Autor Tópico: "Relacionamentos virtuais", isso realmente existe?  (Lida 1722 vezes)

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
"Relacionamentos virtuais", isso realmente existe?
« Online: 19 de Maio de 2007, 23:29:42 »
Como vocês já perceberam, existem muitas pessoas amigas em fóruns.Isso não deveria surpreender, uma vez que existem muitos eventos que reúnem participantes de fóruns.Existe essa possibilidade de se conhecer pessoalmente as pessoas.Mas também ocorre das pessoas sentirem simpatia por outras pessoas com quem nunca topou pessoalmente.Até aí nada demais, afinal, existe Orkut, MSN,ICQ, etc e muitas pessoas que não se viram pessoalmente tem gostos em comum, interesses em comum, etc.

Mas até que ponto é realista dizer que as pessoas tem relacionamentos virtuais?Todos sabem que o mundo virtual é um local onde muitas aparências podem ser escondidas, pessoas aparentemente honestas podem ser desonestas e mentirosas.Não é difícil ver pessoas se decepcionando com foristas que gostavam de bater papo.Não é difícil ver golpes e contos do vigário sendo aplicados em pessoas ingênuas pela internet.

Uma amizade real geralmente envolve a conquista da confiança e , como todos sabem, esta é uma coisa que não se conquista da noite para o dia.Quantas pessoas que convivem conoscos quase todos os dias e nunca chamamos de amigas (colegas de trabalho, colegas de classe, etc.), apesar de não se ter absolutamente nada contra elas?Talvez essas pessoas poderiam ser amigas num sentido diferente.Usualmente, não podem ajudar uma às outras nos momentos mais difíceis, não podem dá conselhos, mas podem trocar idéias e confidências.Podem fazer isso sem nenhum "compromisso de amizade", pelo menos no sentido habitual que estamos acostumados a lidar.

Eu me espanto como tem gente que leva essa coisa ainda mais a sério.Eu conheço uma colega que irá morar em outro estado por causa de alguém que conheceu no Orkut.Ela chamava seu atual namorado de "amado" antes de vê-lo pessoalmente.

Existem situações engraçadas que surgem com isso.Saiu um caso verídico interessante no Jornal da Globo.Uma esposa ficou furiosa pela fato de ter descoberto que o marido tinha uma amante virtual e o marido aparecia na reportagem dizendo tentou justificar para sua esposa que isso não era traição.Teve até Arnaldo Jabor zoando com a notícia, sugerindo que imaginássemos uma cena de um homem beijando a tela do computador e descrevendo isso como um sinal da crise da vida moderna e dos casamentos.

Resumindo as questões que quero que vocês respondam:

Até que ponto é realista dizer que as pessoas tem relacionamentos virtuais?

Existem amizades virtuais?Ou só existem num sentido diferente do usual?

O que vocês acham dos "amantes virtuais"?Algum conhecido(a) seu é adepto dessa prática?

"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Danieli

• Visitante
Re: "Relacionamentos virtuais", isso realmente existe?
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2007, 23:40:31 »
Isso me lembrou quando eu tinha lá pelos meus 14 anos e era freqüentadora de sala de bate-papo. Tinha inúmeros amigos e bah, adorava eles. Mas então, daí um dia ela chegou (minha mãe) com um papo que na juventude ela se correspondia por cartas com um rapaz do centro-oeste. Até aí tudo bem. Quando ele falou e mandou uma foto dele, segundo ela, ele era deficiente, não tinha uma perna, e só foi contar isso um ano depois, quando ambos já estavam decididos a se conhecer, ela achou um absurdo e nunca mais quis falar com ele. Pelo que ela fala ele mentiu não contando a ela desde o começo como ele era, enfim, com base nisso eu fiquei mais meticulosa com as pessoas. Não por preconceito com deficientes longe disto, mas pelo fato de as pessoas mentirem, seja por muito seja por pouco ou por muito, sei lá. Hoje me soa artificial demais esse tipo de amizade.

