Uma nova análise das imagens obtidas pelo rover de Opportunity revela o que parecem ser pequenos poços de água líquida na superfície de Marte.
O informe identifica lugares específicos que parecem ter contido água líquida faz dois anos, quando a Opportunity estava explorando uma cratera chamada Endurance.
Se confirmada, a existência destes charcos aumentaria significativamente as probabilidades de que organismos vivos possam sobreviver na superfície de Marte.
O chefe da equipe de investigadores é o físico Ron Levin, autor principal do informe, e que trabalha em processamento avançado de imagens na companhia aeroespacial Lockheed Martin, Arizona.
Junto com seu companheiro de Lockheed, o engenheiro Daniel Lyddy, Levin usou imagens do Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory – JPL:NASA). As reconstruções estereoscópicas (imagens abaixo) resultantes, feitas a partir de imagens pareadas das câmeras gêmeas da Opportunity, mostram rasgos azulados que parecem perfeitamente lisos. As superfícies são tão lisas que o equipamento utilizado no tratamento de imagens não pôde encontrar nenhum detalhe superficial dentro daquelas áreas para emparelhar as duas imagens.
A lisura e transparência dos rasgos poderiam sugerir ou água ou gelo muito transparente.

Maiores detalhes:
NewScientistSpace
space.newscientist.com/article/dn12026-mars-rover-finds-puddles-on-the-planets-surface.html