Autor Tópico: Astrologia.  (Lida 1974 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline BetinhOzinhO

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 970
Astrologia.
« Online: 04 de Junho de 2007, 18:06:16 »
Estou lendo Em defesa da astrologia de John Anthony West (1991) e é interessante ter contato com os pretensos argumentos de um astrólogo e ocultista articulado, aparentemente inteligente (embora desonesto à maneira do Olavão) e irônico (embora de uma maneira terrivelmente inefetiva, na minha opinião).

Interessante também é reparar que certas afirmações que já li no fórum Religião é veneno de membros misticóides tediosíssimos daquele ambiente virtual REALMENTE encontram ressonância com o que, segundo afirma West, é o conteúdo da Ciência Sagrada da qual a astrologia faz parte, Ciência Sagrada essa que supostamente estuda os significados embutidos no grande sistema que é o universo. Por exemplo, West, teoricamente emprestando palavras de doutrinas esotéricas antiquíssimas, afirma que a Razão NÃO é o limiar de vanguarda da história do conhecimento humano, mas sim que a Experiência Anterior é a única forma de se chegar ao conhecimento verdadeiro, sendo o método científico uma forma terrivelmente limitada e rasteira de aquisição do conhecimento.

De qualquer maneira, o West é bastante efetivo na sedução emocional do leitor, porque realmente muita gente PRECISA lidar com a realidade de modo emocional e significativo (no sentido da realidade prover as vidas delas de significados), e é exatamente isso que a maioria das doutrinas esotéricas faz, preenche de SIGNIFICADO, de SENTIDO a existência à qual, bem ou mal, a ciência realmente não é capaz de, por si só, conferir um PORQUÊ. Exemplificadamente, o West, com base no que ele afirma ser o conhecimento da Ciência Sagrada, afirma que a consciência não é uma propriedade particular e individual dos seres humanos, mas sim uma parte integrante do universo, o que é TERRÍVEL pra nós racionalistas de um modo geral, já que alguns cientistas eminentes e talentosíssimos REALMENTE demonstram AFINIDADE FILOSÓFICA com essa idéia!!!!! Brrrrrrrrrrrrrr!

À medida que for lendo vou desvelando pra vocês os contra-argumentos do autor às objeções à astrologia, algumas são ridículas, outras são tão bem articuladas que levam a pensar… a pensar no talento de estética argumentativa que ele tem, hehehe.
« Última modificação: 04 de Junho de 2007, 18:08:25 por BetinhO »
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Astrologia.
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2007, 18:19:08 »
Estão ele que fique olhando para as estrelas (que de fato não estão mais naquele ponto) e veja se "contemplando" o éter, ele vai aprender alguma coisa.

É cada merda de argumento que temos que ouvir... bah.. gente mais aluada.

Offline BetinhOzinhO

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 970
Re: Astrologia.
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2007, 21:52:55 »
Hohoho, Spit! Miss you no RV!

Há vários trechos que valem a pena comentar no livro até agora, mas por motivos de organização, vamos às nove objeções básicas contra a astrologia e as respostas de John Anthony West.

1 - A ASTROLOGIA REQUER A EXISTÊNCIA DE MECANISMOS DE FORÇA E DE AÇÃO TOTALMENTE INIMAGINÁVEIS.

- Pra entender a resposta a isso, é preciso explanar brevemente a noção de sistema que West coloca no livro. Um sistema seria inconcebível sem uma inteligência diretora, segundo ele, e quanto mais complexo o sistema, mais sutis as distribuições de força e mais inevitável e misterioso o elemento volitivo. Num sistema basicamente físico, o elemento consciente é oculto, num sistema basicamente consciente, o elemento físico é oculto.

Exemplo: prego na madeira, que mesmo simples é metafísico, já que a decisão que motiva o gesto e pregar o prego não tem propriedades físicas mensuráveis, mas o cálculo de seus fatores físicos dominantes é objetivo por causa de sua simplicidade, o prego enfiado na madeira é efeito do martelo no prego, fim. Mas mover uma tonelada de aço com uma xícara de gasolina não é eficaz de se a gasolina é queimada sobre o aço, sendo necessário que o metal seja organizado em forma de um carro pra que essa mesma gasolina possa arremetê-lo de 0 a 100km/h, e nesse caso o elemento consciente é muito mais evidente, muito embora no sistema do carro em si ele tenha ficado pra trás, na fábrica, o que não lhe diminui a importância na gênese desse sistema complexo.

Pra fazer uma analogia com a astrologia, West propõe o sistema do auditório que escuta uma orquestra tocando Mozart, e aponta que aqui, como na astrologia, não há "explicação plausível" que justifique o efeito da música no público. Os instrumentos são o meio de transmisão da mensagem e não a explicação física plausível da música, cuja causa é metafísica (o gênio de Mozart). Eles, em si mesmos, são pedaços de madeira e latão e não exercem força mensurável, apenas agem à distância criando perturbações na atmosfera, analogamente ao modo de agir dos planetas, á distância. Como num auditório bem projetado a distância do espectador do palco não importa, no caso da ação dos planetas, também não. Como há PESSOAS envolvidas no evento musical e na astrologia, o modelo físico martelo-prego não é adequado, e os efeitos dos planetas não dependem de grandes magnitudes de força gravitacional assim como os efeitos de Mozart independem de quartas sonoras (não sei o que é isso). Assim, se as pessoas exercem papéis no mundo real, a importância da explicação física plausível decai e tudo depende da ordem de consciência dominante do sistema avaliado.

