Autor Tópico: Filosofia como uma forma de religião  (Lida 1589 vezes)

One

• Visitante
Filosofia como uma forma de religião
« Online: 23 de Maio de 2007, 15:19:25 »
divirtam-se se o desejarem.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Filosofia como uma forma de religião
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2007, 15:23:48 »
A filosofia não é uma forma de religião. A religião essa sim tem a sua filosofia, mas é fechada e dogmática, e chamada de doutrina.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2007, 15:27:18 »
Eu vejo como a única religião moral.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2007, 16:14:13 »
Filosofia é especulação basicamente livre.  A religião se encaixa seguramente dentro desses parâmetros.

Algumas formas de filosofia são religiosas ou se aproximam da religião, mas nem todas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

One

• Visitante
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2007, 16:38:16 »
do Lat. doctrina

s. f.,
    conjunto de princípios básicos, fundamentais, de um sistema religioso, político ou filosófico;
    catequese cristã;
    opinião de autores;
    norma, regra, preceito.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2007, 18:08:13 »
Doutrina foi errado mesmo, mas não muda o sentido da frase.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2007, 00:51:18 »
Filosofia é especulação basicamente livre.  A religião se encaixa seguramente dentro desses parâmetros.

Algumas formas de filosofia são religiosas ou se aproximam da religião, mas nem todas.
Para o termo religião não precisa incluir necessariamente rituais? (seja dos mais simples como a oração até sacrifícios)

Ainda, a filosofia é aberta a discussão, enquanto a religião tende a dar uma resposta conveniente. ("Amor é uma coisa mágica de união espiritual, não ia gostar que fossem só reações químicas impulsionadas pelo sexo")
« Última modificação: 24 de Maio de 2007, 00:53:23 por Ilovefoxes »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2007, 01:08:15 »
Uma filosofia pode muito bem criar dogmas. A diferença é que a verdade não é revelada por um ser sobrenatural (como é o caso do cristianismo), mas pode ser tomada como necessariamente transcendente. De qualquer forma, qualquer conhecimento passa necessariamente por algum tipo de fé, dada a limitação de nossas capacidades sensíveis e cognitivas. Talvez o únco conhecimento livre da fé seja o "sei que estou pensando"; "penso, logo sou". E o resto todo das tautologias e das inferências lógicas.

Não sei a que o Dantas se refere quando fala "livre", mas a especulação é racional e encadeada, senão não é filosofia. Então, não é bem livre. Senão, seria apenas discussão do particular, doxa, não seria uma forma de conhecimento. Ou, inversamente, a filosofia é que é opinião particular que pretende ser um conhecimento verdadeiro. :P
« Última modificação: 24 de Maio de 2007, 01:20:05 por Worf »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2007, 03:26:03 »
Para o termo religião não precisa incluir necessariamente rituais? (seja dos mais simples como a oração até sacrifícios)

Oração não é a forma mais simples de ritual, mas sim, concordo que o ritual é um componente necessário da religião.

Ainda, a filosofia é aberta a discussão, enquanto a religião tende a dar uma resposta conveniente. ("Amor é uma coisa mágica de união espiritual, não ia gostar que fossem só reações químicas impulsionadas pelo sexo")

Não, nisso eu não concordo.  Nem a filosofia é necessariamente aberta nem a religião é necessariamente tosca... :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2007, 03:50:54 »
Nem a filosofia é necessariamente aberta
Concordo.
nem a religião é necessariamente tosca…
Bom, aí já acho que o termo "tosco" é questão de opinião… (e eu discordo com o que você disse, pelo menos quanto as religiões que eu já tive notícia =p)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2007, 03:56:47 »
Ter como meta simplesmente dar respostas convenientes é uma meta BEM tosca para uma religião.  Qualquer uma.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2007, 04:02:21 »
Talvez o único conhecimento livre da fé seja o "sei que estou pensando"; "penso, logo sou". E o resto todo das tautologias e das inferências lógicas.

Não estou tão seguro de que isso não exija fé. 

O conhecimento confirmado independentemente não seria o mais confiável, o mais independente de fé?  Pelo que entendo essa é a base do valor do conhecimento científico.

Não sei a que o Dantas se refere quando fala "livre", mas a especulação é racional e encadeada, senão não é filosofia. Então, não é bem livre.

Livre no sentido de poder ser mantida independente de confirmação clara nos fatos observáveis e testáveis.

Filosofia é necessariamente racional e encadeada?

Senão, seria apenas discussão do particular, doxa, não seria uma forma de conhecimento. Ou, inversamente, a filosofia é que é opinião particular que pretende ser um conhecimento verdadeiro. :P

Mas filosofia é uma forma de conhecimento? 

Me parece que ela é, de forma geral, "candidata" a conhecimento, não conhecimento em si, por isso a classifico como especulação. 

Se fosse conhecimento puro não haveria tantas escolas mutuamente exclusivas.

