Sou contra o aborto, diz LulaJeferson Ribeiro e Maria Clara Cabral
Direto de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, durante entrevista coletiva que o Estado certamente fará parte de um debate sobre o aborto. Apesar de se manifestar pessoalmente contrário, Lula afirmou que a questão é problema de saúde pública.
"Eu tenho um comportamento como cidadão, sou contra o aborto e não acredito que tenha uma mulher nesse País que seja favorável. Como chefe de Estado, no entanto, sou favorável que o aborto seja tratado como questão de saúde pública", disse.
Questionado sobre uma mudança legislativa para ampliar a possibilidade do aborto no serviço público de saúde, Lula disse que o Estado tem que cuidar da saúde das mulheres que correm risco. Ou seja, deu a entender que uma mudança legislativa que autorizasse o aborto em caso de gravidez indesejada não barraria a proposta.
Lula defendeu ainda que o Congresso faça um debate aberto sobre o assunto. Hoje, tramita no Senado um projeto que prevê um plebiscito nacional para decidir a liberação ou não do aborto.
Redação Terra