Só uma coisinha:
P2P (peer to peer) é qualquer rede de troca de arquivos descentralizado, ou seja, que depende apenas das pessoas tendo os arquivos ao invés dele estar em um site. Kazaa, eDonkey, eMule, Morpheus, Soulseek, Limewire, BitTorrent… são todos programas que usam várias redes de trocas de arquivos.
BitTorrent é um desses sistemas de trocas de arquivos. Ele consiste em um site (tracker) que mantém uma lista de pessoas com determinados arquivos. O site não possui os arquivos, mas possui dados que ajudam a identificar o arquivo e quem está semeando ou baixando esses arquivos. Ultimamente também há o recurso de DHT, que faz com que o torrent se comporte mais como as outras redes e tenta identificar as pessoas com os arquivos mesmo sem um tracker.
Eu uso o eMule Plus, pois acho uma maravilha poder saber se um arquivo é legítimo antes mesmo de baixá-lo. Ele tem um termômetro que mostra a avaliação das pessoas. E também uso o µTorrent para baixar torrents pois é bem simples e leve, além de ter um visual bacana.
Eu usava o eMule antes, mas ficava muito irritado de baixar arquivos falsos. E o Shareaza, mas este é complicado demais.