Autor Tópico: Reducionismo maniqueísta  (Lida 1126 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Reducionismo maniqueísta
« Online: 01 de Junho de 2007, 10:15:21 »
Que dividir tudo em certo ou errado é maniqueísmo, que é em si próprio errado (talvez sendo maniqueísta a própria condenação do maniqueísmo), é praticamente um clichê.

Mas será que as coisas na área "cinza" entre certo e errado não são em si compostas totalmente por sub-componentes que são dicotômicamente certos ou errados, tornando obrigatórios julgamentos maniqueístas de qualquer forma, numa análise mais detalhada?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Reducionismo maniqueísta
« Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2007, 11:10:59 »
acho que sim, sempre se trabalha com uma tese e com uma antítese, coisa meio como números binários e sistemas complexos. mas posso estar viajando.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

blue pill

• Visitante
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2007, 12:58:09 »
O universo parece ser assim, manifestações diferentes mass não de dois fundamentos - certo e errado - mas de apenas um.

Antigamente achavam que tudo era feito de agua, ja acharam que era feito de amor, ja acharam que tudo era feito de atomos, hoje existe aquela propósta sendo estudada de que todo universo pode ser sintetizado em manifestações diferentes de uma corda multi-dimensional.
Tudo parece ser apenas uma coisa, corda.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2007, 16:30:49 »
Uma palavra: dialética.  Não confundir com dianética, que é armadilha daquela desgraça que é a cientologia.

Respondendo à pergunta do Buckaroo Banzai: não.  Pois "certo" e "errado" são conceitos por demais abstratos para se prestarem a esse tipo de uso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2007, 00:48:18 »
A dialética não deixa de ser uma argumentação circular. No fim, acaba sendo um processo que leva ao uno.
(Pelo menos do pouco que eu sei de Hegel; não que ele seja o único a usar o método dialético, mas é o mais famoso).

E para o Buckaroo Banzai: Derrida e a deconstrução.
Ele meio que parte do princípio de que toda argumentação é binária, pois leva 2 pontos contrários, 2 pensamentos contrários em conta para a construção de um texto e de seus significados. http://en.wikipedia.org/wiki/Deconstruction#Logocentrism_and_the_critique_of_binary_oppositions

Não que eu concorde ou entenda disso mais profundamente, mas pode ser de seu interesse.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!