Autor Tópico: Termo Delusão de Dawkins  (Lida 977 vezes)

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
Termo Delusão de Dawkins
« Online: 17 de Maio de 2007, 18:54:53 »
Porque será que há pessoas que acham o uso desse termo por Dawkins tão ofensivo?

Acho que é porque é verdade não? Eles não gostam do evolucionismo, da verdade que teístas não gostam.

Definição psiquiátrica para delusão

Embora conceitos não-específicos de loucura estejam em circulação a vários milhares de anos, o psiquiatra e filósofo Karl Jaspers foi o primeiro a definir os três critérios principais para que uma crença seja considerada delusiva, em seu livro General Psychopathology. Os critérios são:

* certeza (mantida com absoluta convicção)
    * incorrigibilidade (não passível de mudança por força de contra-argumentação ou prova em contrário)
    * impossibilidade ou falsidade do conteúdo (implausível, bizarro ou patentemente inverídico)

Bem, tirem suas conclusões.  :hihi:

"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Termo Delusão de Dawkins
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2007, 19:13:52 »
E isso se estende para a coletividade religiosa, de forma a aumentar a manutenção da crença. Eu tenho para mim que as religiões teístas são grandes hospícios públicos permitidos e consentidos pela sociedade. Principalmente por negarem a ciência em grande parte dos casos e também a ética e moral possibilidada através destes conhecimentos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2007, 22:35:26 »
Minha certeza no valor da minha família é imutável e infalseável.

Não me ofende a opnião de qualquer um, mas sem dúvida, a dele é ofensiva.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2007, 08:55:33 »
Minha certeza no valor da minha família é imutável e infalseável.

Não me ofende a opnião de qualquer um, mas sem dúvida, a dele é ofensiva.
Mas você viu como se encaixam não? Não sei porque seria ofensivo se é a verdade, só se você não quer ver e não aceita nenhum tipo de argumentação ou simplesmente as ignora, aí sim você se encaixa nesse termo ainda mais.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2007, 13:52:07 »
Se todas as pessoas acreditassem que estou vendo coisas, que família não vale nada... blablabla... eu teria uma delusão?

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2007, 14:02:47 »
Se todas as pessoas acreditassem que estou vendo coisas, que família não vale nada… blablabla… eu teria uma delusão?
Não entendi muito bem, poderia explicar melhor? =(
Peter Atkins

blue pill

• Visitante
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2007, 14:58:21 »
Isso se encaixa perfeitamente em DOGMA.

Não acho que Dogma é loucura, tendo em vista que uma grande maioria de pessoas tem dogmas, então a loucura seria NÃO ter dogmas. Pois essas seriam pessoas que pensam diferente do "senso comum" e para mim é isso que caracteriza uma pessoa "louca".

Pensando assim, eu me julgo uma pessoa sem dogmas, então devo ser um louco mesmo, essa classificação pouco me importa, não vejo um valor absoluto sobre o ser, penso apenas que sou assim e esse é o modo que estou evoluíndo a razão.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2007, 15:41:58 »
    * certeza (mantida com absoluta convicção)
    * incorrigibilidade (não passível de mudança por força de contra-argumentação ou prova em contrário)
    * impossibilidade ou falsidade do conteúdo (implausível, bizarro ou patentemente inverídico)

dois critérios facilmente verificáveis e um terceiro nem tanto.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!