Provavelmente ela, assim como 99,95% dos seres humanos, nunca leu Proust na vida e de Pessoa no máximo já viu alguns versinhos. A questão é que se você quer bater um bom papo com alguém, seja homem ou mulher e seja lá qual for o seu interesse nessa pessoa, é fundamental que a tal pessoa se sinta incluída na conversa. Você já deve ter passado pela situação chata de estar no meio de um grupo e eles começarem a falar de algo (um seriado, um filme, um anime, um jogo...) que você não conhece, você fica excluído torcendo para eles mudarem logo para um assunto do qual você possa participar. Quando são só duas pessoas falando fica pior ainda, porque vira monólogo e o ouvinte fica naquela situação chata de só balançar a cabeça, falar "aham" e pensar em um jeito de fugir dali. Se ela fala da vida dela e isso é interessante para você, você pode agüentar duas horas de monólogo sem problema. Mas se você fala quinze minutos de Proust e ela não sabe e não quer saber quem é Proust, para ela quinze minutos serão uma eternidade.
Claro que isso não significa que você não deva mencionar que gosta de Proust ou de Pessoa, com certeza se ela gostasse desses dois autores ela ficaria muito interessada na conversa e em você, afinal, ela saberia que não é qualquer um que compartilha desses gostos com ela. O caso é que se você menciona um assunto e ela não parece se interessar é sinal de que você deve mudar de assunto, ora! Provavelmente a moça com quem você conversou não tem muito hábito de leitura, caso contrário ela poderia tentar dar outro rumo à conversa, dizendo algo, tipo "Ah, Proust eu não conheço, mas eu gosto muito de Agatha Christie!", mas se nem isso ela fez é porque provavelmente livros passam longe da lista de interesses dela.
Uma abordagem mais segura é, em vez de começar a falar sobre um assunto que te agrade você perguntar a ela do que ela gosta, por exemplo, pergunta primeiro se ela gosta de livros, de que autores ela gosta, ou de que tipo de música, ou de que tipo de filme... Procure assuntos em comum, aí a conversa sai naturalmente vocês podem ter um diálogo legal e depois, quem sabe, algo mais...