Autor Tópico: Sistema nervoso primitivo  (Lida 2916 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Sistema nervoso primitivo
« Online: 13 de Junho de 2007, 17:36:11 »
Não sei o quão interessante vcs vão achar essa noticia, mas eu achei bastante =)
Gostaria que alguem comecasse um debate sobre as implicações dessa descoberta em relação a consciência humana.  :hihi:

Abraços

Agência FAPESP – Para investigar a origem do sistema nervoso, cientistas da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, não pensaram duas vezes e foram logo atrás de um dos mais antigos de todos os animais: a esponja marinha.

Os resultados do estudo mostram que a escolha pelos primitivos poríferos foi acertada. “Verificamos que as esponjas, que não contam com sistemas nervosos, têm a maioria dos componentes genéticos das sinapses”, disse Todd Oakley, um dos responsáveis pela pesquisa publicada em artigo na edição de 6 de junho da revista PLoS One, da Public Library of Science.

“Ainda mais surpreendente foi descobrir que proteínas das esponjas têm ‘assinaturas’ indicando que elas provavelmente interagem de modo similar a de proteínas em sinapses de humanos. Essa descoberta empurra a origem desses componentes genéticos do sistema nervoso para os primeiros animais, ou mesmo antes deles, muito antes do que suspeitávamos até então”, disse Oakley.

Ao analisar algo tão complexo como o sistema nervoso, é difícil saber por onde começar. Estima-se que os primeiros neurônios e sinapses teriam surgido há mais de 600 milhões de anos em cnidários – entre os quais hoje estão anêmonas e medusas. Esponjas marinhas, que representam o grupo animal mais antigo com representantes atuais, têm estruturas simples, sem órgãos internos.

“Descobrimos que diversos genes que formam o sistema nervoso estão presentes em esponjas”, disse Kenneth Kosik, outro dos autores do estudo. Os pesquisadores encontraram evidências de que esses genes trabalhariam juntos. A forma com que algumas das proteínas interagem e sua estrutura atômica lembram características do sistema nervoso humano.

“Descobrimos uma estrutura misteriosa e desconhecida na esponja. Está claro que a evolução foi capaz de pegar essa estrutura e, com pequenas modificações, direcioná-la para uma nova função. A evolução pode pegar esses componentes básicos e reuni-los de maneiras novas e bem interessantes”, disse Kosik.

O artigo A post-synaptic scaffold at the origin of the animal kingdom, de Kenneth Kosik e outros, publicado na PLoS One, pode ser lido gratuitamente em www.cellmetabolism.org.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Sistema nervoso primitivo
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2007, 11:52:01 »
heheheh  O assunto é bem interessante, como todo estudo que tenta "chegar" na origem dos organismos complexos....Mas não é que eu lembrei na hora do Bob Esponja!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2007, 12:07:21 »
Já que ninguem se manifesta, eu começo …

Pelo que esse estudo mostrou, parece que desde o surgimento dos primeiros organismos vivos na Terra, já se criou uma forma de percepção da realidade baseada no que esses seres eram. E essa forma de percepção não se alterou, somente evoluiu da mesma maneira como ocorre com a evolução física.

Com isso podemos supor que infinitas possibilidades de percepção da Realidade não estão sendo utilizadas nos seres da Terra, isso dá base para que especulemos que a vida em outros lugares do Universo não poderia ser apenas ser completamente diferente físicamente, mas também mentalmente, percebendo a realidade de maneiras que nem podemos imaginar.

Pois além do fato de que ambiente em que a vida evolue contruibuir imensamente nos aspectos evolutivos, o ser primordial que gerou a vida no planeta pode ter caracteristicas completamente distintas do que encontramos aqui na Terra, e isso geraria toda uma ramificação de seres que nós não podemos nem imaginar.

Isso só me mostra como os seres humanos são limitados, e como o que nós percebemos não é a Realidade e sim aspectos de nós mesmos.
« Última modificação: 19 de Junho de 2007, 12:16:29 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Narkus

• Visitante
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2007, 03:01:25 »
Vendo os documentários no Discovery e outros textos que li, não é difícil concluir que a inteligência não é exclusividade do homem.
Quanto mais nos aprofundamos no estudo dos seres vivos mais proximos da conclusão de que o ser humano é extremamente limitado chegamos.

