Autor Tópico: Indícios de água líquida na superfície de Marte (!?)  (Lida 980 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Indícios de água líquida na superfície de Marte (!?)
« Online: 11 de Junho de 2007, 18:58:18 »
Uma nova análise das imagens obtidas pelo rover de Opportunity revela o que parecem ser pequenos poços de água líquida na superfície de Marte.
O informe identifica lugares específicos que parecem ter contido água líquida faz dois anos, quando a Opportunity estava explorando uma cratera chamada Endurance.

Se confirmada, a existência destes charcos aumentaria significativamente as probabilidades de que organismos vivos possam sobreviver na superfície de Marte.

O chefe da equipe de investigadores é o físico Ron Levin, autor principal do informe, e que trabalha em processamento avançado de imagens na companhia aeroespacial Lockheed Martin, Arizona.

Junto com seu companheiro de Lockheed, o engenheiro Daniel Lyddy, Levin usou imagens do Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory – JPL:NASA). As reconstruções estereoscópicas (imagens abaixo) resultantes, feitas a partir de imagens pareadas das câmeras gêmeas da Opportunity, mostram rasgos azulados que parecem perfeitamente lisos. As superfícies são tão lisas que o equipamento utilizado no tratamento de imagens não pôde encontrar nenhum detalhe superficial dentro daquelas áreas para emparelhar as duas imagens.

A lisura e transparência dos rasgos poderiam sugerir ou água ou gelo muito transparente.

Maiores detalhes:
NewScientistSpace
space.newscientist.com/article/dn12026-mars-rover-finds-puddles-on-the-planets-surface.html
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
Re: Indícios de água líquida na superfície de Marte (!?)
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2007, 19:14:26 »
The imaging shows that the areas occupy the lowest parts of the terrain. They also appear transparent: some features, which Levin says may be submerged rocks or pebbles, can be seen below the plane of the smooth surface.

"The surface is incredibly smooth, and the edges are in a plane and all at the same altitude," he says. "If they were ice or some other material, they'd show wear and tear over the surface, there would be rubble or sand or something."

Parece areia bem úmida, pra mim. Com um pouco de água (ou outro líquido) em cima.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2007, 22:10:00 »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2007, 00:05:30 »
Esse local lembra bastante um local com agua sendo drenada (como se fosse uma voçoroca -> http://www.manuelzao.ufmg.br/jornal/jornal19/imagens/parcelamento.jpg ).

Talvez o líquido evapore rapidamente, dando essa impressão meio árida (como se fosse um escoamento antigo). Só que o terreno não parece tão desgastado pelo vento. Se for o caso, a água pode ter escorrido por ali recentemente.

Mas eu não sou geólogo pra afirmar nada disso com certeza. :lol:

É uma possibilidade interessante.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2007, 23:42:27 »
Não acho que isso dê ânimo para a busca de vida em Marte.Vários anos de pesquisas e só encontraram uma pocinha?A evolução da vida na Terra precisou de um oceano com uma mega-sopa de moléculas.Isso tornou a vida mais provável de ter surgido aqui.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2007, 12:18:15 »
Não acho que isso dê ânimo para a busca de vida em Marte.Vários anos de pesquisas e só encontraram uma pocinha?A evolução da vida na Terra precisou de um oceano com uma mega-sopa de moléculas.Isso tornou a vida mais provável de ter surgido aqui.

A água pode estar toda no subterraneo, e nós não temos como saber como eram as caracteristicas da superficie de Marte no passado, e muito menos o que é necessário para o surgimento da vida.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2007, 00:03:46 »
Parece que existe bastante água nas calotas polares de Marte... só que ela estaria congelada e abaixo de uma camada de dióxido de carbono e água.

Não seria mais sensato procurar água, em estado liquido, próximo as calotas polares, durante o verão marciano?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2007, 00:34:26 »
Eu sempre achei que a manha é usar um robo-procurador-de-água inventado na Somália e procurar no verão.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Junho de 2007, 01:04:13 »
Mais fácil mandar astronautas com aquele galhos em Y, q irão sem sombra de dúvidas apontar pra onde existe água no solo marciano.

(Não achei uma foto para postar)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2007, 01:12:09 »

:hihi:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Junho de 2007, 01:49:29 »
Esse mesmo!

hahaha, mas esse galho de porte avantajado é capaz de encontrar um Oceânus, digo oceano!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!