Não é por nada, mas pra mim, choveu no molhado. Muito barulho por nada.
"Eles mostraram que 93% das bases [não só as dos genes] estudadas por eles foram de alguma forma transcritas para um tecido".
O que eles entendem por gene??? Que eu saiba, gene é uma sequência de DNA que é
transcrita. Ou estão se apropriando do termo para dizer outra coisa (e para mim ficou sem sentido), ou estão supervalorizando algo que não é grande coisa. No primeiro caso, é um tanto infeliz utilizar um termo absolutamente conhecido dentro da genética para querer dizer outra coisa (transcrição é a síntese de um RNA a partir do DNA). No segundo caso, parece o típico sensacionalismo de jornalistas que não sabem o que estão escrevendo.
É óbvio há muito tempo que a expressão dos genes é controlada por sequências de DNA que podem estar à grande distância do gene em si (da sequência que codifica a proteína em questão).
Apenas 12% dos trechos responsáveis pelas transcrições guardam algum tipo de conservação.
Isso explica muito da variação encontrada entre indivíduos da mesma espécie. Diferenças nas regiões controladoras podem influenciar muito na expressão de um gene e isso tem sido evidenciado inclusive em uma área bastante polêmica - biologia comportamental. Há trabalhos relatando que diferenças na expressão de um gene relacionada com uma região controladora variável determina a suscetibilidade de uma pessoa a responder violentamente.