Quando era mais novo (12 anos, idade da Lela), li que nossa herança cultural portuguesa faz com que nos preocupemos com o agora e não planejemos a longo prazo, fazendo com que o brasileiro gaste o que ganha agora, sem cogitar guardar pra uma situação emergencial, ao contrário da cultura americana, onde vemos pessoas com poupanças para casamento, carro, viagens, aposentadoria, universidade, etc...
Eu li nessa época, um livro sobre economia para crianças, que explicava de forma simples, formas de se planejar, poupar e investir... achei bacana, linguagem simples, acessível, para crianças mesmo, e realmente me influenciou na forma como gasto meu dinheiro.
Desde meu primeiro emprego com carteira, aos 14 anos, sempre tive como meta economizar 10% do que recebia, o livro dá uma dica pra você sempre imaginar que recebe 10 a 15% menos do que o real. Isso facilita o momento em que se transfere essa grana pra conta poupança.
Nos EUA, existe a matéria de Economia Doméstica nas escolas. Algo similar seria interessante de ser aplicado aqui...