Autor Tópico: A justiça é igual para todos no Brasil - Farah Jorge Farah solto.  (Lida 2846 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
A justiça é igual para todos no Brasil - Farah Jorge Farah solto.
« Online: 31 de Maio de 2007, 10:41:59 »
FONTE

Cirurgião acusado de esquartejar namorada ganha liberdade

O STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu nesta terça-feira habeas corpus ao cirurgião plástico Farah Jorge Farah, acusado de matar e esquartejar a paciente e ex-namorada Maria do Carmo Alves, em janeiro de 2003.

Farah está preso há cerca de quatro anos. No pedido de liberdade, o advogado de Farah, Roberto Podval, argumentou que não há motivos para ele ser mantido preso preventivamente. "Não há risco de fuga, nem há mais clamor público", disse o advogado.

02.fev.2003/Folha Imagem

A expectativa de Podval é a de que Farah, que está preso em São Paulo, deixa a cadeia até esta quarta-feira.

Na decisão, o ministro Gilmar Mendes, relator do processo, acatou o argumento. "A prisão preventiva para a garantia da ordem pública, fundada na gravidade do delito e na necessidade de acautelar o meio social, não encontra respaldo na jurisprudência", afirmou. Para o ministro, a prisão de Farah estava pautada apenas no modo como o crime foi cometido e "na comoção social que a gravidade do delito causou na sociedade paulistana".

Dos cinco ministros que votaram, apenas Joaquim Barbosa foi contra a decisão do relator. Eros Grau, Cezar Peluso e Celso de Mello acompanharam o voto do relator.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, Farah ainda não tem julgamento marcado. Em novembro, ele passou por exame de sanidade mental feito pelo Imesc (Instituto de Medicina Social e Criminológica de São Paulo). Em fevereiro, o instituto solicitou um exame complementar. O laudo ainda não foi concluído.

O crime ocorreu na clínica de Farah, em Santana (zona norte de São Paulo). Ele confessou ter matado e esquartejado Alves. Partes do corpo dela foram encontradas embaladas em sacos de lixo plásticos, escondidos no porta-malas do carro do cirurgião.

___________________________________________________________ ____________________________________

Realmente, a justiça é igual para todos no Brasil.  ::)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: A justiça é igual para todos no Brasil - Farah Jorge Farah solto.
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2007, 14:24:08 »
não sei se pretendeu ser irônico, mas parece-me que é mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2007, 19:02:27 »
Como acho que tem um tanto a ver comigo, eu acho que devo lembrar que não considero que na prática a justiça seja a mesma, de forma alguma. O que acho que não ocorre é simpatia/complacência com criminosos por critérios sócio econômicos, seja por estarem no mesmo nível, ou muito menos por serem ricos. Muito mais freqüente é o contrário, alguma complacência para os criminosos pobres, por poderem ser colocados como vítimas da sociedade, quiçá até "vítimas" das próprias vítimas (vide Sílvio Santos ser culpado pelo seqüestro da própria filha, segundo a Felinto). E com os ricos acaba sendo até pior, porque não tem esse mesmo motivo social, eles tiveram sempre tudo de bom e do melhor, etc. É "maldade pura", não foram vítimas da sociedade burguesa cruel.

Ou seja, tanto faz se uma mulher foi estuprada e esquartejada por um bando de moleques dum bairro rico ou da favela, a raiva das pessoas que ouvirem falar será geralmente aproximadamente a mesma, independentemente também da classe social dessas pessoas. Você não deve condenar menos moralmente também alguém aproximadamente na sua faixa de renda se de repente fosse condenado legalmente por algum crime bárbaro, muito embora eu já tenha ouvido alguém "admitir" que faria exatamente isso. Se é o caso geral, o que acho que não é, eu então sou mais estranho do que imaginava.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2007, 20:30:33 »
Engraçado como o dia-a-dia contradiz os teus comentários.... teoria é uma beleza... na prática a verdade é outra.
Notícias não faltaram, tenho certeza disto... infelizmente.  :(

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2007, 22:49:15 »
 :| Vou deixar que essa "piada" fale por mim:

EXPERIÊNCIA NOVA

Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um galinheiro e levaram para a delegacia.

