Autor Tópico: Índice de gasolina adulterada em São Paulo é o dobro do país  (Lida 382 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Nyx

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.758
  • Sexo: Feminino
  • nyx
Índice de gasolina adulterada em São Paulo é o dobro do país
« Online: 26 de Maio de 2007, 17:01:57 »
:o

Citar
Índice de gasolina adulterada em São Paulo é o dobro do país

MÁRCIO RODRIGUES
da Folha Online

O índice de gasolina em não-conformidade com as especificações da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) na cidade de São Paulo é de 7,9%, mais que o dobro da média nacional, de 3,4%. Os dados são da própria ANP.

A informação é baseada nas 1.215 amostras de gasolina coletadas pela agência na capital paulista entre fevereiro e abril deste ano. Do total, 97 apresentaram irregularidades. A mais comum, segundo a ANP, é a adição de álcool além do permitido e a mistura de outras substâncias químicas ao combustível.

Em relação aos outros combustíveis analisados --diesel e álcool--, a média nacional de não-conformidade em abril foi de 1,7% e 2,7%, respectivamente. Na cidade de São Paulo, a média tanto para o diesel como para o álcool é de 1,5%.

Para ampliar a fiscalização e reduzir esses percentuais, principalmente em relação à gasolina, a prefeitura de São Paulo, a ANP e a Polícia Civil do Estado firmaram nesta quinta-feira um acordo para combater a adulteração de combustíveis, além da sonegação fiscal e de outras irregularidades nos postos.

A idéia do acordo é ampliar a periodicidade da fiscalização nos postos. "O ideal seria que cada posto fosse fiscalizado a cada três ou quatro meses", afirmou o prefeito Gilberto Kassab.

Segundo o secretário de Habitação de São Paulo, Orlando de Almeida Filho, o acordo prevê a criação de um grupo de trabalho que contará com dez engenheiros do Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis) e oito auditores da ANP. A polícia contribuirá com o trabalho de investigação para identificar os fraudadores e passará as informações à agência e ao Contru.

"Eles vão nos dizer quem são os grandes fraudadores. O objetivo é chegar aos locais onde ocorrem as fraudes e estancar o problema na origem", explicou o superintendente de fiscalização da ANP, Jefferson Paranhos.

Almeida Filho afirmou que o plano é iniciar a fiscalização dos dois mil postos de São Paulo a partir de junho. "Os engenheiros do Contru receberão um treinamento prático, provavelmente, já na próxima semana", afirmou.

Além disso, o grupo pretende montar um site para que o consumidor tenha acesso às ações que foram realizadas, assim como às medidas tomadas contra cada posto que apontou algum tipo de irregularidade. Kassab não soube, porém, precisar a data em que o site estará disponível para o público.

Segundo o prefeito, haverá uma nova reunião na próxima semana, junto com o Ministério Público, para acertar os últimos detalhes. Kassab quer incluir o órgão dentro deste grupo de fiscalização.

Segundo dados da ANP, em 2007 a agência já realizou 2.098 ações de fiscalização no Estado de São Paulo. Essas ações geraram 688 autos de infração, sendo 252 correspondentes à qualidade dos combustíveis. Além disso, houve 163 interdições.

Como evitar o abastecimento do seu veículo com combustível adulterado

- Exija sempre nota fiscal para garantir o conhecimento da origem do combustível
- Verifique a existência de placa da ANP visível com o telefone do Centro de Relações com o Consumidor (0800 970 0267)
- Verifique a existência de bandeira no posto
- A marca da distribuidora no caminhão que abastece o posto deve ser igual à informada na bomba
- Desconfie de preços muito baixos
- Se desejar, solicite ao posto que faça o teste da proveta, que verifica o teor de álcool na gasolina

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u117265.shtml



 :P E quanto a vocês, como anda a confiança nos postos de gasolina?

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Índice de gasolina adulterada em São Paulo é o dobro do país
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2007, 22:13:44 »
eu só ponho álcool (até porque o preço compensa).
no mais é procurar postos mais antigos. há uma malandragem que consiste em botar uma válvula acionável por controle remoto e um tanque a mais fora da planta e isso é coisa relativamente nova. assim, os postos mais velhos não têm o recurso, dificilmente tiveram tempo de implementar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!