Autor Tópico: Apego religio e as redes neurais...  (Lida 1107 vezes)

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
Apego religio e as redes neurais...
« Online: 09 de Maio de 2007, 19:06:59 »
Existiriam redes neurais que codificam  o apego religioso dos individuos. Em pessoas que possuem uma determinada região cerebral desenvolvem religiosidade exacebada.

Pergunta: Poderia, de fato, existir  redes neurais de são responsaveis pela religiosidade?
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Apego religio e as redes neurais…
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2007, 20:12:39 »
A parte do cérebro responsável pela imaginação não seria o caso?

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2007, 21:16:41 »
Bah, poderiam nada.

Quem tem visões e fala com a divindade deve sofrer de alucinação. Agora, querer uma rede neural específica pra religiosidade é muita bobagem, a meu ver.

De uma maneira bem singela, há que notar primeiro que isso que está sendo chamado de "religiosidade" tem como cerne a interferência nos fenômenos que ocorrem nas nossas vidas (e, naturalmente, a explicação para esses fenômenos, daí que prefiro "pensamento mítico-mágico" a "religiosidade".)

TODO MUNDO desenvolve raciocínio de como agir perante as situações que a vida nos apresenta. É impossível, em primeiro lugar, que uma coisa tão abrangente seja fruto de atividade em uma única rede - ou mesmo em mais, escolher como agir usa tudo o que o ser vivo tem como recurso. Dois: ainda que existisse uma rede neural, uma ÚNICA neural pra isso, uma pessoa com muita atividade nela poderia certamente escolher entre crer em deus ou na ciência.

Diziam uns homens sábios antes de nós, inclusive, que a ciência é tão combativa na batalha contra os mitos que acaba sendo TOTALITÁRIA, e não há como não lembrar disso quando vocês meninos vêm com essas conversas.

Não entendem que "região cerebral" é diferente de "rede neural", que "região" não existe de verdade, e ainda por cima não dão o UPDATE mais necessário de todos: não há coisas isoladas dentro da cabeça das pessoas. Não tem coisas, seja área ou rede, que seja exclusivamente responsável por uma coisa tão TREMENDA e tão DEFINIDORA da VIDA quanto a necessidade de agir. Sei lá, viu.

Fundamentalistas, vocês.
« Última modificação: 09 de Maio de 2007, 21:34:32 por mimi »

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2007, 08:56:38 »
Bah, poderiam nada.

Quem tem visões e fala com a divindade deve sofrer de alucinação. Agora, querer uma rede neural específica pra religiosidade é muita bobagem, a meu ver.

De uma maneira bem singela, há que notar primeiro que isso que está sendo chamado de "religiosidade" tem como cerne a interferência nos fenômenos que ocorrem nas nossas vidas (e, naturalmente, a explicação para esses fenômenos, daí que prefiro "pensamento mítico-mágico" a "religiosidade".)

TODO MUNDO desenvolve raciocínio de como agir perante as situações que a vida nos apresenta. É impossível, em primeiro lugar, que uma coisa tão abrangente seja fruto de atividade em uma única rede - ou mesmo em mais, escolher como agir usa tudo o que o ser vivo tem como recurso. Dois: ainda que existisse uma rede neural, uma ÚNICA neural pra isso, uma pessoa com muita atividade nela poderia certamente escolher entre crer em deus ou na ciência.

Diziam uns homens sábios antes de nós, inclusive, que a ciência é tão combativa na batalha contra os mitos que acaba sendo TOTALITÁRIA, e não há como não lembrar disso quando vocês meninos vêm com essas conversas.

Não entendem que "região cerebral" é diferente de "rede neural", que "região" não existe de verdade, e ainda por cima não dão o UPDATE mais necessário de todos: não há coisas isoladas dentro da cabeça das pessoas. Não tem coisas, seja área ou rede, que seja exclusivamente responsável por uma coisa tão TREMENDA e tão DEFINIDORA da VIDA quanto a necessidade de agir. Sei lá, viu.

Fundamentalistas, vocês.

o topico é fruto de  materias que sairam recentemente na Sciam e na Galileu.

O meu entendimento de religiosidade e homossexualismo são os mesmo. Por que o homossexualismo é totalmente aceitavel e a religiosidade não?
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2007, 09:26:40 »
Quem disse que a religiosidade não é aceitável, cara-pálida?!

Outra coisa: os homossexuais não têm o costume de fazer cruzadas, fatwas, nem jogar aviões contra prédios ou tentar impor suas
superstições aos outros.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2007, 09:45:19 »

Outra coisa: os homossexuais não têm o costume de fazer cruzadas, fatwas, nem jogar aviões contra prédios ou tentar impor suas
superstições aos outros.
Cruzadas é o que eles mas fazem, rrsrsrsrsr

...Sei que existe uma lei que pune qualquer tipo discriminação por orientação sexual. Não sei se tem  por orientação religiosa.

superstições aos outros.
Argumento tolo. Hoje, religiosos serios não se dão a isso. Todo ateu fala isso, não se torne repetitivo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2007, 09:58:00 »

superstições aos outros.
Cruzadas é o que eles mas fazem, rrsrsrsrsr

…Sei que existe uma lei que pune qualquer tipo discriminação por orientação sexual. Não sei se tem  por orientação religiosa.

superstições aos outros.
Argumento tolo. Hoje, religiosos serios não se dão a isso. Todo ateu fala isso, não se torne repetitivo.

Olha o escocês ai geeentee..............
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2007, 14:03:06 »
o topico é fruto de  materias que sairam recentemente na Sciam e na Galileu.

Segundo essas revistas, o que, exatamente, leva a tal cogitação? Só não pode ser achismo puro porque assim estaremos diante de hipóteses sem sustento.
8-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2007, 14:11:06 »
Não li os artigos, mas sei que pessoas que sofrem de epilepsia do lobo temporal costumam ser extremamente religiosas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2007, 08:20:37 »
…Sei que existe uma lei que pune qualquer tipo discriminação por orientação sexual. Não sei se tem  por orientação religiosa.

O direito de culto é provavelmente o primeiro dos direitos civis, e o PAI de todos os outros. Como assim "não sei se tem".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!