Autor Tópico: Ensino que é bom…  (Lida 1574 vezes)

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Offline Nightstalker

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Ensino que é bom…
« Online: 12 de Junho de 2007, 21:20:53 »
Ensino que é bom…

Mãe ganha na Justiça o direito de protestar
contra o colégio da filha. Na cartilha sobra
ideologia e falta conteúdo



Mirian com a filha, Luísa: indignada com os erros factuais e com a doutrinação esquerdista

"O aparecimento da propriedade privada deu origem à desigualdade social em comunidades neolíticas e na Grécia antiga. Esse é um mal que os capitalistas hoje procuram acobertar." Esse samba do sociólogo louco parece guardar distante parentesco com a teoria de Karl Marx, mas o rigoroso filósofo alemão ficaria chocado com a letra. Criticar o capitalismo é saudável, como qualquer crítica. Mas fazer proselitismo esquerdista usando fatos errados é de lascar. As análises em questão circulam pelos vários capítulos de uma apostila de história e geografia usada em classes de ensino médio de 200 escolas particulares do país. O dono do material é o grupo COC, de Ribeirão Preto, que vende as apostilas às escolas. Ao se interessar pelo material didático usado na escola da filha, a dona-de-casa Mírian Macedo, 53 anos, levou um susto. Ela correu ao Colégio Pentágono, de São Paulo, um dos que aplicam as apostilas, decidida a cancelar a matrícula da filha. Luísa, de 15 anos, estudava lá havia nove. Mírian condensou as passagens que soavam a ela como "panfletagem grosseira" em um texto no qual denuncia o que chama de "Porno-marxismo". Em março, o artigo da dona-de-casa passou a circular na internet. O caso acabou na Justiça. Por meio de uma liminar, o COC exigiu a retirada do nome da instituição do documento. Há duas semanas, a Justiça reavaliou a questão e deu a Mírian o direito de divulgar a versão original. O COC, por sua vez, avisou que fará uma revisão de suas apostilas, usadas por 220.000 estudantes. Reconhece Chaim Zaher, o dono do grupo: "Erramos mesmo".

Ao chamar atenção para o viés ideológico nas apostilas de sua filha, Mírian (que se define como "marxista desiludida") expõe um problema bem maior. Apostilas e livros didáticos adotados pelas escolas brasileiras estão contaminados pela doutrinação política esquerdizante. Resume o sociólogo Simon Schwartzman: "As crianças não aprendem mais o nome dos rios ou as datas relevantes da história da humanidade. Elas estão tendo contato com uma ciência social superficial, marcada pela crítica marxista vulgar". É esse o ponto. As editoras deveriam ser mais criteriosas na erradicação desses dogmas e das simplificações que, como diz Schwartzman, vulgarizam o ensino. Karl Marx foi um pensador profundo e complexo que tirou a filosofia das nuvens e a colocou no mundo real. Nisso é equiparado ao grego Aristóteles, cuja obra deu vida material aos ensinamentos essencialmente teóricos de Platão. Reduzir Marx ao esquerdismo de botequim que se nota em alguns livros e apostilas é uma ofensa ao filósofo alemão e um desserviço à educação dos jovens brasileiros.

Muitos dos livros e apostilas que servem de base para as aulas apresentam problemas ainda mais básicos, como erros factuais e de português – e redações primárias. O texto "Como se conjuga um empresário", panfleto anticapitalista sem graça nem gosto reproduzido nesta página, foi o que mais chamou a atenção de Mírian. Mas a mãe se indignou com muitas coisas mais. O colégio onde estuda a filha reagiu com coragem e correção. Não renovou o contrato com o COC e mandou tirar de sua própria apostila o texto em questão. Assinado por um desconhecido escritor cearense que atende pelo nome de Mino, a peça já havia cativado outros deseducadores. Em 2005, serviu de tema para a redação no vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais. Inspirados na obra, os candidatos deviam produzir um texto crítico sobre o comportamento do empresário. Com um detalhe: o narrador da história seria uma "secretária anticapitalista", indignada com as peripécias do patrão. "Os jovens estão expostos a uma salada de slogans que não esclarecem nada sobre o mundo em que vivemos – isso só emburrece", diz o filósofo Roberto Romano. Como mostra a reação de Mírian Macedo, as escolas ensinam, mas cabe aos pais educar – no sentido mais amplo possível.

