Como vocês já perceberam, existem muitas pessoas amigas em fóruns.Isso não deveria surpreender, uma vez que existem muitos eventos que reúnem participantes de fóruns.Existe essa possibilidade de se conhecer pessoalmente as pessoas.Mas também ocorre das pessoas sentirem simpatia por outras pessoas com quem nunca topou pessoalmente.Até aí nada demais, afinal, existe Orkut, MSN,ICQ, etc e muitas pessoas que não se viram pessoalmente tem gostos em comum, interesses em comum, etc.
Mas até que ponto é realista dizer que as pessoas tem relacionamentos virtuais?Todos sabem que o mundo virtual é um local onde muitas aparências podem ser escondidas, pessoas aparentemente honestas podem ser desonestas e mentirosas.Não é difícil ver pessoas se decepcionando com foristas que gostavam de bater papo.Não é difícil ver golpes e contos do vigário sendo aplicados em pessoas ingênuas pela internet.
Uma amizade real geralmente envolve a conquista da confiança e , como todos sabem, esta é uma coisa que não se conquista da noite para o dia.Quantas pessoas que convivem conoscos quase todos os dias e nunca chamamos de amigas (colegas de trabalho, colegas de classe, etc.), apesar de não se ter absolutamente nada contra elas?Talvez essas pessoas poderiam ser amigas num sentido diferente.Usualmente, não podem ajudar uma às outras nos momentos mais difíceis, não podem dá conselhos, mas podem trocar idéias e confidências.Podem fazer isso sem nenhum "compromisso de amizade", pelo menos no sentido habitual que estamos acostumados a lidar.
Eu me espanto como tem gente que leva essa coisa ainda mais a sério.Eu conheço uma colega que irá morar em outro estado por causa de alguém que conheceu no Orkut.Ela chamava seu atual namorado de "amado" antes de vê-lo pessoalmente.
Existem situações engraçadas que surgem com isso.Saiu um caso verídico interessante no Jornal da Globo.Uma esposa ficou furiosa pela fato de ter descoberto que o marido tinha uma amante virtual e o marido aparecia na reportagem dizendo tentou justificar para sua esposa que isso não era traição.Teve até Arnaldo Jabor zoando com a notícia, sugerindo que imaginássemos uma cena de um homem beijando a tela do computador e descrevendo isso como um sinal da crise da vida moderna e dos casamentos.
Resumindo as questões que quero que vocês respondam:
Até que ponto é realista dizer que as pessoas tem relacionamentos virtuais?
Existem amizades virtuais?Ou só existem num sentido diferente do usual?
O que vocês acham dos "amantes virtuais"?Algum conhecido(a) seu é adepto dessa prática?