Autor Tópico: Evangélicos absolvem assassina. Foi a vontade de Deus.  (Lida 2234 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Evangélicos absolvem assassina. Foi a vontade de Deus.
« Online: 11 de Maio de 2007, 07:07:55 »
"O Globo" 10-05-07

Mulher acusada do assassinato da ex-nora já está em liberdade
Advogado de defesa afirma que a morte foi um ato divino

Marcelo Gomes e Carlos Brito

A absolvição, na segunda-feira, de Solange Reinaldo Viana, de 52 anos, acusada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público estadual de ser a mandante do assassinato da ex-nora, a professora Lia Gomes da Silva, de 26, no dia 1o de agosto do ano passado, está causando polêmica. Ela deixou ontem de manhã o Presídio Nelson Hungria, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Como o alvará de soltura de Solange chegou ao Fórum de Bangu depois das 18h de terça-feira, ela só pôde ser libertada um dia depois.

O oficial de Justiça responsável por colocá-la em liberdade chegou ao presídio por volta das 10h30m de ontem. Ela aguardou a chegada de seu advogado, Natã da Silva Rozeira, por alguns instantes no local e deixou o complexo no carro dele, um Fiat Tipo preto, de vidros escuros, por volta de 11h45m, sem falar com os jornalistas.

Nenhum parente de Solange a aguardava do lado de fora do presídio, nem mesmo seu filho, Emerson Reinaldo Viana, ex-marido de Lia.

Família: advogado recorreu a citações bíblicas Para o advogado Natã da Silva Rozeira, não há dúvidas: a morte de Lia foi um ato divino executado diretamente pelas mãos de Deus. Segundo ele — cuja performance no Fórum de Queimados garantiu a absolvição de Solange — a morte da professora seria um castigo por ela se relacionar com homens casados.

— Se Deus não desse um basta, quantos outros lares não seriam destruídos por ela? Se olharmos a Bíblia, veremos que ela tinha uma conduta que não era correta, que se relacionou com homens casados.

E, para esse tipo de situação, Deus permite até a morte — disse o advogado.

Segundo a família da professora e o assistente da Promotoria Jorge Luiz Souza, durante todo o tempo que teve de defesa, o advogado usou argumentos baseados em preceitos cristãos — inclusive fazendo citações bíblicas — para sensibilizar os jurados e fazer com que eles decidissem em favor de sua cliente.

‘A minha filha estava sendo assassinada outra vez’ A estratégia teria funcionado porque, de acordo co o inspetor Joel Nobre — chefe do Núcleo de Homicídios da 64aDP (Vilar dos Teles), responsável pela investigação do crime — cinco dos sete jurados seriam evangélicos. Natã Rozeira rebateu as afirmações.

— Eu não conhecia os jurados.

Não tive acesso a nenhum deles. Logo, não havia como ter idéia de qual era a religião de cada um — disse o advogado.

Ele disse que o uso de argumentos cristãos durante o julgamento foi baseado em convicções pessoais. Natã Rozeira afirmou ter sido batizado na Igreja Batista: — Eu tenho intimidade com Deus e pedi para que ele me desse a honra dessa vitória.

Para a família de Lia, o que aconteceu no tribunal do júri representou mais um capítulo de sofrimento na história que começou no dia 1ode agosto do ano passado, quando a professora foi encontrada morta, com dois tiros na cabeça, em Queimados.

— Durante aquele julgamento, tive apenas uma sensação: a de que a minha filha estava sendo assassinada outra vez.

O advogado de defesa denegriu toda a moral da Lia. Ele passou para o júri a imagem de uma pessoa que ela nunca foi — disse a mãe de Lia, Eunice Gomes da Silva.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Evangélicos absolvem assassina. Foi a vontade de Deus.
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2007, 07:19:45 »
Terra Brasilis..................
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2007, 10:41:51 »
Eu já morei nesta cidade, faz uns 20 anos mas pelo pouco que me lembro há uns 2 evangélicos para cada 3 habitantes, e o pior: a maioria pentecostal ou neo-pentecostal que são exatamente aqueles que explicam tudo pelo divino. É tealmente bisonho.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2007, 10:47:01 »
Que nojo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2007, 12:00:37 »
Assassinato é ato divino? Caraca... se este Deus existisse, eu o odiaria.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2007, 12:26:17 »
PUTZ!!  :chorao:  Que corja!  :o
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2007, 13:07:05 »
E nós, aqui no fórum, já falamos tantas vezes sobre os juris populares...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2007, 14:19:19 »
salem...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2007, 16:25:47 »
Nao tem algum recurso que possamos entrar? Ou que tal alguem matar ela e usar os mesmos argumentos?
"The patient refused an autopsy."

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2007, 17:38:37 »
"Não matarás"...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2007, 18:01:46 »
 :medo:

Os ateus serão os próximos.

:medo:

:lasergun:

:parede: E eu pensando que a ignorância desse país já havia chegado ao limite.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2007, 18:28:57 »
Nao tem algum recurso que possamos entrar? Ou que tal alguem matar ela e usar os mesmos argumentos?
Não tinha uma lei que dizia que o juiz pode anular o julgamento caso a decisão do juri seja contrária as provas apresentadas?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2007, 22:05:58 »
Terra Brasilis…………

Por que? Voce acha que só acontece por aqui?

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2007, 10:10:39 »
É um precedente bem perigoso.

Mas parece que além da influência religiosa na decisão dos jurados, o representante do MP foi fraco pois deixou a coisa ser levada para esse ponto (pode ser que ele também seja evangélico).

Mas de qualquer forma isso pode subir para outras instâncias do judiciário onde  o pessoal é menos louco.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2007, 10:14:53 »
Terra Brasilis…………

Por que? Voce acha que só acontece por aqui?

Não me recordo disso acontecer em outro estado laico hoje em dia........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Maio de 2007, 23:29:39 »
era só essa que faltava, agora por aqui, também tão matando em nome de deus? :bravo:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #16 Online: 13 de Maio de 2007, 02:15:51 »
Que absurdo... :x
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Maio de 2007, 14:43:44 »
era só essa que faltava, agora por aqui, também tão matando em nome de deus? :bravo:

Nossa Copelli! Que avatar legal!  :ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!