ERROS E DOGMAS ESQUERDISTAS

Trechos das apostilas da 1ª série do ensino
médio do COC e do Colégio Pentágono

"A escravidão no Brasil é justificada pela condição de inferioridade do negro, colocado como animal, pois era 'desprovido de alma' (…). Além da Igreja, que legitimou tal sandice, a quem mais interessava tamanha besteira?"
(Capítulo "Nós e a história", pág. 97 da apostila do COC)

Comentário: a Igreja já era, então, contrária à escravidão. O papa Paulo III escreveu, em 1537: "Ninguém deve ser reduzido à escravidão"

"A dissolução das comunidades neolíticas, como também da propriedade coletiva, deu lugar à propriedade privada e à formação das classes sociais, isto é, a propriedade privada deu origem às desigualdades sociais (…)."
(Capítulo "A pré-história", pág. 103 da apostila do COC)

Comentário: o conceito de "classes sociais" não se aplica a uma sociedade organizada em clãs. As desigualdades subsistem desde que a humanidade vivia da caça, da pesca e da coleta

"O surgimento da propriedade privada dos meios de produção (…) provocou, na Grécia, a formação da sociedade de classes organizada sob a cidade-estado."
(Capítulo "O período arcaico", pág. 128 da apostila do COC)

Comentário: as classes na Grécia antiga eram determinadas pela ascendência dos cidadãos – e não por sua riqueza

"Como se conjuga um empresário: vendeu, ganhou, lucrou, lesou, explorou, burlou… convocou, elogiou, bolinou, estimulou, beijou, convidou… despiu-se… deitou-se, mexeu, gemeu, fungou, babou, antecipou, frustrou…"
(Pág. 14 da apostila de redação do Pentágono)   
Comentário: tolice ideológica que, além de ser sem graça, predispõe os alunos contra o sistema de geração e distribuição de riqueza que é a base da democracia, a economia de mercado

Fonte: http://veja.abril.com.br/130607/p_078.shtml
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"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
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Offline Nightstalker

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2007, 21:24:10 »
Vitória contra a doutrinação esquerdista! Chorem gramscistas!

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Offline Herf

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2007, 22:43:15 »
É uma realidade que os livros de história e geografia de ensino fundamental e médio têm uma tendência bastante esquerdista.

Há um trecho do ótimo livro "as seis lições", de Ludwig Von Mises, onde ele fala sobre o velho mito do "capitalismo explorador" dos primórdios da revolução industria, mito tão mostrado aos alunos que usam livros de cunho esquerdista:

"A velha história, repetida centenas de vezes, de que as fábricas empregavam mulheres e crianças que, antes de trabalharem nessas fábricas, viviam em condições satisfatórias, é um dos maiores embustes da história. As mães que trabalhavam nas fábricas não tinham o que cozinhar: não abandonavam seus lares e suas cozinhas para se dirigir às fábricas - acorriam a elas porque não tinham cozinhas e, ainda que as tivessem, não tinham comida para nelas cozinharem. E as crianças não provinham de um ambiente confortável: estavam famintas, estavam morrendo. E todo o tão falado indescritível horror do capitalismo primitivo pode ser refutado por uma única estatística: precisamente nesses anos de expansão do capitalismo na Inglaterra, no chamado período da revolução industrial inglesa, entre 1760 e 1830, a população do país dobrou, o que significa que centenas de milhares de crianças - que em outros tempos teriam morrido - sobreviveram e cresceram, tornando-se homens e mulheres.

Não há dúvida de que as condições gerais de vida em épocas anteriores eram muito insatisfatórias. Foi o comércio capitalista que as melhorou. Foram justamente aquelas primeiras fábricas que passaram a suprir, direta ou indiretamente, as necessidades de seus trabalhadores, através de exportação de manufaturados e importação de alimentos e matérias-primas de outros países. Mais uma vez, os primeiros historiadores do capitalismo falsearam - é difícil usar uma palavra mais branda - a história."
« Última modificação: 12 de Junho de 2007, 22:46:14 por Procedure »

Offline Fabi

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2007, 02:54:21 »
É extremamente injusto não mostrar os dois lados de uma mesma moeda, sou completamente contra doutrinação da direita ou da esquerda. E pior, distorcer os fatos para que um lado pareça melhor que o outro...

