Início
Ajuda
Logar-se
Registrar
Forum Clube Cetico
»
Discussões
»
Laicismo, Política e Economia
»
Tópico:
Tony Blair demite-se a 27 de Junho
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
Autor
Tópico: Tony Blair demite-se a 27 de Junho (Lida 534 vezes)
Alegra
Nível 40
«
Online:
11 de Maio de 2007, 11:45:55 »
2007-05-11
Reino Unido: Tony Blair demite-se a 27 de Junho
Fiz o que achei mais correcto
Tony Blair anunciou ontem a data da sua retirada de cena após dez anos no poder. De fato escuro e gravata vermelha, o primeiro-ministro britânico surgiu calmo e sorridente em Sedgefield, onde iniciou o seu trajecto político e foi recebido entusiasticamente pela população.
“Anuncio a decisão de me demitir do Partido Trabalhista. O partido elegerá agora um novo líder. No dia 27 de Junho apresentarei a resignação do cargo de primeiro-ministro à rainha”. Foi com estas palavras que Blair iniciou o seu emotivo discurso de despedida no Trimdon Labour Club, no qual pediu desculpas por não ter feito mais, mas não pelas suas acções. “Com a mão no coração, fiz o que achei correcto. Poderei ter-me enganado, cabe a vós julgarem-me.”
Na sua alocução de despedida, Blair fez um balanço da sua governação. “
Sou primeiro-ministro deste país há mais de dez anos. Creio que é tempo suficiente para mim, mas especialmente para o país. Desde 1945 só há um governo que pode dizer o seguinte: mais postos de trabalho, menos desemprego, melhor saúde e educação, menos crimes e desenvolvimento económico. Só este governo pode dizer tudo isto”, afirmou convicto, sem esquecer de depois fazer referência ao porventura maior feito do seu governo: o bem sucedido processo de paz da Irlanda do Norte. “Agora o Reino Unido é um país que se sente bem”, afirmou a propósito.
Um balanço demasiado positivo, que omitiu o escândalo de corrupção que contribuiu para corroer a sua imagem. Recorde-se que Blair foi o primeiro chefe de governo britânico a ser questionado pela polícia no âmbito de uma investigação criminal.
Sobre a mais polémica política externa, admitiu que a guerra no Afeganistão e Iraque teve repercussões internas, nomeadamente nos atentados terroristas, mas exortou o próximo governo a manter as prioridades na luta contra o terror. “Decidi que deveríamos estar lado a lado com o nosso mais antigo aliado e fi-lo por convicção. Compete a outros julgar se cometi erros, mas fiz sempre o que achei ser o melhor para o país.”
Com a comunicação da sua retirada Blair iniciou um processo eleitoral interno que irá durar seis a sete semanas. O seu polémico vice, John Prescott, já se demitiu. Espera-se agora que o todo poderoso ministro das Finanças anuncie a candidatura à liderança do partido.
O mal do Blair foi o Bush?
Fonte:
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=241948&idselect=91&idCanal=91&p=200
Luis Dantas
Nível Máximo
Re: Tony Blair demite-se a 27 de Junho
«
Resposta #1 Online:
11 de Maio de 2007, 11:57:26 »
Não gosta dele, Alegra?
|
http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word
Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV. Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto. Questão de coerência.
Alegra
Nível 40
«
Resposta #2 Online:
11 de Maio de 2007, 12:07:41 »
Em relação ao país dele acho que ele fez um bom... trabalho.
Mas ele "pisou no tomate" nessa tomada de decisão a favor da invasão do Iraque apoiando o Bush, porque afetou não só o país dele com o resto do mundo...
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o Topo
Forum Clube Cetico
»
Discussões
»
Laicismo, Política e Economia
»
Tópico:
Tony Blair demite-se a 27 de Junho
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!