Mas acho que existem amigos virtuais sim, mas ainda acho que devemos priorizar as pessoas reais. Elas são parte "física" real das nossas vidas e isso de alguma maneira é extremamente importante para nós, mas creio que tudo depende do grau de importância que se dá aos relacionamentos virtuais… O que parte de cada um daí né.

Offline Maicon Susseky

• Nível 00
  • *
  • Amar é senãO um pensamentO cOntinuO em uma pessOa
    • Meu blog
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2007, 23:51:25 »
Olha...
Eu achO q há sim  relacionamento virtual...
Eu me apaixonei por uma garota q até então só conhecia pela net....
Mas depois a gente se viu e estamos ficando....
"Um homen sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2007, 00:02:48 »
Concordo com a Danieli.

Eu acredito ter alguns bons amigos virtuais, citaria alguns aqui do fórum, Agnostic, Siser, Jaf… Gente que posso contar para bons conselhos e bons papos. Gente que já me ajudou, e muito, quando eu precisei. E espero ter ajudado em algum momento de nossa amizade. Também tenho bons amigos reais. Enfim, minha vantagem e minha desvantagem é que eu costumo me aproximar mais das pessoas que conheço que as pessoas "normais".

De certa forma, quando não tento afogar-lhe, meu sexto sentido é relativamente preciso para achar pessoas boas.
« Última modificação: 20 de Maio de 2007, 00:09:38 por Oceanos »

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2007, 00:12:49 »
Conheço pessoas que começaram a se relacionar via internet e depois se juntaram na real, pelo menos um caso deu certo, outros desandaram em pouco tempo.
Pessoalmente só angariei amigos virtuais, alguns que conheci pessoalmente depois continuaram sendo amigos muito queridos e não me decepcionaram. Acho que tenho sorte ou um bom "sexto sentido" para isso.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2007, 02:53:57 »
Mas até que ponto é realista dizer que as pessoas tem relacionamentos virtuais?Todos sabem que o mundo virtual é um local onde muitas aparências podem ser escondidas, pessoas aparentemente honestas podem ser desonestas e mentirosas.Não é difícil ver pessoas se decepcionando com foristas que gostavam de bater papo.Não é difícil ver golpes e contos do vigário sendo aplicados em pessoas ingênuas pela internet.
O mesmo para o mundo real… se não mais, já que nele ainda podem te violentar fisicamente e financeiramente…
Uma amizade real geralmente envolve a conquista da confiança e , como todos sabem, esta é uma coisa que não se conquista da noite para o dia.Quantas pessoas que convivem conoscos quase todos os dias e nunca chamamos de amigas (colegas de trabalho, colegas de classe, etc.), apesar de não se ter absolutamente nada contra elas?Talvez essas pessoas poderiam ser amigas num sentido diferente.Usualmente, não podem ajudar uma às outras nos momentos mais difíceis, não podem dá conselhos, mas podem trocar idéias e confidências.Podem fazer isso sem nenhum "compromisso de amizade", pelo menos no sentido habitual que estamos acostumados a lidar.
Para mim conselhos e apoio pode-se dar de qualquer jeito, e eu confio muito mais em gente no MSN do que pessoalmente. Aliás, eu confio na própria Internet já que a distância permite contar sem constrangimentos de seus conhecidos, o qual ocorrem pessoalmente…
Eu me espanto como tem gente que leva essa coisa ainda mais a sério.Eu conheço uma colega que irá morar em outro estado por causa de alguém que conheceu no Orkut.Ela chamava seu atual namorado de "amado" antes de vê-lo pessoalmente.
Orkut é um lugar imensamente imenso pra caralho, público, sem censura, e com menos timidez, excelente para se achar pessoas.
Existem situações engraçadas que surgem com isso.Saiu um caso verídico interessante no Jornal da Globo.Uma esposa ficou furiosa pela fato de ter descoberto que o marido tinha uma amante virtual e o marido aparecia na reportagem dizendo tentou justificar para sua esposa que isso não era traição.Teve até Arnaldo Jabor zoando com a notícia, sugerindo que imaginássemos uma cena de um homem beijando a tela do computador e descrevendo isso como um sinal da crise da vida moderna e dos casamentos.
Ué? Melhor ainda, está amando a personalidade da pessoa, não características fúteis… não seria mais engraçado na vida real, onde as pessoas se unem por beleza ou por dinheiro e depois se divorciam?
Até que ponto é realista dizer que as pessoas tem relacionamentos virtuais?
Até o mesmo que a vida real…
Sim.
O que vocês acham dos "amantes virtuais"?
Legal. Como eu disse acima, impede o fator futilidade na união.
Algum conhecido(a) seu é adepto dessa prática?
Melhor eu não falar disso…