- Que vida mansa, heim, vagabundo? Roubando galinha pra ter o que comer sem precisar trabalhar. Vai pra cadeia!
- Não era pra mim não. Era pra vender.
- Pior. Venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio estabelecido. Sem-vergonha!
- Mas eu vendia mais caro.
- Mais caro?
- Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e as minhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos enquanto as minhas botavam ovos marrons.
- Mas eram as mesmas galinhas, safado.
- Os ovos das minhas eu pintava.
- Que grande pilantra...

Mas já havia um certo respeito no tom do delegado.

- Ainda bem que tu vai preso. Se o dono do galinheiro te pega...
- Já me pegou. Fiz um acerto com ele. Me comprometi a não espalhar mais boato sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar os preços dos produtos dele para ficarem iguais aos meus. Convidamos outros donos de galinheiro a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio. Ou, no caso, um ovigopólio.
- E o que você faz com o lucro do seu negócio?
- Especulo com dólar. Invisto alguma coisa no tráfico de drogas. Comprei alguns deputados. Dois ou três ministros. Consegui a exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para os programas de alimentação do governo e superfaturo os preços.

O delegado mandou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a cadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada. Depois perguntou:

- Doutor, não me leve a mal, mas com tudo isso, o senhor não está milionário?
- Trilionário. Sem contar o que eu sonego do Imposto de Renda e o que tenho depositado ilegalmente no exterior.
- E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas?
- Às vezes. Sabe como é.
- Não sei não, excelência. Me explique.
- É que, em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa. Do risco, entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me sinto realmente um ladrão, e isso é excitante. Como agora. Fui pego, finalmente. Vou para a cadeia. É uma experiência nova.
- O que é isso, excelência? O senhor não vai ser preso não.
- Mas fui pego em flagrante pulando a cerca do galinheiro!
- Sim. Mas primário, e com esses antecedentes...

Luis Fernando Verissimo
(Novas Comédias da Vida Privada, L&PM Editores, 1996 )

:umm: Nada mais a declarar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2007, 10:06:37 »
Engraçado como o dia-a-dia contradiz os teus comentários.... teoria é uma beleza... na prática a verdade é outra.
Notícias não faltaram, tenho certeza disto... infelizmente.  :(

Bem, não é o que vejo.... o que vejo sempre é que quando um criminoso é de classe mais baixa, vem logo algum defensor, apontando que ele nada mais é que vítima da sociedade e etc... e se há criminosos de classes mais altas, principalmente de crimes bárbaros, a revolta é maior justamente por não haver a justificativa social... também de maneira geral não vejo notícias de pessoas mais conformadas com suas famílias ou consigo mesmas terem sido vítimas de pessoas da mesma classe ou de classes mais altas... já quando são vítimas de pessoas mais pobres, podem por até culpa nelas mesmas, como no caso do menino arrastado por um carro até a morte, onde primeiro saiu notícia dizendo que a mãe se sentia culpada, e mais tarde apareceu um suposto texto da comunidade espírita da família de uma alegada psicografia onde João Hélio admitia ter sido gladiador romano e arrastado pessoas até a morte em sua biga, que o fim que teve não era nada mais que carma...

Talvez no dia a dia tenhamos "fontes" diferentes e confirmações diferentes dos nossos pontos de vista, porque simplesmente não vejo exemplos de maior conformação - pública, popular, ou "elitista geral" - para com criminosos, seja da mesma classe social das vítimas ou mais ricos... vejo revistas, mesmo supostamente de "elite", "pixando" os criminosos de todas classes, fazendo matérias sobre impunidade citando o caso Pimenta Neves, por exemplo - em vez de dizer que não houve impunidade alguma e que está tudo certíssimo...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2007, 10:18:59 »
Tu nunca vais ver notícias da família da vítima se conformar devido a classe social do autor do crime… e nem é disto que estou falando… exemplo errado.
Digo que os mecanismos da nossa sociedade (a própria justiça inclusa) favorecem mais ao mais abastado sair impune.

Veja bem… não quero que o criminoso pobre tenha a pena relaxada. Sonho apenas com o dia em que a justiça será feita de forma igualitária, levando-se em conta apenas a natureza do crime e não fatores sócio-econômicos.

