Autor Tópico: "moeda comunitária", ou algo assim  (Lida 1228 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
"moeda comunitária", ou algo assim
« Online: 09 de Maio de 2007, 21:18:19 »
Já ouvi falar uma vez ao menos, acho que em algum lugar no RS, de uma cidadezinha que além do real tinha inventado sua própria moeda paralela. Só que só valia entre eles, claro.

Alguém sabe do que estou falando, como funciona exatamente e para que serve?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: "moeda comunitária", ou algo assim
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2007, 23:11:54 »
Eu me lembro de ter lido essa notícia, mas se não me engano era uma moeda criada para fazer doações à população carente, e só podia ser utilizada para comprar mantimentos e outras coisas que também foram doadas. Acho que a intenção era estimular as doações por não dar a possibilidade de gastar com pinga, por exemplo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2007, 12:15:49 »
A que eu lembro não era exclusiva da população carente, mas era algo que era usado por todo mundo para coisas de produção ou comércio local, de forma que economizavam (ou economizariam) o dinheiro "de verdade".

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2007, 12:45:40 »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2007, 12:58:58 »
acho que uma moeda assim seria proibida por lei.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2007, 17:15:33 »
Acho que não. Não deve ser diferente, de se trocar as coisas. O Estado não pode impedir as pessoas de trocarem as coisas como acharem conveniente. Assim em vez de trocar diretamente as coisas por outras coisas realmente valiosas, combinaram que podiam trocar essas coisas por papéis que diziam o quanto ela valia, e que depois poderiam ser trocados por algo de valor aproximadamente igual.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2007, 18:03:28 »
Concordo.  Não deixa de ser uma forma específica de escambo.  Não é ilegal, desde que não se tente usar essa moeda fora do circuito ou para pagar tributos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2007, 18:48:51 »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2007, 19:40:54 »
Art. 318. São nulas as convenções de pagamento em ouro ou em moeda estrangeira, bem como para compensar a diferença entre o valor desta e o da moeda nacional, excetuados os casos previstos na legislação especial.
código civil

. . .
claro, aí vai depender da interpretação. e ninguém também vai encher o saco de uns favelados de fortaleza, né.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2007, 19:49:40 »
Pelo que eu entendi é que essas formas de pagamentos não tem valor (para o Estado), não que elas são proibidas.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2007, 21:35:05 »
Pelo que eu entendi é que essas formas de pagamentos não tem valor (para o Estado), não que elas são proibidas.

hm, é por aí. só tornam o resultado da troca nulo. mas duvido mesmo que alguém vá se preocupar com isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!