Autor Tópico: Vaticano desconfia de estatísticas que mostram mais muçulmanos que católicos  (Lida 2142 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Vaticano desconfia de estatísticas que mostram mais muçulmanos que católicos
20/05/2007 07:35:03 - Agência EFE

O secretário do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, Felix Machado, expressou sua desconfiança diante das recentes estatísticas que mostram que pela primeira vez os muçulmanos superam os católicos em número de fiéis, com 1,322 bilhão e 1,115 bilhão, respectivamente.

"Há estatísticas que não são muito cuidadosas. Na realidade, são precisas para algumas confissões e para outras não", disse Machado em entrevista publicada hoje pela imprensa italiana.

O secretário se referia aos números incluídos no último relatório do instituto americano World Christian Database (Base de dados do Mundo Cristiano), que pela primeira vez mostram como os muçulmanos superaram o número de católicos.

Machado afirmou que é difícil contabilizar quem é budista ou quem é muçulmano, pois "falta qualquer tipo de registro", já que para se converter ao islã é preciso apenas recitar diante de testemunhas "a shaada", ou seja, declarar que não há outro Deus além de Alá.

Segundo o representante do Conselho, "não existe nenhuma estagnação da evangelização", apenas o fato de os católicos "serem menos barulhentos que outros movimentos religiosos".

Para o prelado, a Igreja Católica pode contar, no entanto, com "dados precisos e sem margens de erro", pois em cada paróquia, "inclusive na menor ou em qualquer lugar perdido do mundo", existe um registro dos batizados.

Machado não explica se nas estatísticas do número de católicos estão incluídos os que após o batismo decidiram mudar de religião ou os que se declaram ateus.

As estatísticas do instituto americano mostram que 20,45% da população mundial professa a fé islâmica, e que existe uma tendência de alta nos próximos anos.

Segundo o Anuário vaticano relativo a 2005, o aumento dos católicos foi de 1,2%, totalizando 17,2% da população mundial.

Em 1983, os muçulmanos constituíam apenas 13,8% da população mundial, enquanto os católicos nesse ano representavam 18%.

O World Christian Database afirma que o crescimento dos muçulmanos foi favorecido por uma maior taxa de natalidade em relação a outras áreas do mundo onde prevalecem os católicos.

Por outra parte, o número total de cristãos, que englobaria também protestantes, ortodoxos e anglicanos, é de 2,153 bilhões.

Segundo o instituto americano, em seguida aparecem os hinduístas, com 869 milhões, as pessoas que não praticam nenhuma religião (772 milhões), os seguidores da tradicional religião chinesa (383 milhões), os budistas (378 milhões), as religiões étnicas (259 milhões), outras religiões (104 milhões), os sikh (25 milhões), e os judeus (14 milhões).

O World Christian Database revela ainda que existem 152 milhões de ateus no mundo.

http://gazetaonline.globo.com/noticias/minutoaminuto/internacional/internacional_materia.php?cd_matia=308577&cd_site=843

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Vaticano desconfia de estatísticas que mostram mais muçulmanos que católicos
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2007, 21:52:20 »
Quanta cara-de-pau alegar que os registros sobre o Islã não são tão acurados quanto os de batismos... se o batismo católico tivesse de ser confirmado na idade adulta esse segundo lugar teria chegado muito antes, e provavelmente haveria menos católicos do que protestantes já a uns quinze anos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

One

• Visitante
Re: Vaticano desconfia de estatísticas que mostram mais muçulmanos que católicos
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2007, 04:27:07 »
Como se o número importasse.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2007, 07:33:24 »

Mas é óbvio que importa. Ou há religião sem seguidores?

Amon Rá que o diga.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

One

• Visitante
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2007, 07:44:47 »

Mas é óbvio que importa. Ou há religião sem seguidores?

Amon Rá que o diga.

Tem razão.
Eu disse-o no sentido de ser pouco relevante para mim saber quem tem mais seguidores.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2007, 17:14:50 »
Pois é, se o Vaticano conta o número de batismos então eles me consideram como católico...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2007, 17:30:46 »
Acho que à maioria de nós.  Conseguir uma excomunhão dá um trabalho danado.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2007, 19:02:49 »
Quanta cara-de-pau alegar que os registros sobre o Islã não são tão acurados quanto os de batismos… se o batismo católico tivesse de ser confirmado na idade adulta esse segundo lugar teria chegado muito antes, e provavelmente haveria menos católicos do que protestantes já a uns quinze anos.