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Você pode estar sendo vítima de doutrinação ideológica quando seu professor:

- se desvia, freqüentemente, da matéria objeto da disciplina para assuntos relacionados ao noticiário político ou internacional;

- adota ou indica livros, publicações e autores identificados com determinada corrente ideológica;

- impõe a leitura de textos que mostram apenas um dos lados de questões controvertidas;

- exibe aos alunos obras de arte de conteúdo político-ideológico, submetendo-as a discussão em sala de aula, sem fornecer os instrumentos necessários à descompactação da mensagem veiculada e sem dar tempo aos alunos para refletir sobre o seu conteúdo;

- ridiculariza gratuitamente ou desqualifica crenças religiosas ou convicções políticas;

- ridiculariza, desqualifica ou difama personalidades históricas, políticas ou religiosas;

- pressiona os alunos a expressar determinados pontos de vista em seus trabalhos;

- alicia alunos para participar de manifestações, atos públicos, passeatas, etc.;

- permite que a convicção política ou religiosa dos alunos interfira positiva ou negativamente em suas notas;

- encaminha o debate de qualquer assunto controvertido para conclusões que necessariamente favoreçam os pontos de vista de determinada corrente de pensamento;

- não só não esconde, como divulga e faz propaganda de suas preferências e antipatias políticas e ideológicas;

- omite ou minimiza fatos desabonadores da corrente político-ideológida de sua preferência;

- transmite aos alunos a impressão de que o mundo da política se divide entre os “do bem” e os “do mal”;

- não admite a mera possibilidade de que o “outro lado” possa ter alguma razão;

- promove uma atmosfera de intimidação em sala de aula, não permitindo, ou desencorajando a manifestação de pontos de vista discordantes dos seus;

- não impede que tal atmosfera seja criada pela ação de outros alunos;

- utiliza-se da função para propagar idéias e juízos de valor incompatíveis com os sentimentos morais e religiosos dos alunos, constrangendo-os por não partilharem das mesmas idéias e juízos.
Fonte: http://www.escolasempartido.org/
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Worf

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2007, 08:06:31 »
Ensino doméstico (Homeschooling) é proibido no Brasil, não?

O que será que o governo diria sobre isso:

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Escolinha do MST ensina crianças a 'ocupar e enfrentar'

Sob a lona, um grupo de 28 meninos e meninas repete um refrão que ensina a "ocupar toda terra improdutiva, resistir com organização e enfrentar para não sair". É hora de aula na Escola Itinerante Paulo Freire, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), montada no acampamento do 5º Congresso Nacional do movimento, em Brasília. As crianças são estudantes de oito a dez anos e acompanham os pais no evento. Ali, enquanto os adultos discutem as formas de pressão para fazer andar a reforma agrária, meninos e meninas são preparados para a "luta".

Segundo o MST, o movimento tem 2.000 escolas públicas em seus acampamentos e assentamentos, onde estudam 160 mil crianças. Também já formou mais de 4.000 professores. Entre os que atuam na escolinha itinerante, muitos preferem ser chamados de "educadores", já que, segundo o MST, nem todos têm o diploma de professor. Maria Cristina Vargas, integrante do setor de educação do MST, disse que as aulas na escola itinerante são dadas de forma "mais lúdica e dinâmica".
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/estado/2007/06/12/ult4528u83.jhtm

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2007, 09:03:16 »
Ensino doméstico (Homeschooling) é proibido no Brasil, não?

O que será que o governo diria sobre isso:

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Escolinha do MST ensina crianças a 'ocupar e enfrentar'

Sob a lona, um grupo de 28 meninos e meninas repete um refrão que ensina a "ocupar toda terra improdutiva, resistir com organização e enfrentar para não sair". É hora de aula na Escola Itinerante Paulo Freire, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), montada no acampamento do 5º Congresso Nacional do movimento, em Brasília. As crianças são estudantes de oito a dez anos e acompanham os pais no evento. Ali, enquanto os adultos discutem as formas de pressão para fazer andar a reforma agrária, meninos e meninas são preparados para a "luta".

Segundo o MST, o movimento tem 2.000 escolas públicas em seus acampamentos e assentamentos, onde estudam 160 mil crianças. Também já formou mais de 4.000 professores. Entre os que atuam na escolinha itinerante, muitos preferem ser chamados de "educadores", já que, segundo o MST, nem todos têm o diploma de professor. Maria Cristina Vargas, integrante do setor de educação do MST, disse que as aulas na escola itinerante são dadas de forma "mais lúdica e dinâmica".
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/estado/2007/06/12/ult4528u83.jhtm

É um curso profissionalizante, não precisa de aval do MEC... :D

Offline Luis Dantas

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2007, 13:49:56 »
Putz, o último trecho em particular é completamente tosco.

