Autor Tópico: O que é um cromossomo homo*zigótico* ?  (Lida 1210 vezes)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: O que é um cromossomo homo*zigótico* ?
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2007, 13:26:01 »
Não seria homólogo?! Pode ser ignorância minha, mas só conheço o termo homozigoto para alelos gênicos. E como cromossomos possuem vários genes dificilmente serão 100% homozigotos para todos esses genes!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2007, 16:11:58 »
Acho que é o que a Psychocandy disse. Homozigoze é um conceito que só se aplica a genes, não a cromossomos. Se os meus dois alelos de um gene específico forem iguais, eu sou homozigoto para esta característica (por exemplo, se os meus dois alelos para a característica "cor dos olhos" forem genes para olhos castanhos, eu sou homozigoto para essa característica).

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2007, 19:36:23 »
Eu já vi este termo aplicado a situações específicas, como um cromossomo que tem um rearranjo (mutações cromossômicas). Digamos que um dos cromossomos seja portador de uma duplicação… Alguns autores usam o termo "heterozigoto ou homozigoto" em referência ao fato de o indíviduo ter um ou os dois cromossomos com a tal duplicação.

É comum quando ser fala em evolução cariotípica e se está diante de um polimorfismo dizer que o citótipo (tipo cariotípico) é o heterozigoto, ou  homozigoto normal ou afetado. Como outros tipos de variações, estas também costumam surgir em heterozigose, e depois podem se espalhar na população.

Assim, o sentido continua o mesmo, mas a "mutação" ou variação em questão é bem maior, pois pode evolver vários genes que estão contidos naquela porção do cromossomo que é diferente em relação ao tipo selvagem (ancestral).

ps. editado devido aos erros de digitação...  :vergonha:
« Última modificação: 06 de Junho de 2007, 20:53:49 por Nina »
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2007, 20:06:54 »
Eu já vi este termo aplicado a situações espcíficas, como um cromossomos que tem um rearranjo (mutações cromossômicas). Digamos que um dos cromossomos seja portador de uma duplicação… Alguns autores usam o termo "heterozigoto ou homozigoto" em referência ao fato de o indíviduo ter um ou os dois cromossomos com a tal duplicação.

É comum quando ser fala em evolução cariotípica e se está diante de um polimorfismo dizer que o citótipo (tipo cariotípico) é o heterozigoto, ou  homozigoto normal ou afetado. Como outros tipos de variações, estas também costumam surgir em heterozigose, e depois podem se espalhar na população.

Assim, o sentido continua o mesmo, mas a "mutação" ou variação em questão é bem maior, pois pode evolver vários genes que estão contidos naquela porção do cromossomo que é diferente em relação ao tipo selvagem (ancestral).

É sempre comum as críticas ao economês, mas o biologuês também não e nada fácil.  :D
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2007, 20:35:50 »
Não seria homólogo?! Pode ser ignorância minha, mas só conheço o termo homozigoto para alelos gênicos. E como cromossomos possuem vários genes dificilmente serão 100% homozigotos para todos esses genes!

Foi o que pensei, mas aparentemente não é o caso. Editei o artigo "Haldane's rule" da wikipédia há algum tempo fazendo exatamente essa "correção", mas isso foi novamente corrigido e colocado um link para um artigo, ainda inexistente, que seria sobre "cromossomos homozigóticos", e no comentário da edição tinha qualquer coisa no sentido de que existiria isso mesmo.

Vou ver isso que a Nina disse e ver se bate com o artigo que eu mencionei, acho que deve ter ser isso... :|

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!