Autor Tópico: antiga hipótese sobre origem do bipedismo humano recebe novo apoio  (Lida 4151 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
antiga hipótese sobre origem do bipedismo humano recebe novo apoio
« Online: 12 de Junho de 2007, 21:34:35 »
Capacidade de andar sobre dois membros seria herdada de ancestrais que viviam em árvores

A capacidade de andar apenas sobre os dois membros posteriores, característica que diferencia o homem dos outros primatas, tem sua origem geralmente associada a ancestrais que caminhavam no solo sobre quatro patas. Porém, pesquisadores das universidades de Birmingham e Liverpool (Inglaterra) concluíram que o bipedalismo pode ser herança de antepassados ainda mais antigos e que se moviam em galhos. O grupo levantou a hipótese, apresentada em artigo da Science desta semana, após verificar semelhanças na forma de se locomover de orangotangos selvagens da ilha de Sumatra (Indonésia), que passam a maior parte de sua vida em árvores, e dos humanos.

Ao observar a forma de se locomover de orangotangos selvagens da ilha de Sumatra (Indonésia), cientistas ingleses verificaram semelhanças com a dos homens. (Foto: SKS Thorpe/ Science ).
A hipótese mais aceita para a evolução dos primatas diz que os ancestrais de chimpanzés, gorilas e homens teriam descido das árvores para ocupar o solo utilizando ainda os quatro membros para caminhar. Só então o homem teria passado a usar apenas os membros inferiores nessa tarefa. Porém, ao observarem, por cerca de um ano, a postura e os movimentos dos orangotangos em sua rotina, os cientistas ingleses perceberam que a forma de caminhar do homem tem mais semelhanças com as características desenvolvidas por esses animais para se locomover em galhos finos e irregulares do que com a dos primatas considerados nossos ancestrais diretos.

Segundo os pesquisadores, essa nova teoria para a origem do bipedalismo é reforçada por fatores históricos. Há cerca de 2 ou 3 milhões de anos, os primeiros ancestrais do homem ocupavam florestas, e não terrenos abertos ou de vegetação rasteira. Além disso, os membros inferiores desses antepassados mais remotos se adaptaram rapidamente à vida terrestre, enquanto seus membros superiores continuaram longos, o que facilitaria a locomoção em galhos. “Ambos os fatos são mais coerentes com a origem do bipedalismo em primatas que se locomoviam entre árvores”, diz no artigo uma das realizadoras do estudo, a pesquisadora Susannah Thorpe, da Escola de Biociências da Universidade de Birmingham.

Thorpe explica que nossos ancestrais que habitavam as florestas usavam os braços somente para se balançar entre os galhos, o que lhes trazia inúmeros benefícios. Embora os orangotangos tenham refinado suas habilidades de locomoção com o passar do tempo, o estudo mostrou que o bipedalismo teria permitido que os animais se movessem mais facilmente nos mais variados tipos de galhos, o que não acontece com os quadrúpedes.

A pesquisa sugere que, ao descerem das árvores, devido à mudança de clima que dificultou a vida na floresta, os mais antigos antepassados dos homens mantiveram sua forma de andar e passaram a obter sua comida do chão ou de pequenas árvores. Por sua vez, os ancestrais de chimpanzés, gorilas e outros primatas desenvolveram um modo específico de se locomover, apoiando os membros anteriores no chão, para atravessar de uma árvore para outra.

Segundo os pesquisadores, o estudo fornece motivos para que se deixe de lado a dúvida sobre como o homem se tornou bípede, apesar de ainda não haver provas concretas. “Na diversificação da locomoção, foram os primatas do grupo dos chimpanzés, gorilas e seus ancestrais que inovaram; os homens e seus antepassados conservaram as características."


João Gabriel Rodrigues
Ciência Hoje On-line
01/06/2007




A hipótese é na verdade bem antiga, tanto quanto sei. Acho que tem sua origem datando de quando se imaginava que humanos foram os primeiros a se separar de gibões, organgotangos, chimpanzés e gorilas. Nem sabia que tinha sido rejeitada no processo de se descobrir o parentesco mais próximo como sendo com chimpanzés. Imaginava, e ainda imagino, que é mais viável a evolução independente de chimpanzés e gorilas ao semi-quadrupedismo que eles tem paralelamente ao arborismo, do que humanos semi-quadrúpedes virarem bípedes. Quadrupedismo (ou esse estágio dos chimpanzés e gorilas, com andar sobre os nós dos dedos) tem vantagens bem mais óbvias que bipedismo, e logo não me parece implausível de surgir duas vezes; já sair dessa condição para bipedismo é algo que me parece bem mais improvável de ocorrer.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: antiga hipótese sobre origem do bipedismo humano recebe novo apoio
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2007, 15:45:02 »
Outro pesquisador defendendo hipótese similar:

http://www.uprightape.net/


Olhem que interessante:



Não li muito sobre a visão desse autor, mas esse "cladograma", não supõe, acho, que os humanos tenham se separado antes dos gorilas e dos chimpanzés, mas que estes tenham evolvido o andar "pseudo-quadrúpede" independentemente, depois da separação dos humanos. Ou seja, o ancestral dos chimpanzés e gorilas talvez fosse mais "humano" (ou orangotango/gibão) que gorila ou chimpanzé, sob esse aspecto.


Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: antiga hipótese sobre origem do bipedismo humano recebe novo apoio
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2007, 16:04:14 »


orangotango




Gibão



Também tenho a impressão de que a caixa torácica dos orangutangos é mais similar à nossa (mas não tanto a dos neandertais, que nesse sentido que estou pensando é mais similar a dos chimpanzés!)


edição:

Aqui:


Hylobates = gibão


Comparem com o neandertal e o sapiens:





Não que isso tenha necessariamente implicações filogenéticas... mas é um tanto intrigante....

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!