Autor Tópico: Polonês acorda após 19 anos em coma  (Lida 1986 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Polonês acorda após 19 anos em coma
« Online: 03 de Junho de 2007, 11:24:28 »
Um polonês que permaneceu 19 anos em coma, depois de ter sido atropelado por um trem, surpreendeu os médicos ao retomar a consciência.

Quando ele ficou inconsciente, a Polônia, hoje membro da Otan e da União Européia, ainda era um país comunista, alinhado à antiga União Soviética.

Desde então, o país abraçou a democracia e o capitalismo, o Muro de Berlim ruiu e vários presidentes assumiram o governo do país.

“Agora eu vejo pessoas nas ruas com telefones celulares e há tantas coisas boas nas lojas que eu fico tonto”, disse.disse ele à TV do país.

“Quando entrei em coma, havia apenas chá e vinagre nas lojas, a carne era racionada e havia imensas filas para abastecer os carros em toda parte.”

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Polonês acorda após 19 anos em coma
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2007, 11:31:41 »
Deve ter sido uma experiência interessante...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2007, 12:03:22 »
 :| Esse é um baita golpe para os defensores da Eutanásia.  :umm: :umm:

:hihi: Coitadinho, deve estar boiando. Quero só ver o que irá acontecer quando ele conhecer os PC e a Net.  :hihi:

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2007, 16:14:48 »
Você pode postar o link?
Queria saber se ele ficou com seqüelas ou se está completamente bem. Sair de um coma de 19 sem seqüelas não é pouca coisa. É a feliz Providência. :P

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2007, 16:21:49 »
Você pode postar o link?
Queria saber se ele ficou com seqüelas ou se está completamente bem. Sair de um coma de 19 sem seqüelas não é pouca coisa. É a feliz Providência. :P

Aqui:
www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/06/070602_polones_acordarg.shtml

E nada mal.
Dormir um tempão desse e acordar com os filhos já criados e casados, e o país numa situação bem melhor.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2007, 17:57:23 »
não é pra qualquer um, deve ser um choque...
mas eu gostaria. sempre tenho vontade de dar esses saltos no tempo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2007, 19:41:58 »

Para os defensores da eutanásia e do comunismo:

“Agora eu vejo pessoas nas ruas com telefones celulares e há tantas coisas boas nas lojas que eu fico tonto”, disse.disse ele à TV do país.

“Quando entrei em coma, havia apenas chá e vinagre nas lojas, a carne era racionada e havia imensas filas para abastecer os carros em toda parte.”

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2007, 19:44:58 »

:| Não consigo concordar com a sua idéia Procedure.

Devemos levar em consideração o contexto da época.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2007, 19:48:46 »

:| Não consigo concordar com a sua idéia Procedure.

Devemos levar em consideração o contexto da época.

sim, o contexto em que a polônia era… comunista.
isso não é coisa nova, though. o janer cristaldo vive falando de quando foi pra romênia e viu colheitas apodrecendo pela metade ou bares que não tinham nada pra vender mas abriam porque, bem, os garçons tinham de fazer o trabalho deles(ficar na porta). tudo já previsto na década de 30 pelo mises…
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2007, 19:51:56 »
sempre tenho vontade de dar esses saltos no tempo.
O problema é que o cara envelheceu os 19 anos que dormiu...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2007, 19:52:12 »

E a Guerra Fria não é nada?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2007, 19:55:23 »

E a Guerra Fria não é nada?

sim, a guerra fria estava lá porque a polônia era... comunista.
vai me dizer que os polaquinhos comiam palha de cadeira porque a urss tinha que construir foguetes?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2007, 19:59:51 »
sim, a guerra fria estava lá porque a polônia era… comunista.
vai me dizer que os polaquinhos comiam palha de cadeira porque a urss tinha que construir foguetes?

:| Cada um estava defendendo seus ideais, e espero que esse Polônes compreenda isso.

O comunismo tem seus aspectos positivos e negativos, da mesma forma que o capitalismo.

Além do que, estavamos em plena corrida armamentista, a possibilidade de uma bomba atômica cair na cabeça deles era bem grande, não seria de se esperar mesmo que a URSS ficasse de braços cruzados sem preparar-se para um contra-ataque.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2007, 20:18:24 »
Imaginem o bafo de 19 anos de sono!

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2007, 20:33:30 »
Além do que, estavamos em plena corrida armamentista, a possibilidade de uma bomba atômica cair na cabeça deles era bem grande, não seria de se esperar mesmo que a URSS ficasse de braços cruzados sem preparar-se para um contra-ataque.
Os EUA também fizeram um arsenal gigantesco, nem por isso comiam palha. O problema não é o destino dado ao seu dinheiro, mas a impossibilidade de geri-lo se não existem informações (preços/propriedade privada) que possibilitem a boa-destinação dos recursos. Mises falou isso em 1920, ninguém acreditou nele... Deu no que deu.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 03 de Junho de 2007, 20:55:30 »
Os EUA também fizeram um arsenal gigantesco, nem por isso comiam palha. O problema não é o destino dado ao seu dinheiro, mas a impossibilidade de geri-lo se não existem informações (preços/propriedade privada) que possibilitem a boa-destinação dos recursos. Mises falou isso em 1920, ninguém acreditou nele… Deu no que deu.

Os EUA eram a maior potência da época.

:| Mas reconheço que o que disse tem sua lógica.

Contudo, boa destinação? O objetivo do comunismo é fazer a destinação igualitária dos recursos. Dificilmente encontraremos uma destinação melhor que essa.

:| Em dólares de hoje, os Estados Unidos gastaram aproximadamente 13 trilhões de dólares para vencer a Guerra Fria. Durante quatro décadas, os gastos com a segurança nacional consumiram aproximadamente oito por cento da produção econômica da nação (Produto Interno Bruto ou PIB), e 30 por cento de todos os gastos do governo federal.

