Não é novidade para ninguém que nós (ateus) vivemos cercados de crentes (em um sentido geral, não apenas evangélicos). Nada contra religiosos, da mesma forma que nada contra homossexuais, mas já imaginou uma biba urubuzando no seu ouvido as maravilhas de ser gay? De tentar lhe convencer de qualquer jeito que isso é o melhor pra você (se você não for gay, é claro)?
Analogamente, deve ser um saco um ateu "despregando" na rua. Já pensou? "Seus idiotas, vocês estão perdendo seu tempo e seu dinheiro com esses mercenários, que exploram sua fé e sua credulidade!!!"
Por que, então, os crentes não ficam na deles? Por que tentam nos empurrar suas convicções religiosas como se fosse uma verdade evidente pra todos? Se jesus é o deus verdadeiro, por que ele não aparece para o resto da humanidade que não é cristã para convencê-los de que ele existe?
Eu fico chateado com pessoas que tentam empurrar sua crença como se fosse a verdade única e absoluta e não percebem que o que eles "sentem" não é "sentido" necessariamente por todas as pessoas (inclusive ateus) e ficam com ameaças tipo "quando você vir um sujeito endemoniado e o poder de jesus atuando você vai acreditar" ou "você receberá um sinal de jesus, pode esperar". Outro dia, saí com uma menina, e o papo caminhou naturalmente para o assunto. Eu não me aprofundei, não cheguei nem a dizer que era incrédulo, mas expus superficialmente meu pensamento. A resposta dela: "eu discordo totalmente de você. Eu acho que nós temos que procurar a deus".
Sinceramente, eu fico muito chateado ao ouvir e ver proselitismo mundo afora. Aqueles carros com adesivos atrás tipo "quando deus quer, é assim", ou algo como "dizimista…", e quando você chega nos lugares, tem aqueles adesivos "agindo deus, quem impedirá?", "o senhor é meu pastor. Nada me faltará" (essa é campeã). Por que não colocam "não vim trazer paz, mas espada", ou "quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado"? Só pra finalizar, gostaria de citar aquela frase: "deus, se você existir, proteja-me dos seus seguidores!"