Discotir economia com a Lela tendo sono é covardia.

. Eu estava me referindo ao resto da economia americana, que era sustentável, e não aos gastos do governo. No caso da URRS, não existia bem uma economia, existia um cenário de completa impossibilidade de controle e de ação econômica, causado pelo Estado e pela inexistência de propriedade privada; em suma: um paradoxo, uma irracionalidade econômica profunda. É por isso que a URSS quebrou.

Então os embargos e a produção maciça de armas não tiveram nada a ver com isso?

Creio que de fato havia uma profunda desorganização econômica, que dificilmente seria sanada em um período curto de tempo, apenas talvez se houvessem alguns fatores que contribuissem, como por exemplo um governo forte e ponderado.
Os princípios do comunismo são bastante positivos, contudo, colocá-los em prática é quase uma utopia. A inexistência da propriedade privada não é necessariamente negativa, desde que os recursos sejam investidos e divididos de forma correta. A URSS não soube fazer uma boa administração e isso é fato. Talvez
E se queremos analisar o motivo da quebra da URSS devemos também ver e estudar perestroika e a glasnost, além de outros fatores.

Eu continuaria mas o sono realmente está pegando aqui.

E o link está em inglês e meu inglês é sofrivel.

Normalmente eu peço ajuda pra uma pessoinha muito simpática aqui do fórum que tem uma baita paciência e conserta a minha tradução mas não vou incomodá-lo agora.