One

• Visitante
« Resposta #12 Online: 24 de Maio de 2007, 10:56:54 »
filosofia pretende explicar, clarear o que pesa sobre o Homem, a morte, finitude, impermanência

Que bom, ou talvez não ver pessoas apegarem-se a suas ideologias/certezas…

Só tenho uma, não é nada nova: Só sei que nada sei.

Talvez um dia a ultrapasse...

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2007, 18:40:55 »

Oração não é a forma mais simples de ritual, mas sim, concordo que o ritual é um componente necessário da religião.
Os rituais invadem a religião, o que é diferente.
O budismo, quando surgiu, foi entre outras coisas uma tentativa de simplificar o hinduismo e tirar dele tudo o que não é necessario, como os rituais.
Existe inclusive um conto, onde falam sobre como contrariando os ensinamentos, monges acabam criando grandes tratados explicativos sobre certos temas e, como criam rituais supersticiosos.

"Um Mestre que sempre ensinava que não devemos criar rituais, nem venerar os Budas, ou escrever grande tratados sobre determinados temas, como o amor, o ódio, etc… Ensinava em um templo, onde um dos monges possuía um gato. Sempre que ele iniciava sua meditação, o gato desse outro monge começava a "miar" e, isso tirava sua concentração e atrapalhava sua meditação.
O mestre então, passou a amordaçar o gato, antes de iniciar sua meditação.
Ele atingiu a iluminação e se tornou um dos mais importantes mestres da região, sendo admirado por todos.
Cem anos após sua morte, a sala onde praticava sua meditação, virou um altar onde outros monges podiam venera-lo e deixar oferendas, todos os monges desse templo, ao passar pelo altar, davam três voltas em sentido horário e pronunciavam "Salve mestre" três vezes.
Um dos monges mais reconhecidos desse templo, escreveu um grande tratado explicando como amordaçar um gato antes da meditação, permite que o espirito aprisionado do gato tentando se libertar, influencie a mente do meditador e, a ajude em seu mesmo processo de libertação".

Acho que esse conto, diz tudo sobre o assunto…
(A pratica das escolas budistas, hoje, é tão cheia de rituais e superstições quanto qualquer outra religião)

Quanto a oração, bem, ela tem uma função pratica não ritualizada ou supersticiosa, ela é um mantra, uma ferramenta de auxilio a determinados tipos de meditação.
Na religião é sempre assim, existe a função e a distorção.
« Última modificação: 12 de Junho de 2007, 18:46:01 por NadaSei »
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2007, 00:02:43 »
Os rituais invadem a religião, o que é diferente.

Rituais tem um valor prático do qual a religião não tem por que renunciar.  Servem para explicitar e firmar compromissos e metas, para buscar sintonia de sentimentos e propósitos, para melhorar a comunicação em grupos religiosos.

O budismo, quando surgiu, foi entre outras coisas uma tentativa de simplificar o hinduismo e tirar dele tudo o que não é necessario, como os rituais.

Na sua opinião, talvez.  No entanto o Budismo tem bastante ritual tanto hoje quanto por praticamente toda a sua existência passada.

Também não é bem verdade que ele se propunha a simplificar o Hinduísmo, até porque o Hinduísmo é um animal bem difícil de definir, com várias vertentes que não compartilham muito mais do que uma linguagem.

Existe inclusive um conto, onde falam sobre como contrariando os ensinamentos, monges acabam criando grandes tratados explicativos sobre certos temas e, como criam rituais supersticiosos.

"Um Mestre que sempre ensinava que não devemos criar rituais, nem venerar os Budas, ou escrever grande tratados sobre determinados temas, como o amor, o ódio, etc… Ensinava em um templo, onde um dos monges possuía um gato. Sempre que ele iniciava sua meditação, o gato desse outro monge começava a "miar" e, isso tirava sua concentração e atrapalhava sua meditação.
O mestre então, passou a amordaçar o gato, antes de iniciar sua meditação.
Ele atingiu a iluminação e se tornou um dos mais importantes mestres da região, sendo admirado por todos.
Cem anos após sua morte, a sala onde praticava sua meditação, virou um altar onde outros monges podiam venera-lo e deixar oferendas, todos os monges desse templo, ao passar pelo altar, davam três voltas em sentido horário e pronunciavam "Salve mestre" três vezes.
Um dos monges mais reconhecidos desse templo, escreveu um grande tratado explicando como amordaçar um gato antes da meditação, permite que o espirito aprisionado do gato tentando se libertar, influencie a mente do meditador e, a ajude em seu mesmo processo de libertação".

Acho que esse conto, diz tudo sobre o assunto…
(A pratica das escolas budistas, hoje, é tão cheia de rituais e superstições quanto qualquer outra religião)

Isso é fato.  Muitas das principais escolas, notavelmente o Zen e a Terra Pura, tiveram origem em parte pelo reconhecimento da necessidade de deixar de lado o excesso de ritualismo.

Quanto a oração, bem, ela tem uma função pratica não ritualizada ou supersticiosa, ela é um mantra, uma ferramenta de auxilio a determinados tipos de meditação.
Na religião é sempre assim, existe a função e a distorção.

Por que/como isso não seria ritual?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!