Enquete

Você é favor do celibato obrigatório para padres da Igreja Católica?

Sim.
Não.
Sou indiferente.

Autor Tópico: Celibato obrigatório para padres da Igreja Católica.  (Lida 1915 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Celibato obrigatório para padres da Igreja Católica.
« Online: 16 de Maio de 2007, 21:16:05 »

Um estudo do Vaticano aponta que entre 1964 a 2004, 69 mil padres abandonaram a vida religiosa em todo o mundo para poderem se casar.

Destes, 16% se arrependeram da decisão e retornaram ao sacerdócio.

:) Qual a sua opinião a respeito?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Celibato obrigatório para padres da Igreja Católica.
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2007, 21:47:36 »
e 76% se arrependeram da decisão e ... saíram por aí vivendo a vida de solteirões? hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2007, 21:49:43 »
e 76% se arrependeram da decisão e … saíram por aí vivendo a vida de solteirões? hehe

Nops, 16%.  :hihi:

:P  Está com sono Bruno?

:hihi: :hihi: :hihi: E acha que esses 16% foram os mais espertos?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2007, 21:54:13 »
não, só brinquei. 16% se arrependeram da decisão e voltaram ao celibato. quantos será que se arrependeram da decisão e.. não voltaram ao celibato? porque aí não dá pra saber se o arrependimento é de assumir a vida pagã ou de se casar, né.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2007, 22:05:16 »
 :| Será que está tão ruim assim a situação menino?

76% pra mim é quase a totalidade.

:) Acho que a enquete deveria ser:

Você acredita que existem padres que cumbrem o celibato?  :P

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2007, 22:19:04 »
Podem ter pessoas que não tenham interesse sexual e se adaptem a vida de celibato, mas a imposição demonstra um conceito negativo da atividade sexual. O celibato tenta mostrar uma vida santificada e superior a vida cotidiana e familiar.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2007, 11:06:12 »
É contra a natureza não fazer sexo, os mais espertos são os que não viram padres mesmo, e os que viram devem bater umas dez por dia.

:olheira:
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2007, 07:17:12 »
O celibato para padres é doutrina da igreja, se o padre não quer seguir, que não faça parte da igreja.
Querer "mudar" as coisas por conveniência não faz sentido, ninguém é obrigado a ser um padre católico, só quem acredita nos dogmas da igreja e quer servi-la, deve se propor a isso e, cumprir tudo na integra, sem hipocrisia de pregar sexo só depois do casamento para ou outros, mas ao mesmo tempo querer fugir daquela doutrina que te atinge e incomoda pessoalmente.

O celibato é uma pratica um pouco mais extrema e que é necessária apenas para alguns, um dos objetivos dela é o controle dos desejos, nesse caso, do desejo sexual.
Ela também ajuda a pessoa a parar de se preocupar com a aparência, eliminando aos poucos a vaidade (a batina tem esse mesmo propósito, além de tirar da pessoas a sua identificação de sua identidade com as roupas).
Independente disso, se isso é uma ordem da igreja, o correto é segui-la ou abandona-la, a menos que a igreja possa ser questionada... mas sendo assim, pra que precisaríamos dela?
Se está cheia de enganos, então não temos que nos filiar a ela, mas praticar o cristianismo por nós mesmos.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2007, 07:19:59 »
É contra a natureza não fazer sexo, os mais espertos são os que não viram padres mesmo, e os que viram devem bater umas dez por dia.
A masturbação também deve ser controlada... ao menos reduzi-la bastante, dependendo de qual o motivo mais forte que te levou a pratica do celibato... Se for o vicio pelo sexo, o ideal é tentar cortar a masturbação de vez.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2007, 08:00:07 »
A masturbação também deve ser controlada… ao menos reduzi-la bastante, dependendo de qual o motivo mais forte que te levou a pratica do celibato… Se for o vicio pelo sexo, o ideal é tentar cortar a masturbação de vez.
Acredito que eles não devem se controlar muito não, claro que qualquer generalização é ignorante mas é dificil controlar a masturbação não fazendo sexo pela vida inteira, eles mesmos dizem: "A carne é fraca".

Lembrando que estamos falando dos supostos santos que há alguns anos foram descobertos os maiores comedores de criancinhas do mundo.

Valeu!

>.<
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2007, 12:36:54 »
O celibato só diz respeito ao sexo com o outro ou diz algo a respeito da masturbação tb?
Pq na minha opnião é a mesma coisa, o lado sexual do ser humano geralmente trás um lado sombrio e a masturbação trás essa sombra para a mente de qualquer jeito.

Eu acho até que fazer sexo com uma pessoa que nós amamos é muito mais benéfico para o Ser do que a proibir a prática com outro mas continuar se masturbando e tendo pensamentos bizarros, é por isso que muitos acabam trazendo esse lado sombrio para a realidade e comem criancinhas.
« Última modificação: 19 de Junho de 2007, 12:39:49 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2007, 12:42:22 »
O celibato só diz respeito ao sexo com o outro ou diz algo a respeito da masturbação tb?
Pelo que sei da CAtólica, até pensar em sexo é pecado.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2007, 12:59:14 »
Se na minha adolescência eu tivesse decidido seguir a carreira militar, teria que aceitar todas as regras que regem os militares. A primeira regra militar é não mentir... se eu fosse um mentiroso compulsivo, não estaria apto a ser um militar... teria que abdicar de uma das coisas, ou deixaria de mentir ou deixaria de ser militar.
Oras, as regras da ICAR são claras a este respeito... então existem 2 opções, tal qual existiu no exemplo hipotético que criei... ou é padre e assume o celibato conforme as regras previamente estipuladas ou deixe a igreja e saia fornicando livremente.
Pelo que consta, ninguém colocou um 38 na cabeça do sujeito e obrigou-o a ser padre.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Junho de 2007, 13:27:53 »
é por aí... eu acho que padres que não gostam do celibato deveriam ser excomungados. não estou sendo irônico, embora possa parecer. é que uma postura assim mais me parece um deboche da icar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x