado com um mínimo de agulhas de forma superficial em pontos não essenciais para o método, e no terceiro grupo foi feita apenas uma simulação da aplicação.

No total, os membros do primeiro grupo passaram sete dias sem dores, enquanto os membros do segundo, tratados com uma acupuntura mínima, tiveram dor de cabeça cerca de seis dias a menos do que antes do tratamento. Os pacientes do terceiro grupo tiveram dor de cabeça um dia e meio a menos.


 :roll:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

APODman

  • Visitante
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #20 Online: 01 de Agosto de 2005, 15:29:14 »
Citar


Acupuntura pode tratar úlcera e falta de ar

REINALDO JOSÉ LOPES
DA REPORTAGEM LOCAL

Experimentos feitos em animais e humanos sugerem que técnica estimula mensageiro químico de célula nervosa

A maneira como a medicina tradicional chinesa explica a eficácia da acupuntura pode até estar errada, mas pesquisadores brasileiros acabam de encontrar uma série de evidências sobre a capacidade da técnica de enfrentar doenças. Dados em animais e humanos sugerem que a acupuntura toma partido da ação de um mensageiro químico das células nervosas para funcionar.

Os estudos, feitos por uma equipe da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), se referem a problemas de saúde para os quais ainda havia poucas evidências da ação das agulhas: gastrite, úlcera gástrica e apnéia (dificuldade de respiração) durante o sono. Segundo os pesquisadores, a acupuntura parece estimular a produção de serotonina -um neurotransmissor que modula a ação do sistema nervoso, velho suspeito de estar ligado à eficácia desse tratamento milenar.
"Os resultados realmente parecem ser bem promissores", disse à Folha a médica Anaflávia de Oliveira Freire, do Departamento de Fisiologia e Psicobiologia da Unifesp, uma das autoras dos estudos. O trabalho da equipe foi divulgado na edição do mês passado da revista "Pesquisa Fapesp" (revistapesquisa.fapesp.br), publicação editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

ùlcera induzida
Segundo a médica, um dos objetivos do estudo era criar condições bem controladas, em laboratório, nas quais fosse possível isolar a ação da acupuntura de outros fatores. "Nós escolhemos um modelo gastrointestinal que é bem conhecido em ratos", conta Freire. Os animais receberam indometacina, fármaco que leva à formação de úlceras no estômago. Depois, foram tratados com duas abordagens distintas que envolvem a acupuntura.
Uma delas, a moxibustão ou moxa, consiste em aplicar um bastão em brasa de folhas de artemísia (planta usada na medicina tradicional chinesa) sobre os pontos estratégicos do corpo que, segundo a teoria oriental, são responsáveis pela ação curativa da acupuntura. Outros animais receberam as agulhas propriamente ditas nesses pontos (no abdômen e na lateral das patas).
Para quem estranha o fato de que os pontos estimulados tradicionalmente pela técnica tenham correspondência em animais, a médica diz que é possível usar certas medidas das proporções dos ossos para saber onde "picar" ratos ou outros mamíferos. Para completar o controle do experimento, alguns bichos tiveram pontos falsos (não correspondentes aos usados pelos acupunturistas) estimulados, enquanto outros não foram tratados.
Após as sessões, os resultados de cada grupo foram comparados e a equipe, formada também pelo orientador de doutorado de Freire, Luiz Eugenio Mello, e por Ysao Yamamura, verificou que tanto a moxa quanto a acupuntura "clássica" reduziram significativamente o problema: as lesões no estômago eram quatro vezes menos numerosas nos bichos que foram tratados. A hipótese da equipe era que o neurotransmissor serotonina, liberado pela acupuntura, aumentava os movimentos do estômago e ajudava a expulsar a indometacina mais rápido do organismo dos roedores.
Foi o que a equipe verificou, em trabalhos realizados por Gisele Sugai e Angela Tabosa. Quando uma substância que inibe a ação da serotonina foi dada aos animais, nada feito: as agulhas não ajudaram os bichos.

A eficácia da técnica também foi examinada em pacientes que sofriam de apnéia do sono, interrupções noturnas de até dez segundos na respiração. Nesse caso, o uso dos pontos "certos" se mostrou tão eficaz quanto o de um aparelho de pressão positiva que os doentes normalmente usam. Análises do sangue dos pacientes estão em curso e deverão confirmar de vez o papel da serotonina nos efeitos da acupuntura.
Apesar desses dados e de outras evidências parecidas obtidas por outros grupos de pesquisa, muitos pesquisadores ainda discutem se a técnica é realmente capaz de atuar sobre o sistema nervoso de maneira a aliviar enfermidades. "Acho que precisamos de mais testes clínicos, feitos com desenho experimental cuidadoso, porque os dados vindos de animais já são bastante numerosos e confiáveis", afirma a médica.




fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0108200501.htm


[ ]´s

Offline Zibs

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 727
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Ana Paula P.

  • Nível 01
  • *
  • Mensagens: 12
    • http://www.rockmusic.com.br
Re.: Cientistas dizem ter provas da eficácia da acupuntura
« Resposta #22 Online: 06 de Setembro de 2005, 09:53:54 »
Tem um outdoor na avenida perto da minha casa que anuncia um novo curso de pós-graduação lato sensu em Acupuntura em alguma universidade dessas que surgem a cada dia. O slogan é algo como "A ciência do futuro!".
Pra mim soou como picaretagem.
"Headed for eternity and destined for nothing! The future isn't difficult to see... It's easy to confuse grand design with life's repercussions, lament not your vanquished fantasy..." (G.Graffin)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!