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2007, 03:53:43 »
Todos sabem que o mundo virtual é um local onde muitas aparências podem ser escondidas, pessoas aparentemente honestas podem ser desonestas e mentirosas.Não é difícil ver pessoas se decepcionando com foristas que gostavam de bater papo.Não é difícil ver golpes e contos do vigário sendo aplicados em pessoas ingênuas pela internet.
Ora, e isso não acontece na vida real? As pessoas na vida real não mentem? Não há golpes do baú? Relacionamentos que acabam porque os namorados passaram a desgostar um do outro porque "não compareceram às expectativas" ou porque foi descoberto algo que não sabiam antes? Existe o caso do francês que mentia para a família e amigos que era médico mas não era. Isso durante quinze anos.

Uma amizade real geralmente envolve a conquista da confiança e , como todos sabem, esta é uma coisa que não se conquista da noite para o dia.
A questão é: como saber se uma pessoa está sendo verdadeira, se podemos confiar nela? Não há como saber. Isso vale para pessoas virtuais ou reais.

Existem. Existem pessoas de meu MSN em que eu me sinto mais confortável para falar sobre alguns assuntos. Seja por vergonha ou por meus amigos reais não entenderem.

O que vocês acham dos "amantes virtuais"?Algum conhecido(a) seu é adepto dessa prática?

Já isso eu não creio que exista. Acho que nesse caso deve haver necessariamente um contato mais "real".

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2007, 19:30:23 »
Relacionamentos virtuais existem sim...são virtuais, e existem nesta categoria, com suas caracteristcas próprias, e obviamente não são iguais a um relacionamento real.....
Assim como no mundo "real"...no virtual se encontra de tudo, desde pessoas boas e ótimas até crapúlas e criminosos....
A maior possibilidade do anonimato, incentiva a covardia e a mentira, o engano, e toda a sorte de falcatruas....ao mesmo tempo, como algo positivo, dá uma chance aos mais timidos, de se relacionarem com mais pessoas, e vencerem sua timidez.
Sei de relacionamentos virtuais que se tornarem reais, concretos, com sucesso, ocorridos com outras pessoas, e comigo também.....mas também sei de muitos que se tonaram problemas.....
Se concordamos que o relacionamento virtual existe....só que é virtual...então ele pode sim interferir na vida "real"....dependendo do peso que dermos a ele, e como o conduzirmos.
Sites como o orkut permitem que se encontre pessoas com interesses comuns, que de outra forma seria muito dificil, como as comunidades que existem aos milhões....
Na verdade é um assunto que tem muitas facetas, e não é numa simples resposta que se possa abordar todas as possibilidades.....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2007, 19:45:29 »
Tem uma amiga da minha mae que conheceu um cara pela internet, casou e se mudou la pros EUA.
"The patient refused an autopsy."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2007, 19:48:17 »
Sumido, Aronax. Espero que tenha voltado para ficar dessa vez. :)

De qualquer maneira, concordo contigo.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2007, 20:17:58 »
O termo "Relacionamento virtual" nem devia existir. Se você mantém ligação direta com outra pessoa, é um relacionamento e pronto.

"Virtual" é quase sinônimo de abstrato, é algo não palpável. Desse ponto de vista, todo relacionamento é "virtual", não podemos pegá-lo.

