Autor Tópico: Orgulho....  (Lida 1206 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Orgulho....
« Online: 24 de Maio de 2005, 21:30:37 »
"Não tenho orgulho de ser alemão. Devemos ter orgulho somente das coisas que conquistamos com nosso próprio esforço."
Gerhard Schreuder, chanceler alemão.

Particularmente concordo com o GS. E vocês o que pensam?
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
Re.: Orgulho....
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2005, 22:04:07 »
eu, particularmente, não tenho orgulho de nada
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2005, 23:04:03 »
Essa frase não se referia ao fato de que a Alemanha é um país rico hoje por causa da ajuda pós-guerra?

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Re: Re.: Orgulho....
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2005, 00:04:49 »
Citação de: Fernando
Essa frase não se referia ao fato de que a Alemanha é um país rico hoje por causa da ajuda pós-guerra?

Pode ser, mas ela tem sentido abrangente.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re: Orgulho....
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2005, 21:39:18 »
Citação de: Aronax
"Não tenho orgulho de ser alemão. Devemos ter orgulho somente das coisas que conquistamos com nosso próprio esforço."
Gerhard Schreuder, chanceler alemão.

Particularmente concordo com o GS. E vocês o que pensam?

Concordo. Não tem mérito. Mas não digo que algumas vezes não me orgulho de coisas sem o mesmo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2005, 21:41:09 »

a ajuda pós-guerra é o de menos. a áfrica recebeu 3 ou 4 vezes o plano marshall em ajuda e....
mas o orgulho... realmente, só dá pra ter orgulho do que você realizou.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2005, 21:42:07 »
Citação de: bruno

a ajuda pós-guerra é o de menos. a áfrica recebeu 3 ou 4 vezes o plano marshall em ajuda e....

Você tem dados?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2005, 21:43:08 »
Citação de: Ricardo Mioto
Citação de: bruno

Você tem dados?

se não me engano li isso no manual do perfeito idiota latino americano, ou em um livro do jean françois revel; faz alguns meses já. depois dou uma procurada.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2005, 21:44:31 »
OK...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2005, 22:23:19 »
"a obsessão antiamericana, causas e inconseqüências", jean-françois revel, da academia francesa, editora univercidade.
p.64. vou transcrever o trecho:
"[...]Por exemplo, os dirigentes africanos, na reunião da Organização da Unidade Africana, em junho de 2001, em Lusaka, na Zâmbia, declaram seu desejo por "um Plano Marshall para a África." "Plano Marshall evoca evidentemente o precedente histórico de origem americana, uma iniciativa que tirou a Europa das ruínas causadas pela Segunda Guerra Mundial. Contudo, quase todos os chefes mendicantes que "governam" (se é que se pode dizer assim!) a África professam um antiamericanismo usualmente frenético. Acusam os Estados Unidos de serem os culpados pela pobreza do continente ou pela epidemia de AIDS. O antiamericanismo funciona, logo, como um agente de transferência de responsabilidade. Porque, os auxílios internacionais recebidos pela África após a independência equivalem a 4 ou 5 Planos Marshall, montante que foi desperdiçado, dilapidado ou desviado, quando não engolido por incessantes guerras ou inutilizado em reformas agrárias estúpidas, copiadas do sufocante coletivismo soviético ou chinês. [...]"

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2005, 22:39:23 »
Obrigado Bruno. Vou procurar mais informações pois o assunto me interessou.  :)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2005, 23:54:36 »
se o assunto é áfrica....
tente achar um livro de Ryszard Kapuściński, um polonês que passeou pela áfrica por uns anos. o livro chama-se ébano, não sei se tem versão nacional e estou atrás também.

mentira! achei:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=106766&ID=C89E9AC37D5051917352C0257

o revel fala disso de novo no mesmo livro, talvez depois eu transcreva. dedica também outros capítulos em outros livros e faz inclusive uma coletânea de artigos que tangem o assunto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!