Autor Tópico: Carta psicografada faz julgamento ser suspenso em SP  (Lida 1041 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Carta psicografada faz julgamento ser suspenso em SP
« Online: 29 de Maio de 2007, 08:24:27 »
Carta psicografada faz julgamento ser suspenso em SP

Seg, 28 Mai, 04h42

Executado com 18 tiros há dez anos, o comerciante Paulo Roberto Pires teria mandado do além uma mensagem psicografada na qual inocenta o acusado de ser o mandante do crime. Parece o enredo de um filme de suspense, mas foi o que levou a Justiça de Ourinhos, a 380 km de São Paulo, a suspender o julgamento do réu Milton dos Santos, que estava marcado para o último dia 17. Ele seria julgado pelo Tribunal do Júri por homicídio qualificado.

A carta, psicografada numa sessão espírita, foi apresentada no processo como prova da inocência do acusado, que era concunhado da vítima. O advogado do réu, Marco Antonio Martins Ramos, alegou que a mensagem de 11 folhas manuscritas foi psicografada pelo médium Rogério Leite, do Centro Espírita Paulo Ferreira, da cidade paulista de Lorena. Na tentativa de provar a veracidade do documento, ele juntou no processo fotos da sessão espírita e do médium.

Num dos trechos do texto atribuído ao morto, ele diz esperar que a carta sirva para que "inocentem o Milton, para que ele prossiga a sua vida aproveitando-se da observação dos fatos para dirigir melhor sua família". O morto não aponta, no entanto, o verdadeiro culpado. Diz apenas esperar "que os culpados pela minha morte do corpo paguem suas culpas."

O pedido de suspensão do julgamento, feito pelo promotor criminal Silvio Brandini, foi deferido pela juíza Raquel Grellet Pereira Bernardi. A nova sessão ainda não foi marcada. Hoje, o promotor revelou que, embora a carta tenha sido psicografada em 2004, só foi juntada no processo três dias antes do júri. Ele pediu que o documento, que tem quatro assinaturas do morto, seja submetido à perícia. "Não devemos misturar religião com Justiça, mas tudo indica que estamos diante de uma farsa." Brandini solicitou a suspensão por temer que a carta pudesse ter alguma influência sobre os jurados. "Pode haver pessoas espíritas entre eles."

Pires foi morto em abril de 1997 e três envolvidos no crime já foram presos e condenados. Um deles, Edmilson Rocha Pacífico, na época com 25 anos, morreu na cadeia de Ourinhos em 2002. De acordo com o promotor, os réus acusaram Santos de ter contratado a morte do concunhado. Após o crime, ele foi nomeado procurador pela viúva e passou a administrar o patrimônio do comerciante, avaliado em R$ 15 milhões. Para o promotor, o motivo do crime foi financeiro. Santos aguarda o julgamento em liberdade. Ele não foi localizado pela reportagem.

http://br.noticias.yahoo.com/s/28052007/25/manchetes-carta-psicografada-julgamento-suspenso-sp.html

:sleepy:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Carta psicografada faz julgamento ser suspenso em SP
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2007, 08:51:10 »
Parece piada... como é que suspendem um julgamento por causa de uma "prova" que além de não ser confiável sequer "prova" alguma coisa, apenas alega que o réu é inocente e os culpados são outros (sem indicar quem seria)?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2007, 09:14:48 »
Se um dia for acusado de algo , já sei o que farei.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2007, 13:08:50 »
Faltava um nome de médium famoso para a carta ser aceita, e o Chico parece que não volta não... ::)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2007, 13:35:13 »
Pois eu concordo com a supensão, por causa do seguinte trecho do texto:
Brandini solicitou a suspensão por temer que a carta pudesse ter alguma influência sobre os jurados. "Pode haver pessoas espíritas entre eles."
Que palhaçada... |(

Por algum motivo, o seguinte cenário passou pela minha cabeça: um médium psicografa uma carta do Chico Xavier, na qual ele
confessa que era um farsante. :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2007, 13:39:55 »
O Problema é a capacidade de uma "prova" como essa ser capaz de influenciar os jurados ao ponto de ignorar outras evidências a respeito da culpa do réu...

Não sei se ele é culpado ou não, mas no caso, a carta poderia fazer com que qualquer outro argumento contra o acusado ser desconsiderado...

Tribunal de juri é uma piada...

E sim, o Promotor e a juíza aparentemente têm bom senso e pensaram no mesmo sentido...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2007, 14:29:56 »
Medieval isso... Que horror.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2007, 18:01:07 »
Acho que a decisão suspender o julgamento foi acertada, afinal a carta poderia influenciar os jurados. Melhor submetê-la a perícia para provar que é fraude.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2007, 18:43:26 »
Pensando melhor, vocês tem um bom ponto...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2007, 19:27:22 »
Isso aí.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2007, 09:30:27 »
Mas o pior da estória é que não é a primeira carta psicografada deste processo: http://tvtem.globo.com/tv/mod_news.asp?passos=ExibirNoticia&local=&NewsID=120403

"Mas, as cartas psicografadas não são novidade nesse processo. Outras duas teriam sido enviadas a um dos envolvidos no crime, em março de 2005. Nela a vítima pediria que o acusado fosse ouvido no julgamento. Já a outra, que chegou as mãos da Justiça em abril de 2006, diz o contrário."

Seria interessante saber qual destino a juíza deu para essas duas 'provas' anteriores.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2007, 10:26:59 »
Puxa, quem poderia imaginar cartas psicografadas se contradizendo...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2007, 19:50:05 »
Seria interessante saber qual destino a juíza deu para essas duas 'provas' anteriores.

:hihi: Lixeira seria uma boa opção.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!