Modismo é comum a todos e não poderia deixar de contaminar os empresários. Estes já tiveram sua fase astrológica quando pediam o mapa astral do candidato em potencial. O modismo atual, recorrente e duradouro, é o dos consultores de empresas. O que faz um consultor de empresas? É um mistério! Cuidam de tudo. Problemas no balanço, no planejamento, investimento, relações profissionais, motivação, gasto de materiais o consultor é capaz de solucionar, da engenharia à psicologia passando pela pedagogia e tecnologia.
Mas o que acho mais interessante é observá-los cuidando do pessoal. A empresa está sucateada? Compensa-se com motivação. Falta dinheiro para o correto investimento? Estimula-se o improviso. Os profissionais adequados e qualificados são caros? Promove-se um prata da casa que vai compensar suas deficiências técnicas com trabalho desvairado. Os caras dão um show de criatividade e jogo de cintura!
Não se pode deixar de notar que esse fenómenos não é apenas nacional. Mas nós imprimimos a ele nossa peculiar maneira de ser. A moda mundial foi a terceirização. Claro que ela vinha dar racionalidade e gerar produtividade. Uma empresa especializada em, por exemplo, fabricação de pneus desviaria seu foco cuidando de portaria e limpeza. Mas o brasileiro tem infinita capacidade de dobrá-los a seus caprichos. A terceirização acabou virando apenas uma maneira de diminuir custos, muitas vezes burlando a lei. Assim fizemos com a consultoria de empresas. Transformamos as exigências de adaptação do mercado em improvisação* e a racionalidade, desde muito, passa longe dos nossos objetivos. E a nossa indústria continua distante da estrangeira pleiteando reserva de mercado e ajuda financeira do Estado para perpetuar sua eterna incompetência.
* improvisação é um pomposo nome para gambiarra (este sim o maior produto nacional). Qualquer funcionário, até o mais humilde sabe do que estou falando.