O que aconteceu com os assassinos do Galdino Jesus dos Santos, o índio Pataxó incendiado??? Aonde eles estão?  :hein:

Recordar é viver:

http://jus2.uol.com.br/pecas/texto.asp?id=290
« Última modificação: 01 de Junho de 2007, 10:24:27 por Spitfire »

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2007, 01:51:57 »
Se o cara está preso ESPERANDO JULGAMENTO HÁ QUATRO ANOS, tem é que soltar mesmo, pode ser rico e ter matado a mãe, que fosse. Preventiva é ok em casos de risco de fuga, pra garantir que a instrução se dê sem maiores problemas, mas que catzos de instrução é essa que demora quatro anos?!?!

Constrangimento ilegal é isso aí.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2007, 13:37:46 »
Parece coisa do Datena... O cara ficou 4 anos preso sem julgamento. Tem que soltar mesmo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2007, 21:02:51 »
Réu confesso... não digo mais nada.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2007, 21:23:02 »
Se confissão valesse alguma coisa Fernandinho Beira-Mar seria santificado, porque tem dezenas que assumiriam toda sua culpa.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2007, 21:25:53 »
Constituição, artigo 5º, LVII: "Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

Não importa que quinhentas testemunhas atestem o fato, que tenha sido filmado, que o cara assine com sangue sua culpa. Sem julgamento, sem sentença irrecorrível, sem culpa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2007, 23:33:33 »
Mas a falha é a falta de julgamento pois são úteis ao cumprir a lei ao dar a liberdade por ter ficado 4 anos sem julgamento, mas não para fazer o julgamento que a lei determina! 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2007, 23:49:38 »
"Eles" não são seletivamente úteis, não! Dão a liberdade por questão de legalidade. Nosso sistema penal está falido, tudo é crime neste país. O sujeito furta uma galinha e depois a galinha é devolvida, mas o processo continua por um ou dois anos em face de uma lesão mínima ou inexistente.

Estou com um processo aqui em que um sujeito furtou um fusca velho e foi pego meia-hora depois. Lesão nenhuma foi produzida. O processo tem 300 folhas, dois advogados dativos, 4 perícias, 5 anos de diligências de oficiais de justiça. O réu vai ficar 2 anos preso. Isso tudo vai custar cerca de R$ 20.000,00. R$ 20.000,00 para expiar um crime que não produziu nenhuma lesão.

R$ 10.000,00: Esse é o preço médio que custa ao Estado cada ladrãozinho processado.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2007, 00:00:32 »
Se confissão valesse alguma coisa Fernandinho Beira-Mar seria santificado, porque tem dezenas que assumiriam toda sua culpa.

Tá... então o Jorge Farah é inocente e foi um absurdo ele estar preso por 4 anos.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Junho de 2007, 00:04:55 »
"Eles" não são seletivamente úteis, não! Dão a liberdade por questão de legalidade. Nosso sistema penal está falido, tudo é crime neste país. O sujeito furta uma galinha e depois a galinha é devolvida, mas o processo continua por um ou dois anos em face de uma lesão mínima ou inexistente.

Estou com um processo aqui em que um sujeito furtou um fusca velho e foi pego meia-hora depois. Lesão nenhuma foi produzida. O processo tem 300 folhas, dois advogados dativos, 4 perícias, 5 anos de diligências de oficiais de justiça. O réu vai ficar 2 anos preso. Isso tudo vai custar cerca de R$ 20.000,00. R$ 20.000,00 para expiar um crime que não produziu nenhuma lesão.

R$ 10.000,00: Esse é o preço médio que custa ao Estado cada ladrãozinho processado.

Custa  R$ 10.000,00??? Para onde a justiça desvia todo este dinheiro?

É  I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L um processo custar tudo isto… está havendo roubo discarado nas verbas do judiciário.

É muita cara-de-pau!

Onde é gasto tudo este dinheiro??? Folhas??? Xerox??? Salários????

Bah! NÃO FODE!

Por isto que a justiça não quer controle externo... a roubalheira tá muito boa lá dentro... pra que mexer?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #16 Online: 03 de Junho de 2007, 01:07:45 »
Quanto você acha que custa uma perícia das mais simples?

Quanto você acha que custam os honorários do advogado mais vagabundo por dois, três anos, que é quanto costuma durar um processo por um furto qualquer? Quem você acha que paga isso? O "bandido"?

Cartas precatórias, quanto você acha que custa?

