Para o termo religião não precisa incluir necessariamente rituais? (seja dos mais simples como a oração até sacrifícios)
Oração não é a forma mais simples de ritual, mas sim, concordo que o ritual é um componente necessário da religião.
Os rituais invadem a religião, o que é diferente.
O budismo, quando surgiu, foi entre outras coisas uma tentativa de simplificar o hinduismo e tirar dele tudo o que não é necessario, como os rituais.
Existe inclusive um conto, onde falam sobre como contrariando os ensinamentos, monges acabam criando grandes tratados explicativos sobre certos temas e, como criam rituais supersticiosos.
"Um Mestre que sempre ensinava que não devemos criar rituais, nem venerar os Budas, ou escrever grande tratados sobre determinados temas, como o amor, o ódio, etc… Ensinava em um templo, onde um dos monges possuía um gato. Sempre que ele iniciava sua meditação, o gato desse outro monge começava a "miar" e, isso tirava sua concentração e atrapalhava sua meditação.
O mestre então, passou a amordaçar o gato, antes de iniciar sua meditação.
Ele atingiu a iluminação e se tornou um dos mais importantes mestres da região, sendo admirado por todos.
Cem anos após sua morte, a sala onde praticava sua meditação, virou um altar onde outros monges podiam venera-lo e deixar oferendas, todos os monges desse templo, ao passar pelo altar, davam três voltas em sentido horário e pronunciavam "Salve mestre" três vezes.
Um dos monges mais reconhecidos desse templo, escreveu um grande tratado explicando como amordaçar um gato antes da meditação, permite que o espirito aprisionado do gato tentando se libertar, influencie a mente do meditador e, a ajude em seu mesmo processo de libertação".
Acho que esse conto, diz tudo sobre o assunto…
(A pratica das escolas budistas, hoje, é tão cheia de rituais e superstições quanto qualquer outra religião)
Quanto a oração, bem, ela tem uma função pratica não ritualizada ou supersticiosa, ela é um mantra, uma ferramenta de auxilio a determinados tipos de meditação.
Na religião é sempre assim, existe a função e a distorção.