Outra definição de "virtual" pode ser relacionada à tecnologia da informação, algo que somente exista em computadores. A Wikipedia por exemplo é uma enciclopédia virtual, tem suas raízes em computadores e não existe plenamente no papel. Você pode até imprimí-la, mas com certeza ela mudará em segundos. Relacionamentos não são virtuais nesse sentido também.

Um "relacionamento virtual" é entre duas pessoas, o computador e a internet são apenas meios. Se você quebrar o computador, excluir o msn, excluir o orkut e tudo mais de duas pessoas que se conversam pela internet, elas ainda possuirão um relacionamento, ainda lembrarão uma da outra (na teoria, nunca fiz o teste... hahaha).

Talvez o "meio" permita que as pessoas se expressem melhor, ou em alguns casos mintam. Da mesma forma que uma pessoa pode mentir sobre sua personalidade pessoalmente, pode mentir sobre sua aparência virtualmente. Os relacionamentos existem, e acredito que possa existir sinceridade e amizade entre duas pessoas que nunca se viram pessoalmente, apenas na internet, assim como existe sinceridade entre conhecidos no "mundo real".

*Prepara-se para as pedras* Conheci minha atual namorada pela internet. No começo, tornei-me amigo dela e depois nos conhecemos pessoalmente e começamos a namorar. Não chegamos a "namorar pela internet", mas mantivemos um relacionamento de amizade que continua até agora.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2007, 01:32:58 »
*Prepara-se para as pedras* Conheci minha atual namorada pela internet. No começo, tornei-me amigo dela e depois nos conhecemos pessoalmente e começamos a namorar. Não chegamos a "namorar pela internet", mas mantivemos um relacionamento de amizade que continua até agora.
Acho que nunca tive um relacionamento amoroso que não começou pela internet...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2007, 02:55:57 »
Acho que nunca tive um relacionamento amoroso que não começou pela internet…
Entao voce e o Jaf se conheceram aqui no CC ou foi em algum outro lugar da internet?
"The patient refused an autopsy."

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2007, 09:23:42 »
Cadê o namorador de Brasília?! A história é boa, mas não vou apontar quem é ;P

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Junho de 2007, 10:18:05 »
Lógico que existe. Eu conheci a três anos atrás no orkut minha ficante (até hoje)... não é bem um namoro, mas sim, pode ser considerado como relacionamento. Já nos encontramos 4 vezes e sempre nos falamos pelo telefone, quando possível. O triste é que a conta vem super alta, acho que já gastei uns dois mil reais com a moça... ah, mas acho que vale a pena sim. :)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Junho de 2007, 12:41:27 »
Skype, Fabulous.

Entao voce e o Jaf se conheceram aqui no CC ou foi em algum outro lugar da internet?
Sim. E conhecemos você também, Felinus.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 08 de Junho de 2007, 12:44:21 »
Skype, Fabulous.

Sim. E conhecemos você também, Felinus.

Na verdade, nos conhecemos naquela convenção de adoradores dos ursinhos gummy...

O Felinus tava uma graffinha travestido de Pancinha... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Junho de 2007, 13:07:11 »
rrrrown!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Junho de 2007, 13:44:17 »
Ah! Eu me lembro!

E uma Oncinha travestida de Pancinha, que doce ironia!  ::)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Junho de 2007, 18:30:40 »
Conheço um caso bizarro na rua onde morava em minha cidade, uma das pessoas envolvidas é pai de um amigo meu, era casado, mas tinha uma "amante virtual", uma moça da mesma cidade, também casada, que tinha conhecido pela Internet. Eles se corresponderam por bastante tempo, até que resolveram se conhecer. Qual não foi a surpresa quando descobriram que eles já se conheciam, e pior, eram praticamente vizinhos! Moram, na mesma rua, e entre as casas deles há somente uma casa no meio. A mulher se sentiu culpada com a situação e como conhecia a esposa do homem resolveu contar tudo. Claro que a esposa ficou furiosa, brigou com o marido e quase que deu tudo em divórcio... Apesar da crise, parece que ambos os casais conseguiram segurar as pontas, mas os dois ex-correspondentes não se falam mais - pelo menos não que se saiba...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!