Autor Tópico: Interessante frase sobre o cérebro e a sua compreensão  (Lida 3116 vezes)

blue pill

• Visitante
Re: Interessante frase sobre o cérebro e a sua compreensão
« Resposta #25 Online: 07 de Maio de 2007, 13:15:09 »
E por acaso entendemos cérebros mais simples?

Isso não quer dizer que um cerebro maior nunca vai entender um menor.
Isso é apenas uma evidência lógica por enquanto, pode estar errado.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 07 de Maio de 2007, 13:35:40 »
Faço minhas as palavras da Graphical User Iinterface.  :)

:histeria:

ok, ok, estou brincando. De fato, a refutação correta é "não necessariamente, não há em princípio nada no cérebro que não possa ser entendido por um ser humano"

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #27 Online: 07 de Maio de 2007, 15:30:16 »
Concordo com a refutação da Guinevere.

Acredito ser uma forma de antropocentrismo pensar que o cérebro humano não pode ser simples e gerar um ser complexo.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #28 Online: 07 de Maio de 2007, 19:17:59 »
Achei a frase interessante por fazer refletir que o auto-entendimento de um cérebro passa, até certo ponto, pela sua complexidade. Em outras palavras, o ato de "poder entender" um cérebro já exige um nível de organização considerável.

Mas a frase falha ao afirmar que um cérebro suficientemente complexo não poderia se auto-compreender, ou compreender cérebros ainda mais complexos.

blue pill

• Visitante
« Resposta #29 Online: 08 de Maio de 2007, 13:44:07 »
Não da pra saber ainda se ela é imbecil.
Se um dia eventualmente algum dos lados seja comprovado (consciência vindo do além X consciência determinística como resultado de contas no cerebro), daí sim poderíamos dizer que ela é imbecil.
Eu apostaria na consciência determinística... consciência sem deus.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Maio de 2007, 14:28:18 »
Não da pra saber ainda se ela é imbecil.
Essa parte foi piada. :P

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #31 Online: 09 de Maio de 2007, 19:01:32 »
"Se o cérebro fosse tão simples que pudéssemos compreendê-lo, seríamos tão simples que não o conseguiríamos".

Comentários?

Isso parece com aquele argumento que diz que o Universo fosse simples para compreendermos o cerebro seria ridiculamente mais simples que não conseguiriamos.

Ou será que existe um ser infinitamente capaz de compreender, dentro de nós ?

A ciência tem que partir da premissa de que sim, não é mesmo ?
Em ciencias, a unica area que ainda pode nos supreender quanto as novas descobertas seriam as que envolvem as neurociencias.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

blue pill

• Visitante
« Resposta #32 Online: 10 de Maio de 2007, 01:13:07 »
"Se o cérebro fosse tão simples que pudéssemos compreendê-lo, seríamos tão simples que não o conseguiríamos".

Comentários?

Isso parece com aquele argumento que diz que o Universo fosse simples para compreendermos o cerebro seria ridiculamente mais simples que não conseguiriamos.

Ou será que existe um ser infinitamente capaz de compreender, dentro de nós ?

A ciência tem que partir da premissa de que sim, não é mesmo ?
Em ciencias, a unica area que ainda pode nos supreender quanto as novas descobertas seriam as que envolvem as neurociencias.
A filosofia tem que caminhar junto com a ciência para esse tipo de analizes, porque sempre havera formas e formas de interpretar os resultados de experimentos, de acordo com uma postura filosófica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!