Autor Tópico: a poupança de um país também é uma questão decisiva para vencer no mundo  (Lida 604 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
Em seu livro, o senhor diz que a poupança de um país também é uma questão decisiva para vencer no mundo globalizado…
É preciso estimular a poupança e os investimentos. Isso eu aprendi com os casos de Cingapura e do Brasil. Cingapura tem uma poupança muito elevada, em torno de 52% do PIB. A China, 54%. No Brasil, a poupança, que não é ruim, está por volta de 22%. Mas não é suficiente para financiar investimentos. O Brasil precisa de 30% a 35% do PIB de poupança se quiser competir com os países asiáticos. Esse foi o x da questão no Japão, em Cingapura, na China e na Índia. Se o Brasil não der um jeito de aumentar a poupança, os investimentos também não vão subir de forma significativa.

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG77519-8387-4-3,00.html

Isso é verdade? Por que não fazemos poupança?
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: a poupança de um país também é uma questão decisiva para vencer no mundo
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2007, 14:16:33 »
Quando era mais novo (12 anos, idade da Lela), li que nossa herança cultural portuguesa faz com que nos preocupemos com o agora e não planejemos a longo prazo, fazendo com que o brasileiro gaste o que ganha agora, sem cogitar guardar pra uma situação emergencial, ao contrário da cultura americana, onde vemos pessoas com poupanças para casamento, carro, viagens, aposentadoria, universidade, etc...

Eu li nessa época, um livro sobre economia para crianças, que explicava de forma simples, formas de se planejar, poupar e investir... achei bacana, linguagem simples, acessível, para crianças mesmo, e realmente me influenciou na forma como gasto meu dinheiro.

Desde meu primeiro emprego com carteira, aos 14 anos, sempre tive como meta economizar 10% do que recebia, o livro dá uma dica pra você sempre imaginar que recebe 10 a 15% menos do que o real. Isso facilita o momento em que se transfere essa grana pra conta poupança.

Nos EUA, existe a matéria de Economia Doméstica nas escolas. Algo similar seria interessante de ser aplicado aqui... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2007, 16:58:01 »
olha, parece que sim.
o hábito de praticar a responsabilidade fiscal nunca foi muito forte no brasil; coisa que começou a mudar na década passada.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2007, 00:26:02 »
A gente já poupa compulsoriamente, tendo de pagar FGTS e previdência e tal.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2007, 15:56:40 »
E sem poder reinvestir, no caso da previdência.
Poupança e investimento são as questões decisivas, eu diria.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!