Autor Tópico: Cientistas identificam artimanha do HIV para driblar o sistema imunológico  (Lida 365 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Citar

O vírus HIV consegue evitar a ativação do sistema imunológico quando interage com as células dendríticas, um tipo de célula de imunização que se encontra habitualmente sob as mucosas e se encarrega de vigiar a entrada de algum agente patogênico no organismo. A informação foi publicada domingo (13) pela revista científica britânica "Nature".

A interação entre o HIV e as dendríticas impede que estas células, que representam 1% do total de leucócitos e desempenham um papel crucial para iniciar a resposta imune, possam ativar o sistema imunológico.

O estudo foi dirigido por Alison Simmons, do Instituto de Medicina Molecular Weatherall, da universidade inglesa de Oxford. A pesquisa avaliou o efeito da interação entre o HIV e o DG-SIGN, um receptor que se encontra na superfície das células dendríticas.

Segundo os resultados do estudo, a interação impede que as células dendríticas possam desenvolver a resposta imunológica e também aumenta a possibilidade de propagar o vírus aos próximos leucócitos T.

Os leucócitos são os responsáveis pela resposta imunológica das células e pelas funções de cooperação para o desenvolvimento de todas as formas de defesa do organismo. Por isso, ao ser infectado pelo HIV, a produção do vírus se multiplica.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u16433.shtml


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!