E quanto você acha que custa para o Estado manter um preso em uma penitenciária por dois anos?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #17 Online: 03 de Junho de 2007, 01:23:28 »
Dados principais do processo que tenho aqui:

Furto de um automóvel Fusca 1974. Suspeito preso em flagrante meia-hora depois. Duração do processo: 5 anos.

1. Perícia no carro: R$ 150,00
2. Diligência do oficial de justiça para intimar/citar partes: R$ 30,00 cada uma. Número de diliências durante todo o processo: 17. Preço total: R$ 510,00
3. Hornorários dos dois advogados dativos que atuaram no processo, cada um em uma fase distinta: R$ 1.800,00.
4. Perícia nos "instrumentos do crime": R$ 150,00.
5. 5 cartas precatórias: R$ 100,00
6. Condução coercitiva da vítima (isso mesmo, da vítima) a depor: R$ 30,00.
7. Editais para citação do réu, que sumiu: R$ 50,00.
8. 2 anos de pena privativa de liberdade: a R$ 900,00 ao mês: R$ 16.800,00

Faça as contas.

Agora vem o pior:
Indenização por erro judiciário: R$ 1.000.000,00.

Isso porque o réu preso em flagrante apresentou documentação falsa, sendo o processo aberto contra pessoa que nada tinha a ver com a história. O réu sumiu, e a pessoa foi presa posteriormente quando tentava pedir certidão de antecedentes criminais para fazer um curso de segurança.

Posteriormente, através de exame datiloscópico, conseguiu-se provar que a pessoa presa em flagrante não era quem estava sendo processado.

Tudo isso por causa de um fato que não gerou lesão nenhuma.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 03 de Junho de 2007, 01:44:19 »
Mas não gerou lesão devido a prisão em flagrante. E a policia militar também tem que cumprir com a lei e encaminhar o caso. Não se pode dizer que não houve lesão, pois houve uma violação da lei, e a lei não se baseia em motivos econômicos, pois nesse caso teriamos empresas de psicoativos os quais hoje são ilícitos. 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #19 Online: 03 de Junho de 2007, 01:51:04 »
Mas não gerou lesão devido a prisão em flagrante. E a policia militar também tem que cumprir com a lei e encaminhar o caso. Não se pode dizer que não houve lesão, pois houve uma violação da lei, e a lei não se baseia em motivos econômicos, pois nesse caso teriamos empresas de psicoativos os quais hoje são ilícitos.
Falou José Luiz Datena!

"A lei não se baseia em motivos econômicos"?!

Viva em sua ilusão.

Nem vou me dar ao trabalho.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #20 Online: 03 de Junho de 2007, 01:56:03 »
Não se pode dizer que não houve lesão, pois houve uma violação da lei

Acho que depende do que ele e o Estado consideram lesão.

Citação de: Houaiss
Rubrica: termo jurídico.
prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais
5   Rubrica: termo jurídico.
em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém
6   qualquer dano ou prejuízo moral ou material

2 anos de pena privativa de liberdade: a R$ 900,00 ao mês: R$ 16.800,00
Holy shit.

Com uma morosidade dessas, não sei como o judiciário é ainda considerado um Poder. Devíamos passar a chamá-lo de Potência, no sentido aristotélico.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 03 de Junho de 2007, 02:01:59 »
Falou José Luiz Datena!

"A lei não se baseia em motivos econômicos"?!

Viva em sua ilusão.

Nem vou me dar ao trabalho.
Ok, é baseda também na proteção da propriedade privada. E por vezes tal proteção acaba superando a prioridade que deveria ser a integridade fisica da população. Talvez fosse correto priorizar crimes contra a vida e a integridade física.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #22 Online: 03 de Junho de 2007, 02:03:37 »
:ok:

rizk

• Visitante
« Resposta #23 Online: 03 de Junho de 2007, 02:06:05 »

Tá… então o Jorge Farah é inocente e foi um absurdo ele estar preso por 4 anos.
Tem gente reclama de crente que não sabe dar valor à laicidade do estado, e diz essas bobagens.

Eu não sei quanto a você, mas eu é que não queria ser presa e passar 4 anos presa sem uma porra de uma sentença. Às vezes, as pessoas são presas por dar ou pegar carona, sabe.