O sistema solar é um sistema, claro, e a astrologia é o estudo do nosso papel nesse sistema. Deu pra entender? Hehehehe.

Prosseguindo, West afirma que, não sendo a personalidade e consciência humanas quantifícáveis ou explicáveis cientificamente, a astrologia também não precisa ser, ela apenas precisa de um modelo plausível pra transmissão de SIGNIFICADO.

2 - O HELIOCENTRISMO COPERNICANO DESTRIU A ASTROLOGIA.

- Essa objeção afetaria a prática, não a premissa astrológica de que há correspondências entre eventos celestes e eventos terrenos. De qualquer modo, a astrologia estudaria as influências dos planetas de suas posições em relação à Terra, e o heliocentrismo não influiria nisso, sendo que, embora os astrólogos europeus medievais possam ter ficado irritados por isso, os antigos egípcios, pitagóricos, hindus, chineses, construtores de Stonehenge e outros sabiam que o Sol não girava em torno da Terra coisíssima nenhuma, e todos praticaram a astrologia.

Por enquanto é só, depois posto mais.
« Última modificação: 04 de Junho de 2007, 23:35:16 por BetinhO »
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Astrologia.
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2007, 22:08:20 »
Citar
prego na madeira, que mesmo simples é metafísico, já que a decisão que motiva o gesto e pregar o prego não tem propriedades físicas mensuráveis

Parei aqui, começou o festival de verborréias… o cara é mais aluado que eu imaginei. Mostra para ele um tomógrafo computadorizado.

Ele é louco ou apenas se faz de louco para andar de ambulância?

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Astrologia.
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2007, 22:37:18 »
Citar
prego na madeira, que mesmo simples é metafísico, já que a decisão que motiva o gesto e pregar o prego não tem propriedades físicas mensuráveis
LOL
Um sistema complexo derivado de seleção natural chamado ser humano retém cargas elétricas em seu cérebro o qual organizadas de tal forma enviam impulsos que usam calorias para movimentar um objeto de metal em direção ao prego.
Cadê a metafísica??

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Astrologia.
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2007, 22:47:43 »
Com a tomografia computadorizada é possível visualizar (e quantificar) as áreas de pensamento do cérebro... e as áreas utilizadas para executar a ação.

Dai eu tenho que aguentar um argumento "metafísico" deste nível...

John Anthony West, vai olhar estrelas... vai...

Offline BetinhOzinhO

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 970
Re: Astrologia.
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2007, 23:38:16 »
Néan, genten... concordo com vocês, mas decidi expôr o resto das respostas às objeções contra a astrologia só depois de terminar de ler o livro.

E eu ainda não disse nada a respeito da bizarra convicção dele de que os cientistas "perseguidores" da astrologia são pessoas que não dispõem do tipo de "sensibilidade" requerida pela astrologia e de afirmações ridículas como a de que cientistas tem menos senso de estética e arte do que outras pessoas!

De qualquer maneira, fazendo um parêntese fora da especificidade deste livro em particular, ler sobre as convicções de esotéricos e ocultistas leva a uma série de
reflexões interessantes a respeito dos diversos modos de ver o mundo e a
realidade, o que eu relutava em admitir mas concluí que é infantil negar, já
que pessoas com pendores esotéricos convivem conosco o tempo inteiro e, bem
ou mal, doutrinas esotéricas e oculistas podem ser o revestimento de algumas
idéias filosóficas que são interessantes independentemente das pessoas que
as criam.

O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Astrologia.
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2007, 00:26:46 »
Sinceramente... me interesso mais pela filosofia de um bule de chá japonês do que a "filosofia" de um mané que fala uma besteira destas.

Por mim ele pode continuar olhando estrelas... mas ninguém se atreva a contar para ele que elas não estão mais lá.

Gente doida.

Offline guruzinho

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Astrologia.
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2007, 22:16:22 »
não é novidade isto, mas não custa repetir: o horóscopo nos jornais é sempre ao lado das histórias em quadrinhos, anagramas e, mais recentemente, sudoku

Offline guruzinho

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Astrologia.
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2007, 22:18:17 »
sei também que o obstetra exerce um efeito sobre seis vezes maior do que Marte; talvez, nesse caso, o obstetra é que fica influenciando as características do feto...

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Astrologia.
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2007, 12:57:39 »
não é novidade isto, mas não custa repetir: o horóscopo nos jornais é sempre ao lado das histórias em quadrinhos, anagramas e, mais recentemente, sudoku

E fora dos jornais?   :hein: ::)

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Astrologia.
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2007, 13:02:08 »
sei também que o obstetra exerce um efeito sobre seis vezes maior do que Marte; talvez, nesse caso, o obstetra é que fica influenciando as características do feto…

A mãe influencia aproximadamente 50% (depende dos genes serem dominantes ou não) nas características do feto... o pai na diferença.

Não sei desta história de obstetra (a não ser que o "pai" não seja o pai de fato  :hihi: ) interferindo nas características do feto.... que dirá Marte.  :o :hihi:

Suyndara

  • Visitante
Re: Astrologia.
« Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2007, 13:26:13 »
 :olheira:

Eu tinha lido "astronomia"...tava tão feliz  :histeria:

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!