Autor Tópico: Peregrinação em Fátima…  (Lida 1207 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Peregrinação em Fátima…
« Online: 11 de Maio de 2007, 12:00:10 »
Pagando pelo fanatismo dos pais…

É um menino – tem apenas nove anos – e a comparação com o beato Francisco é inevitável. Acompanhado pela mãe, Maria Isabel Borges, de 36 anos, saiu de Baião no sábado de madrugada e ontem de manhã caminhava no concelho de Pombal.

“Ainda jogava à bola no final de cada dia se fosse preciso”, diz a mãe, orgulhosa do desafio que o filho está a enfrentar.  Ele, envergonhado perante a atenção que lhe é dada, diz que está bem – apesar dos 300 quilómetros do percurso entre Baião e o Altar do Mundo.

É a primeira vez que Alcino Teixeira e a mãe vão a Fátima a pé para cumprir uma promessa. “Prefiro não dizer qual é…”, refere Maria Isabel Borges quando questionada, remetendo a atenção do momento para o filho, que cumpre a peregrinação num grupo de 11 pessoas.

O menino nunca esteve na Cova da Iria, nem viu qualquer imagem do Santuário. Um dos voluntários do Movimento da Mensagem de Fátima, que assiste ao diálogo, vai a uma carrinha buscar um calendário com os Pastorinhos e oferece-o a Alcino Teixeira, perante as tentativas frustradas dos que o rodeiam para o espevitarem. “Ele agora não diz nada, está envergonhado, mas tem muita energia e é de todos nós o que vai melhor”, .explica a mãe.

E a jornada não é fácil para esta criança, que anda no 3.º ano escolar: são 40 a 50 os quilómetros que tem de palmilhar a cada dia para assistir às celebrações religiosas, on-de mais de 30 mil peregrinos vão chegar a pé. No fim-de-semana serão, ao todo, 500 mil fiéis.

Além do grupo de Alcino Teixeira, muitos outros caminham os últimos troços de estrada antes do Santuário de Fátima. Em Redinha, Pombal, formavam-se ontem de manhã filas compactas de peregrinos nas bermas da antiga EN1, que chegavam a ter mais de um quilómetro de extensão.

À frente, à saída da cidade, três elementos do Movimento da Mensagem de Fátima ofereciam iogurtes. “Numa hora e meia já demos 2880 e no total 8800 oferecidos pela Nestlé”, diz Reinaldo Sebastião, voluntário há 11 anos. Além desta distribuição, prestam cuidados de enfermagem aos peregrinos.

Já no concelho de Leiria, em Caranguejeira, no último troço para o Altar do Mundo, entoam-se cânticos religiosos. Saem das vozes de 200 pessoas e um megafone. O grupo, que saiu de Amarante, é encabeçado por um elemento que transporta uma cruz e vai decidido, em marcha acelerada. À distância ainda se ouve: “Salvé rainha, salvé rainha…”

Fonte: http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=241928&idselect=9&idCanal=9&p=200

:(  :'(  :olheira:  Salve, salve…mesmo…
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Peregrinação em Fátima…
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2007, 12:48:27 »
Isso se chama abusar de crianças!  :bravo:
Acho curioso que muitos cristãos ainda se achem no direito de criticar o fanatismo de muçulmanos e hindús.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2007, 13:24:25 »
Isso se chama abusar de crianças!  :bravo:
Acho curioso que muitos cristãos ainda se achem no direito de criticar o fanatismo de muçulmanos e hindús.

No mínimo eles devem pensar assim: pelo menos não ponho um cinturão de bombas no meu filho…só o obrigo a andar quilômetros para pagar uma promessa eu fiz…  Tentam sempre minimizar as suas culpas, claro.  :olheira:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2007, 13:51:08 »
Certa época, minha irmã teve uma doença muito séria. Depois que ela se curou, umas tias nossas queriam que ela fizesse uma
peregrinação como essa, para pagar uma promessa que elas fizeram. Acho que o santo deve estar muito pt da vida com
ela: já faz quase 20 anos e até hoje ela não foi! :lol:

(Tem também o caso, que me contaram, de uma tia prometer que a sobrinha passaria o resto da vida usando roupas brancas...
e outra tia prometer o mesmo, mas com roupas pretas! Ninguem se interessou pela minha sugestão de ela usar roupas xadrez... :lol:)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2007, 11:29:21 »
A mãe de meu avô fez uma promessa que se ele não morresse por ter sido picado por vários marimbondos, ELE teria de carregar o próprio peso em cera até a capela da cidade(150 degraus) de joelhos, ele sobreviveu, a cera que foi difícil mesmo.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2007, 15:44:55 »
Certa época, minha irmã teve uma doença muito séria. Depois que ela se curou, umas tias nossas queriam que ela fizesse uma
peregrinação como essa, para pagar uma promessa que elas fizeram. Acho que o santo deve estar muito pt da vida com
ela: já faz quase 20 anos e até hoje ela não foi! :lol:

(Tem também o caso, que me contaram, de uma tia prometer que a sobrinha passaria o resto da vida usando roupas brancas…
e outra tia prometer o mesmo, mas com roupas pretas! Ninguem se interessou pela minha sugestão de ela usar roupas xadrez… :lol:)

heheheheh!!! Uma promessa invalidou a outra !!  :hihi:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2007, 22:42:07 »
 |( O MENINO ESTÁ PERDENDO AULA EM PLENO FINAL DE TRIMESTRE.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2007, 12:01:09 »
É ridículo, não consigo entender o que tem na cabeça dessas pessoas, será que algum vereador de deus que tem poderes de x-man precisaria de sacrifícios para fazer ajudar alguém?
Pobre criança, está fadada a alienação.
RELIGIÃO = LIXO
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2007, 15:44:09 »
Eu fiz uma promessa para vc ir para o céu Shinigami, Deus vai realizar porque é piedoso.

Agora faz um favor e me ajude a empurar o carro até Fátima, aliás, você também precisa fazer isso de joelhos
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

APODman

• Visitante
« Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2007, 16:03:53 »
O moleque está sofrendo em nome de um dos milagres mais ridículos e mal contados já inventados !

[ ]´s

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2007, 16:08:12 »
Eu fiz uma promessa para vc ir para o céu Shinigami, Deus vai realizar porque é piedoso.

Agora faz um favor e me ajude a empurar o carro até Fátima, aliás, você também precisa fazer isso de joelhos
Acho melhor eu não cumprir essa promessa, eu não quero ir para o céu, rs...rs...rs...
Imagine o sofrimento, viver eternamente em um lugar cheio de teístas fundamentalistas, melhor ir pro inferno.

Não posso ir nem para o céu e nem para o inferno.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!