Autor Tópico: Cristianismo e sofrimento corporal auto-imposto  (Lida 937 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Cristianismo e sofrimento corporal auto-imposto
« Online: 05 de Maio de 2007, 11:28:36 »
Porque as pessoas se apegam tanta a essa idéia de que devem sofrer? Quer dizer, os fiéis tem caminhadas, auto-flagelação, crucifixos, fazem tudo isso para Deus... aliás, a própria história de Jesus, de como ele foi torturado para nos salvar...
Bom, está aí, porque as pessoas adoram tanto a idéia de sofrer dores em tudo que é religião vinda da Bíblia?

===//===//===

Bom, vou iniciar o tópico apostando em excesso de sentimento de culpa e falta de capacidade ou vontade de fazer algo que realmente vá retribuir...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Cristianismo e sofrimento corporal auto-imposto
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2007, 13:20:12 »
Penso que isso tem a ver com a visão negativa do ser humano em função de uma divindada que esta sim é boa. É o pessimismo em relação a humanidade. É muito comum essa visão religiosa de que o ser humano é um ser mal e depende de deus para ser bom. E isso mostra o preconceito ao ateísmo, pois se um ateu não tem deus não tem como ser bom.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2007, 13:54:24 »
O cristianismo das Filipinas, por exemplo, fornece imagens mais chocantes de devoção.

No fundo todos eles sonham em "sofrer como Jesus sofreu" para tentarem se mostrar como "tão dignos quanto foi Jesus".
Na minha visão, Jesus (o mito) foi um suicida... não existe nada de bom para querer igualar tamanho sofrimento.

One

• Visitante
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2007, 14:10:38 »
Penso que as autoridades religiosas cristãs costumam condenar práticas desse tipo.

Por exemplo, a foto apresentada retrata um ritual de muçulmanos shias.
Celebram o martírio de Hussein, neto do profeta Mohammad.  Segundo consta, prática condenada pela maioria senão por unanimidade das autoridades religiosas shias.

Penso que o sentimento de culpa está por detrás deste tipo de rituais…

Ashura
« Última modificação: 05 de Maio de 2007, 14:14:18 por One »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2007, 14:12:19 »
Tá bom que eu achei a imagem no Google, não sei de onde é, mas já vi sobre Cristãos fazendo exatamente isso, e até um se crucificando todo ano...

One

• Visitante
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2007, 14:15:55 »
Tá bom que eu achei a imagem no Google, não sei de onde é, mas já vi sobre Cristãos fazendo exatamente isso, e até um se crucificando todo ano…

Não importa se são cristãos ou muçulmanos.
Podemos tentar entender o que os leva a fazer os rituais, provavelmente os motivos serão idênticos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!