Isso é uma boa destinação?

Creio que tanto os Eua quanto a URSS erraram, e muito.

Ambos tentaram a todo custo impor suas doutrinas, e quem pagou isso foi o povo.

Não sou comunista e nem quero defender o URSS, contudo, tampouco acho acertado criticá-lo tanto.

« Última modificação: 03 de Junho de 2007, 21:40:27 por Lela »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #16 Online: 03 de Junho de 2007, 23:01:07 »
Contudo, boa destinação? O objetivo do comunismo é fazer a destinação igualitária dos recursos. Dificilmente encontraremos uma destinação melhor que essa.
Eu devo ter me expressado mal. Entenda boa destinação como destinação útil ou interessante dos recursos. Ou seja, tome isso com o contrário do desperdício. Fazer armas, por exemplo, não é bem útil (a não ser que você esteja em guerra; talvez seja verdade, durante a Guerra Fria). Eu estava me referindo ao resto da economia americana, que era sustentável, e não aos gastos do governo. No caso da URRS, não existia bem uma economia, existia um cenário de completa impossibilidade de controle e de ação econômica, causado pelo Estado e pela inexistência de propriedade privada; em suma: um paradoxo, uma irracionalidade econômica profunda. É por isso que a URSS quebrou.

(Eu quase postei sobre o problema do cálculo econômico, mas estaria me repetindo aqui e estaria saindo do tema do tópico. :) Veja http://en.wikipedia.org/wiki/Economic_calculation_problem )

« Última modificação: 03 de Junho de 2007, 23:04:52 por Worf »

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 03 de Junho de 2007, 23:21:25 »
 :P Discotir economia com a Lela tendo sono é covardia.  :P

. Eu estava me referindo ao resto da economia americana, que era sustentável, e não aos gastos do governo. No caso da URRS, não existia bem uma economia, existia um cenário de completa impossibilidade de controle e de ação econômica, causado pelo Estado e pela inexistência de propriedade privada; em suma: um paradoxo, uma irracionalidade econômica profunda. É por isso que a URSS quebrou.

:hihi: Então os embargos e a produção maciça de armas não tiveram nada a ver com isso?

:) Creio que de fato havia uma profunda desorganização econômica, que dificilmente seria sanada em um período curto de tempo, apenas talvez se houvessem alguns fatores que contribuissem, como por exemplo um governo forte e ponderado.

Os princípios do comunismo são bastante positivos, contudo, colocá-los em prática  é quase uma utopia. A inexistência da propriedade privada não é necessariamente negativa, desde que os recursos sejam investidos e divididos de forma correta. A URSS não soube fazer uma boa administração e isso é fato. Talvez

E se queremos analisar o motivo da quebra da URSS  devemos também ver e estudar perestroika e a glasnost, além de outros fatores.

:hihi: Eu continuaria mas o sono realmente está pegando aqui.

:hihi: E o link está em inglês e meu inglês é sofrivel. :vergonha:

Normalmente eu peço ajuda pra uma pessoinha muito simpática aqui do fórum que tem uma baita paciência e conserta a minha tradução mas não vou incomodá-lo agora.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 04 de Junho de 2007, 06:12:17 »
Alguém ja viu um filme chamado "Adeus Lenin"? É exatamente sobre isso.......... Uma mulher que entra em coma antes da queda do muro e acorda depois...... Só que ela sofre do coração e não pode saber da verdade, então seu filho tem que fingir que ainda existe o comunismo........ Bem legal....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #19 Online: 04 de Junho de 2007, 10:01:15 »
Será que ele só se lembra do momento em que aconteceu o acidente e logo após ele acordou? O que aconteceu na mente dele nesses 19 anos?
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 04 de Junho de 2007, 10:29:05 »

:hihi: Coitadinho, deve estar boiando. Quero só ver o que irá acontecer quando ele conhecer os PC e a Net.  :hihi:

É preciso ter bem clara a diferença entre coma e morte cerebral irreversível. Na última Scientific American tem um artigo bem interessante sobre a consciência, que trata destas diferenças.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Junho de 2007, 15:42:15 »
Alguém ja viu um filme chamado "Adeus Lenin"? É exatamente sobre isso…… Uma mulher que entra em coma antes da queda do muro e acorda depois…. Só que ela sofre do coração e não pode saber da verdade, então seu filho tem que fingir que ainda existe o comunismo…… Bem legal…
Também lembrei do filme instantaneamente que vi a notícia… hehe…a vida imita a arte. :P
« Última modificação: 04 de Junho de 2007, 15:44:29 por Fernando »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #22 Online: 04 de Junho de 2007, 18:26:35 »
Também lembrei do filme instantaneamente que vi a notícia… hehe…a vida imita a arte. :P

A arte imita a vida =)
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Junho de 2007, 18:31:19 »
Alguém ja viu um filme chamado "Adeus Lenin"? É exatamente sobre isso…… Uma mulher que entra em coma antes da queda do muro e acorda depois…. Só que ela sofre do coração e não pode saber da verdade, então seu filho tem que fingir que ainda existe o comunismo…… Bem legal…

Muito legal mesmo.  :ok:
É em Berlim Oriental.
"Por quê?"

Chaves

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Junho de 2007, 00:14:02 »
Cara, não é por nada não, mas... quando uma pessoa fica sem se mover durante uns 3/4 dias numa cama os músculos já começam a não ser mais os mesmos... 19 anos em coma, mesmo com um fisioterapeuta (E olha que isso já é muito estranho... Acompanhar uma pessoa durante 19 anos...?) ele teria ao menos os membros danificados por completo.... Pô, eu não consigo acreditar nisso...  :?  :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!