Autor Tópico: Rodrigo!!!  (Lida 1604 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Rodrigo!!!
« Online: 09 de Maio de 2007, 17:27:30 »

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Rodrigo!!!
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2007, 20:35:29 »
E de preferência, o faça citando trecho por trecho, refutando um por um, evitando escapar daqueles que não consegue refutar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2007, 04:12:12 »
Eu não concordo com tudo, faria algumas ressalvas. Não sabia que era esquerdista atribuir aos recuros naturais a riqueza. Se é, paciência, mas me parece que é realmente um dos fatores mais relevantes para explicar o grosso do desenrolar do desenvolvimento diferente nos diversos continentes ao longo da história da humanidade (vide "armas, germes e aço", do Jared Diamond, talvez "colapso" também).

Isso não nega totalmente a possibilidade de enriquecimento independente disso, não é como fosse algo estreitamente atrelado, ainda mais agora. A economia tem sua própria dinâmica, e é mais dinâmica que a riqueza proveniente dos recursos naturais, felizmente. Ainda assim, o cenário geral parece ser principalmente resultado das distribuições de riquezas naturais pelos continentes e o desenrolar da história.

Também sou um tanto favorável a intervenções no mercado em alguns casos. Acho coisas como cartelismo, monopólio e competição desleal ruins, e que provavelmente não se resolvem simplesmente pela dinâmica do mercado, ainda que se possa imaginar cenários hipotéticos ideais em que isso ocorra.

Poderia se objetar, dizendo que não tem nada demais, são apenas questão de poder e sorte, pessoas tendo obtido os recursos necessários para isso de forma legal e etc, mas acho que é uma espécie de falácia de "apelo a lei". A lei pela lei, simplesmente. Além disso, acho que achar isso correto seria só um posicionamento moral, essencialmente arbitrário, subjetivo, tal como achar incorreto, ou tal como achar que não deveria nem haver um estado para proteger a propriedade privada poderia ser mais desejável do que existir um.

Quanto a questão das colônias, bem, me parece bem razoável supor que sim, a exploração de qualquer coisa enriquece, e o colonizador mais que a colônia, de modo geral.

erá que a Espanha e Portugal estão melhores hoje, sem colônias, ou antes, com elas? A riqueza da pequena Holanda é explicada pelas ilhas que dominava no Caribe ou na Ásia? Mais riqueza tem a pequena Suíça sem jamais ter conquistado um palmo de território alheio.

E além disso, não se pode ser reducionista, achar que é a colonização e ponto, acabou. Se na vizinhança de países colonizadores, há um que não tem colônias ele mesmo, mas tem relações econômicas com os colonizadores, me parece bem razoável esperar que esse acabe sendo favorecido também. Meio como, são apenas uns grupos de pessoas que efetivamente fazem a exploração das colônias, mas não são os únicos beneficiados no país colonizado; se eles ficam mais ricos, podem gastar mais, e será por lá, na vizinhança, nacional ou internacional, mais provavelmente que nas colônias.

Mas são coisas tão óbvias que talvez eu não esteja vendo exatamente no contexto que ele tenta criticar. Fora isso, é um texto muito bom.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2007, 12:32:45 »
Eu não concordo com tudo, faria algumas ressalvas. Não sabia que era esquerdista atribuir aos recuros naturais a riqueza.
Me parece que esquerdistas em geral negam ou tem dificuldade de aceitar a idéia de que haja criação de riquezas, daí o conceito de mais-valia, por exemplo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2007, 12:16:57 »
Quanto a isso, tem, acho que no MSM um texto interessante (ainda que também possam ser feitas ressalvas) sobre valor-utilidade.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2007, 22:23:23 »
o rodrigo apagou a própria conta?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2007, 23:11:57 »
 :| E por tempo indeterminado.

:hihi: Mas uma hora ele volta.  :hihi:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2007, 23:18:22 »
Ele apagou a conta só porque levou 3 cartões amarelos? :umm:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2007, 23:28:30 »
Nops, quis tirar uma férias do CC mesmo, e de quebra logo terá vestibular.  :)
« Última modificação: 13 de Maio de 2007, 23:30:32 por Lela »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2007, 23:39:52 »
Nops, quis tirar uma férias do CC mesmo, e de quebra logo terá vestibular.  :)

Não precisava ter pedido a exclusão da conta pra isso... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2007, 23:57:05 »
 :) Eu disse a mesma coisa.

:hihi: Vida dele, decisão dele.

:hihi: :hihi: :hihi: Uma hora ele volta.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2007, 00:13:28 »
sim, logo passa no vestibular, se forma, constitui família. e vai voltar um reaça.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2007, 03:13:43 »
sim, logo passa no vestibular, se forma, constitui família. e vai voltar um reaça.

Claro. Defendendo os valores tradicionais da família.

Temma

• Visitante
« Resposta #15 Online: 14 de Maio de 2007, 07:15:19 »
(...)Ele não se preocupa muito com o fato de que, para garantir tanto privilégio assim a alguns, precisa tirar de outros.

Isso soa tão tão...

esquerdista.  :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!