Autor Tópico: Sudoku  (Lida 949 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Sudoku
« Online: 26 de Maio de 2007, 20:47:51 »
Alguém aqui joga? Alguém tem algum site ou livro para me recomendar com estratégias de sudoku? :D

o/

rizk

• Visitante
Re: Sudoku
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2007, 21:59:24 »
Sudoku tem estratégia?!?!?  :o

Sei lá. Se tem (a, b) como únicas possibilidades pra dois espaços, seja na linha, na coluna ou no 3x3, você não conta eles como possibilidade pros outros espaços. Vale pra três e números maiores, mas é mais raro. Outra é começar pela linha, a coluna ou 3x3 que tenha mais números preenchidos. Não sei se tem nem POSSIBILIDADE de existir "estratégia" cara.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2007, 23:33:51 »
Acho que não existe estratégia.
Você pode seguir várias seqüências de busca (colunas, linhas, blocos), mas logo vai ter que alternar estas seqüencias para fechar as possibilidades.
às vezes só a tentativa e erro consegue definir uma resposta, neste caso quem tem paciência para tentar e apagar leva vantagem. Melhor ainda quem consegue visualizar um arranjo mentalmente, sem ter que anotar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2007, 23:53:11 »
Percebi minha total e absoluta incapacidade como estrategista tentando aplicar um xeque mate usando dois bispos e meu rei contra o rei adversário. É um dos lances mais básicos do xadrez, mas mesmo assim eu não consigo fazer sem colar :(

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2007, 00:03:05 »
Alguém aqui joga? Alguém tem algum site ou livro para me recomendar com estratégias de sudoku? :D

o/

Eu jogo sudoku.

Este artigo da Sciam trás quatro estratagemas para resolver um sudoku:
http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_99.html

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2007, 00:10:07 »
Sudoku tem estratégia?!?!?  :o

Sei lá. Se tem (a, b) como únicas possibilidades pra dois espaços, seja na linha, na coluna ou no 3x3, você não conta eles como possibilidade pros outros espaços. Vale pra três e números maiores, mas é mais raro. Outra é começar pela linha, a coluna ou 3x3 que tenha mais números preenchidos. Não sei se tem nem POSSIBILIDADE de existir "estratégia" cara.

O sudoku é um problema do tipo NP, ou seja, não existe um método eficiente que sempre leve a uma resposta correta. A resolução, basicamente, consiste em testar todas as possibilidades até encontrar a correta. Quando preenchemos um quadrado em branco com um número que temos certeza que deve estar lá, estamos a eliminar uma enorme gama de combinações incorretas.

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2007, 01:07:10 »
Eu uso as "pencil marks" direto.

O sudoku da Gamehouse tem essa possibilidade, inclusive tendo uma função "automark" que mostra as possibilidades pra cada casinha e apaga conforme a gente decide... o que é super chato. Chato também é a pontuação: o ranking é baseado no tempo gasto, independentemente de usar o "automark". Mas tem 10 níveis e tal, da hora. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!