As vezes até penso que um pouco menos de complexidade na mente humana poderia nos favorecer a enxergar a realidade de forma mais completa. O ser humano é muito movido aos aspectos que ele interpreta com seus poucos sentidos, e um possível "hormônio da convicção" sobre as coisas é muito prejudicial, sendo que a maior parte dos homens que conseguem "ir além" das suas falsas convicções tiveram que programar (ou até mesmo reprogramar) muitas coisas no qual o cérebro criara a "ilusão" de certeza sobre a realidade.

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2007, 06:04:42 »
Pelo que esse estudo mostrou, parece que desde o surgimento dos primeiros organismos vivos na Terra, já se criou uma forma de percepção da realidade baseada no que esses seres eram. E essa forma de percepção não se alterou, somente evoluiu da mesma maneira como ocorre com a evolução física.

Bom, acho um pouco de exagero afirmar "percepção da realidade". Se é com a intenção de dizer "resposta ao ambiente", então é necessário retroceder milhões de anos antes, pois microorganismos já respondem ao ambiente.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2007, 06:19:27 »
acho que o que nos impressiona na nossa inteligência é justamente a noção de que somos conscientes da nossa própria existência. mas esta é uma noção que só pode ser expressa através da linguagem, em nossos termos, tomando por parâmetro nossas sensações. é, de fato, impossível saber, pelo menos até agora, se macacos ou cachorros ou papagaios têm consciência de si mesmos.
. . .  .
não devo ter me expressado direito. acho que é um dos assuntos mais confusos que há. tenho uma grande impressão dentro da minha cabeça mas não a consigo traduzir em palavras.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2007, 09:34:27 »
Uma duvida que me surgiu agora é a da diferença entre o Ser animal e o Ser vegetal.

Sabemos que a vida  animal se iniciou com algum tipo de microorganismo nos oceanos, mas e a vida vegetal? Surgiu da onde?

Isso me faz pensar também nas possibilidades de Ser que podem existir além do reino animal e vegetal que temos aqui na Terra.  :stunned: :olheira:
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Atheist

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2007, 00:09:57 »
Uma duvida que me surgiu agora é a da diferença entre o Ser animal e o Ser vegetal.

Sabemos que a vida  animal se iniciou com algum tipo de microorganismo nos oceanos, mas e a vida vegetal? Surgiu da onde?

Isso me faz pensar também nas possibilidades de Ser que podem existir além do reino animal e vegetal que temos aqui na Terra.  :stunned: :olheira:

Há cinco reinos: monera (bactérias), fungos, protozoários, plantas e animais. Todos derivados de procariotos primitivos que viviam nos oceanos. As plantas têm como característica básica a presença de cloroplastos.

blue pill

• Visitante
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2007, 00:31:11 »
Nesse caso, evolução não seria equivalente a mudança ?
A essência do ser é impossível de ser descrita, porque é justamente a ausência de notas definitórias. "Ser" é como se fosse oposto a intenção de descrevelo. Essa contemplação do espetáculo do mundo pelo ser, é uma experimentação subjetiva, ou seja, apenas pensamos como ela deve ser em outros seres, mas nunca seremos outros seres.
Por isso nós ficamos sem uma referência pra comparar aquilo que o ser bactéria contempla do mundo, com aquilo que nós contemplamos.
« Última modificação: 23 de Junho de 2007, 00:33:20 por Blue Pill »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2007, 09:40:25 »

Há cinco reinos: monera (bactérias), fungos, protozoários, plantas e animais. Todos derivados de procariotos primitivos que viviam nos oceanos. As plantas têm como característica básica a presença de cloroplastos.

Pode crer, incrivel como um unico ser pode gerar tantas vertentes de vida diferentes. Quantos reinos mais será que naum existem por esse Universo a fora né?

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2007, 23:19:57 »

Pode crer, incrivel como um unico ser pode gerar tantas vertentes de vida diferentes. Quantos reinos mais será que naum existem por esse Universo a fora né?

Abraços.
Fica mais incrível se você pensar que todas as formas de vida na Terra se baseiam no Carbono mas não é absurdo postular outra base para a vida, como por exemplo o Silício.
Quanto à materia inicial do tópico sobre a evolução do sistema nervoso há um livro excelente do Antonio Damásio " O Mistério da Consciência" com a análise das descobertas atuais da neurociência dentro de uma perspectiva evolucionista.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!