Quem trabalha com criminal não cansa de ver pedido de concessão de liberdade provisória alegando já terem passado os tais 81 dias. É um prazo impraticável na maioria dos casos, tirando aqueles furtinhos que só tem o polícia de testemunha e tal. Demora pra chegar laudo, certidão, folha de antecedente e todas as coisas, além de muitas vezes ter que expedir precatória porque o réu não está preso na comarca, ter que intimar e requisitar todo mundo, e é um inferno. Além, obviamente, da pauta de audiência, que é um problema à parte: todo o atraso acumulado se reflete nela.
Eu não sei se esse prazo se aplica em processo de crime contra a vida e suponho que sim, mas os colegas me acudam)

Spit, falando nisso, olha esse fantástico relatório de sentença do último dia 29.
A Justiça Pública denunciou *, qualificado nos autos, como incurso no art. 155, “caput”, c.c. artigo 14, II,  ambos do Código Penal, porque, segundo a denúncia, no dia *, por volta das *, na *, nesta Capital, tentou subtrair para si cantoneiras de azulejos, não se consumando o delito por circunstâncias alheias à sua vontade. Consta da denúncia que o acusado foi surpreendido por guardas civis metropolitanos que executavam vigilância a um setor desativado da *, estabelecimento pertencente à Prefeitura, tentando subtrair peças de alumínio utilizadas nas paredes dos vestiários. O réu foi detido em flagrante e conduzido à delegacia de polícia.

Daí que o juiz decidiu que a lesão ao bem jurídico tutelado pela norma e tal era irrelevante e absolveu o rapaz. VOCÊS ME DIGAM SE ISSO PODE. Seis meses de processo, dois laudos, duas requisições de testemunha…

Eu cá acho que isso de bagatela se aplica também ao fusquinha :histeria:

Ok, é baseda também na proteção da propriedade privada. E por vezes tal proteção acaba superando a prioridade que deveria ser a integridade fisica da população. Talvez fosse correto priorizar crimes contra a vida e a integridade física.

Priorizar em quê, em reservar as prisões pra esses?

O único perigo em botar o Farah em liberdade é ele resolver namorar de novo. E, com 4 anos na cadeia, eu não duvido é de nada.

Agora vem o pior:
Indenização por erro judiciário: R$ 1.000.000,00.

Isso porque o réu preso em flagrante apresentou documentação falsa, sendo o processo aberto contra pessoa que nada tinha a ver com a história. O réu sumiu, e a pessoa foi presa posteriormente quando tentava pedir certidão de antecedentes criminais para fazer um curso de segurança.

Puta merda hein. Quando foi que notaram esse minúsculo detalhe?!?!

Esse foi o maior choque com a realidade que eu levei quando comecei a trabalhar no judiciário. NÃO TEM exame de digital, quando menos de DNA e fibras e tal. Laudo é tudo assim: "consiste em revólver calibre 38'' marca Taurus, com numeração raspada e cão assim e assado, apto a realizar disparos", juro por deus. A pessoa cresce vendo CSI e acha que é normal. Nem pra pegar a porra da digital na arma e bater com a porra da digital do réu, puta merda.
« Última modificação: 03 de Junho de 2007, 02:21:00 por mimi »

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #24 Online: 03 de Junho de 2007, 02:22:45 »
O grande problema é que nossa sociedade (e me refiro ao Mundo) do século XXI ainda possui um sistema penal baseado em tempos bíblicos e um sistema prisional baseado na Idade Média.

Alguém aqui sá ouviu falar na "Cifra Negra da Criminalidade"? É mais ou menos assim: para cada homicídio "resolvido" no Brasil, há por volta de uma centena que nem chega a ser processada. Isso porque homicídio é o crime mais "denunciado". Para cada furto processado com réu condenado, há cerca de 2.000 não resolvidos (número com base em boletins de ocorrência); mas a cifra negra se mostra monstruosa aqui: estima-se que se faz boletim de ocorrência de uma mínima porcentagem dos furtos e roubos (grande parte sendo de automóveis, em razão de seguros), diante da realidade criminal fora dos registros policiais.

Eu já fui vítima de uns 4 furtos… Nunca registrei ocorrência. A Cifra negra mostra que o Direito Penal é um grande engodo. Mais útil seria reservar o Direito Penal a homicídios, estupros, tráfico de armas e de entorpecentes, e resolover civilmente o resto.

Louk Hulsmann Fala lindamente sobre isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!