"Como se conjuga um empresário: vendeu, ganhou, lucrou, lesou, explorou, burlou… convocou, elogiou, bolinou, estimulou, beijou, convidou… despiu-se… deitou-se, mexeu, gemeu, fungou, babou, antecipou, frustrou…"
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Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2007, 14:15:21 »
Ensino doméstico (Homeschooling) é proibido no Brasil, não?

O que será que o governo diria sobre isso:

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Escolinha do MST ensina crianças a 'ocupar e enfrentar'

Sob a lona, um grupo de 28 meninos e meninas repete um refrão que ensina a "ocupar toda terra improdutiva, resistir com organização e enfrentar para não sair". É hora de aula na Escola Itinerante Paulo Freire, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), montada no acampamento do 5º Congresso Nacional do movimento, em Brasília. As crianças são estudantes de oito a dez anos e acompanham os pais no evento. Ali, enquanto os adultos discutem as formas de pressão para fazer andar a reforma agrária, meninos e meninas são preparados para a "luta".

Segundo o MST, o movimento tem 2.000 escolas públicas em seus acampamentos e assentamentos, onde estudam 160 mil crianças. Também já formou mais de 4.000 professores. Entre os que atuam na escolinha itinerante, muitos preferem ser chamados de "educadores", já que, segundo o MST, nem todos têm o diploma de professor. Maria Cristina Vargas, integrante do setor de educação do MST, disse que as aulas na escola itinerante são dadas de forma "mais lúdica e dinâmica".
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era permitido no começo do século. se não me engano ainda era permitido na constituição de 67 mas com restrições, a de 88 o matou de vez.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Herf

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2007, 14:36:44 »
Citar
Escolinha do MST ensina crianças a 'ocupar e enfrentar'
É hora de aula na Escola Itinerante Paulo Freire, do MST[...]

 ::)

Offline Herf

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2007, 14:40:51 »
Mas me digam: as secretarias de educação dos estados não oferecem provas que abilitam a pessoa a receber diploma (de ensino fundamental e médio) caso passe? Quer dizer, a pessoa pode ter estudado a vida inteira em casa, fazer essa prova, passar, e ficar tão oficialmente qualificada como alguém que estudou formalmente.

Offline Rodion

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2007, 14:54:33 »
Mas me digam: as secretarias de educação dos estados não oferecem provas que abilitam a pessoa a receber diploma (de ensino fundamental e médio) caso passe? Quer dizer, a pessoa pode ter estudado a vida inteira em casa, fazer essa prova, passar, e ficar tão oficialmente qualificada como alguém que estudou formalmente.

pode fazer supletivos...
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Offline Herf

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2007, 15:17:10 »
Pois então, qual o sentido de proibir ensino doméstico?

Offline Rodion

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2007, 15:31:14 »
invadir a esfera do indivíduo, ué. hehe
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Offline uiliníli

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2007, 19:57:46 »
Dos 16 sintomas de doutrinação política nas escola que a Fabi citou eu identifico 13 presentes na escola onde fiz Ensino Médio, principalmente na matéria de Geografia, mas também em História.

Offline Felius

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2007, 22:11:26 »
Voce pode resolver isso de duas formas: Discuta (ou caso as relacoes consigam ser um pouco mais amigaveis, debata) a visao politica dele e a sua, e encha o saco mesmo. Ou simplesmente nao assita aula caso seja possivel fazer tal coisa.
"The patient refused an autopsy."

Offline Rodion

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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2007, 23:34:14 »
eu tinha úlcera nos tempos de colégio todo dia depois de uma aula de história ou geografia.
ai. ainda bem que passou. e depois que percebi que na faculdade as pessoas ficam mais espertas e podem até descobrir que foram doutrinadas parei de me preocupar tanto com a questão. complicado são os que não evoluem e resolvem ir povoar os dce's da vida…
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Re: Ensino que é bom…
« Resposta #16 Online: 14 de Junho de 2007, 09:35:55 »
Mas me digam: as secretarias de educação dos estados não oferecem provas que abilitam a pessoa a receber diploma (de ensino fundamental e médio) caso passe? Quer dizer, a pessoa pode ter estudado a vida inteira em casa, fazer essa prova, passar, e ficar tão oficialmente qualificada como alguém que estudou formalmente.

pode fazer supletivos…

Mas para fazer supletivo é necessário ter idade mais avançada. É impossível requerer, por exemplo, a prova para ensino médio com 17 anos ou 18, a idade em que se termina o ensino médio regular.

 

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