Pois é.

"Há estatísticas que não são muito cuidadosas. Na realidade, são precisas para algumas confissões e para outras não", disse Machado em entrevista publicada hoje pela imprensa italiana.

Engraçado eles afirmarem isso quando contam o número de católicos pelo número de batismos...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2007, 21:11:11 »
Eu sou um exemplo que a Igreja Católica Romana poderia pegar meu registro de batismo e fazer dela um papel higiênico para limpar a bunda (suja) do papa Bento I.VII.I

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2007, 09:41:22 »
Eu sou um exemplo que a Igreja Católica Romana poderia pegar meu registro de batismo e fazer dela um papel higiênico para limpar a bunda (suja) do papa Bento I.VII.I
É Bento CLXXI...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2007, 10:45:04 »
Não é Darth Bento DCLXVI?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2007, 11:38:38 »
Não é Darth Bento DCLXVI?

Darth Bento DCLXVI: "I´m your father!!!"
Luke: "That´s not true!!! This is impossible!!!"
Darth Bento DCLXVI: "And Princess Leia... is your sister!!!"
Luke: "That´s not true... that´s... huh... improbable..!??"
Darth Bento DCLXVI: "And the Empire will be defeated by... Ewok´s!!!!"
Luke: "Tha´t... very unlikely..."
Darth Bento DCLXVI: "And as a child... I... built... C3PO!!!"
Luke: "huh?!?"
Darth Bento DCLXVI: "And the force? Well, that´s just microscopical bacterias in your bloodstrain, call it midichlorians..."
Luke: "Look, if you don't gonna take this seriously, I'm out..."

:histeria: :histeria: :histeria:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2007, 12:24:52 »

Tb sou um exemplo disso, não foi opção minha ser batizado quando era  recém nascido, não piso em uma igreja há 20 anos ou mais a não ser para assistir casório(Se não tiver como não aparecer) e acho que padres, pastores , profetas e afins são um bando de hipócritas a serviço de algo que é uma mistura de partido politico e instituição bancária que defende apenas os próprios interesses.

Mas como tenho um registro de batismo, sou um católico com ingresso garantido no paraíso do bondoso Deus que vai mandar todos os seguidores de outras religiões  queimarem no inferno....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2007, 13:22:51 »
Queria saber como são as estatísticas para quem passou pela Eucaristia - ou, melhor ainda, Confirmação/Crisma - em contraste com as de muçulmanos da mesma faixa etária ou que tenham participado de cerimônias comparáveis.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2007, 14:31:20 »
Acho que não há dúvidas quanto a isso, até porque aqui QUASE todos são batizados ao nascer, mas pouquíssimos são fiéis, e tem muitos evangélicos também que se batizam e casam em Igrejas Católicas pelo fato de acharem mais glamuroso O.o (digo porque já vi muito disso).

Já os muçulmanos vivem em países de população quase 100% islâmica, não há muito como questionar, e até acho mais difícil um muçulmano brasileiro virar ateu do que um católico brasileito também, acho que a lavagem cerebral no islã é muito maior

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 22 de Maio de 2007, 14:36:29 »
Queria saber como são as estatísticas para quem passou pela Eucaristia - ou, melhor ainda, Confirmação/Crisma - em contraste com as de muçulmanos da mesma faixa etária ou que tenham participado de cerimônias comparáveis.

Não ia adiantar...Eu sou crismado e não sou católico... Existem muitos crismados que não são católicos, imagina então só batizados...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #16 Online: 22 de Maio de 2007, 18:28:51 »
Eu também sou crismado e ateu… <_<

tal da criança sofre mesmo hahaha

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Maio de 2007, 18:33:48 »
O melhor método é confiar no censo demográfico e acabou. Se bem que muita gente que não tem religião ia acabar dizendo que é católico também, só por default…

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Maio de 2007, 19:01:32 »
Eu também sou crismado e ateu… <_<

tal da criança sofre mesmo hahaha

2...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!