Autor Tópico: Proselitismo  (Lida 1759 vezes)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
Proselitismo
« Online: 05 de Junho de 2007, 19:32:14 »
Não é novidade para ninguém que nós (ateus) vivemos cercados de crentes (em um sentido geral, não apenas evangélicos). Nada contra religiosos, da mesma forma que nada contra homossexuais, mas já imaginou uma biba urubuzando no seu ouvido as maravilhas de ser gay? De tentar lhe convencer de qualquer jeito que isso é o melhor pra você (se você não for gay, é claro)?
Analogamente, deve ser um saco um ateu "despregando" na rua. Já pensou? "Seus idiotas, vocês estão perdendo seu tempo e seu dinheiro com esses mercenários, que exploram sua fé e sua credulidade!!!"
Por que, então, os crentes não ficam na deles? Por que tentam nos empurrar suas convicções religiosas como se fosse uma verdade evidente pra todos? Se jesus é o deus verdadeiro, por que ele não aparece para o resto da humanidade que não é cristã para convencê-los de que ele existe?
Eu fico chateado com pessoas que tentam empurrar sua crença como se fosse a verdade única e absoluta e não percebem que o que eles "sentem" não é "sentido" necessariamente por todas as pessoas (inclusive ateus) e ficam com ameaças tipo "quando você vir um sujeito endemoniado e o poder de jesus atuando você vai acreditar" ou "você receberá um sinal de jesus, pode esperar". Outro dia, saí com uma menina, e o papo caminhou naturalmente para o assunto. Eu não me aprofundei, não cheguei nem a dizer que era incrédulo, mas expus superficialmente meu pensamento. A resposta dela: "eu discordo totalmente de você. Eu acho que nós temos que procurar a deus".
Sinceramente, eu fico muito chateado ao ouvir e ver proselitismo mundo afora. Aqueles carros com adesivos atrás tipo "quando deus quer, é assim", ou algo como "dizimista…", e quando você chega nos lugares, tem aqueles adesivos "agindo deus, quem impedirá?", "o senhor é meu pastor. Nada me faltará" (essa é campeã). Por que não colocam "não vim trazer paz, mas espada", ou "quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado"? Só pra finalizar, gostaria de citar aquela frase: "deus, se você existir, proteja-me dos seus seguidores!"
« Última modificação: 05 de Junho de 2007, 19:34:30 por EduardoVanderlei »
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Proselitismo
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2007, 23:59:37 »
Bom, primeiro, para muitos aqui isso é um assunto repetitivo, mas eu penso que é sempre bom alertar e parabenizo o tópico por isso.

Esses dias uma amiga da minha mãe, mesmo sabendo que sou ateu, disse ao meu lado de uma forma inibidora: "E ainda tem gente, fulana (Minha mãe), que diz que Deus não existe!!!".

Bom, eu nunca discuti nada com ela e ela só sabe do meu ateísmo por causa da minha mãe. Essas eu levo na brincadeira mermo hehe... Não perco tempo...

"quando você vir um sujeito endemoniado e o poder de jesus atuando você vai acreditar"

Eu sempre quis ter isso, mas... Não acho em mercado nenhum.... E olha que já fiz uma organização a procura de encostos de estimação. Até hoje não consegui nem um espíritozinho suicida....  :chorao:

OffTopic:
Por que será que os "endemoniados" não saem voando por aí ou se mete a besta com um cara de 3m de altura por 2 de largura...? Por que sabe que vai levar uma bifa na cara....?  :biglol:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2007, 07:46:46 »
Por que, então, os crentes não ficam na deles? Por que tentam nos empurrar suas convicções religiosas como se fosse uma verdade evidente pra todos?
Simples: porque Jesus mandou.
"Ide e pregai a todos os povos o evangelho", "Sejam pescadores de homens".
E mais:
"Se forem mal recebidos em uma cidade, ao sair batam as sandálias para tirar o pó de lá".

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2007, 21:59:54 »
Por que, então, os crentes não ficam na deles? Por que tentam nos empurrar suas convicções religiosas como se fosse uma verdade evidente pra todos?
Simples: porque Jesus mandou.
"Ide e pregai a todos os povos o evangelho", "Sejam pescadores de homens".
E mais:
"Se forem mal recebidos em uma cidade, ao sair batam as sandálias para tirar o pó de lá".
Esse é um problema central de toda religião monoteísta. Dizer que a sua religião é a correta torna automaticamente todas as outras crenças erradas e, portanto, seus seguidores precisam ser convertidos para encontrar o verdadeiro caminho.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2007, 16:23:55 »
Esse é um problema central de toda religião monoteísta. Dizer que a sua religião é a correta torna automaticamente todas as outras crenças erradas e, portanto, seus seguidores precisam ser convertidos para encontrar o verdadeiro caminho.
Os zoroastristas acham que a religião deles é só para eles. Os outros devem seguir cada qual a religião de seu povo. Eles não são proselitistas.
Acho que os judeus também não são.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2007, 16:51:51 »
Os zoroastristas acham que a religião deles é só para eles. Os outros devem seguir cada qual a religião de seu povo. Eles não são proselitistas.
Mesmo no caso onde não existe proselitismo as religiões monoteítas apresentam alto grau de intolerância às outras religiões. Basta ver como o assunto é tratado no AT. Então, para tornar a resposta anterior mais completa eu deveria acrescentar que seguidores de outras crenças precisam ser convertidos ou mortos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2007, 13:37:23 »
Mesmo no caso onde não existe proselitismo as religiões monoteítas apresentam alto grau de intolerância às outras religiões. Basta ver como o assunto é tratado no AT. Então, para tornar a resposta anterior mais completa eu deveria acrescentar que seguidores de outras crenças precisam ser convertidos ou mortos.
Ainda está muito generalizante. No caso do zoroastrismo, pelo menos, não há hostilidade quanto aos outros povos e religiões. Eles acham que há vários caminhos para se chegar a Deus, mas o deles é só deles.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2007, 14:40:43 »
Ainda está muito generalizante. No caso do zoroastrismo, pelo menos, não há hostilidade quanto aos outros povos e religiões. Eles acham que há vários caminhos para se chegar a Deus, mas o deles é só deles.
Então o zoroastrismo é a exceção, não a regra.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2007, 17:56:07 »

Quantos milhões de seguidores têm o zoroastrismo e o judaísmo? E quantos têm o cristianismo e o islamismo, que são proselitistas? Pois é, parece que pregar é uma estratégia bem sucedida…

Não é à tôa que os evangélicos vêm crescendo proporcionalmente na população brasileira, eles são incentivados a pregar para os membros de outras religiões, clar que nem sempre eles têm sucesso, mas mesmo assim têm sucesso o bastante para garantir um sólido crescimento.

Sendo assim é muito fácil explicar porque os religiosos são proselitistas: seleção natural! As igrejas que não incentivam esse comportamento são condenadas à insignificância, como o judaísmo e o zoroastrismo, sobram então aquelas que fazem propaganda. Então não tem solução, enquanto existir religião vai existir proselitismo.

Não estou incentivando com isso que os céticos comecem a pregar por aí, espalhando "a palavra de Sagan". Eu acho realmente um comportamento socialmente desagradável tentar passar adiante opiniões que não tenham sido requisitadas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!