Autor Tópico: Wikiprojeto Ceticismo  (Lida 1227 vezes)

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
Wikiprojeto Ceticismo
« Online: 16 de Junho de 2007, 02:00:19 »
Pessoal, eu estava navegando na Wikipedia em português e percebi que existem muitos artigos relacionados à diversas pseudo-ciências e religiões (como alguns supostos milagres) que apresentam informações batante tendenciosas e sem nenhum senso crítico. Muitos artigos deste tipo (numerologia, milagre eucarístico de lanciano, tábua de ouija) não tem nenhuma única menção à opiniões divergentes de céticos e apresentam uma qualidade horrível. Isso me fez pensar em criar um novo Wikiprojeto na Wikipedia: o WikiProjeto Ceticismo. Algo parecido com o que o pessoal da Wikipedia em inglês fez:

http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Wikiproject_Rational_Skepticism

Basicamente, o objetivo é organizar uma equipe para aprimorar artigos relacionados ao ceticismo científico, criar artigos novos baseando-se no Skeptical's Dictionary e também no que temos na Wiki do Clube Cético, criar novas tags para ajudar a categorizar artigos relacionados à pseudociência e ceticismo, auxiliar na divulgação informações de fraudes que ocorreram e ocorrem em diversos campos de pseudo-ciência e ajudar a categorizar as páginas da wikipedia referentes ao assunto (colocando a tag [[Categoria:Pseudociência]] onde for preciso, por exemplo).

Para levar adiante este wikiprojeto, só é preciso de gente interessada em ajudar. Eu já documentei a criação deste projeto na Wikipedia. O endereço dele é:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Projetos/Ceticismo_Cient%C3%ADfico

Então, eu postei aqui para convidar o pessoal deste fórum para ajudar contribuindo com críticas, sugestões e/ou trabalho. Nos próximos dias, à medida que tiver tempo livre, pretendo organizar a página do projeto adicionando informações e seguindo os moldes do Wikiproject Rational Skepticism. Alguém aí se candidata pra me ajudar? 

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Wikiprojeto Ceticismo
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2007, 11:31:31 »
De modo menos organizado (realmente a criação de um projeto e, depois, de um portal de ceticismo é mais adequado), eu já tinha criado o userbox de cético e categorizei os artigos sobre ceticismo e pseudociências. Vale a pena colocar todos esses artigos na página do projeto e criar um convite de participação para os usuários da userbox.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Ceticismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Pseudoci%C3%AAncia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:%21Wikipedistas_c%C3%A9ticos_que_exigem_provas_sobre_argumentos
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2007, 20:45:25 »
Valeu pela ajuda! Assim que minhas férias começarem, pretendo adicionar mais coisas na página e divulgar melhor este projeto.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2007, 13:56:45 »
No momento não posso ajudar muito, não só por tempo porque tenho outras prioridades no projeto. Mas muitos artigos ligados a ceticismo estão na minha lista de vigiados e pelo  menos livre de vandalismos eles estarão.
« Última modificação: 28 de Junho de 2007, 14:15:08 por Fernando »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2007, 14:01:32 »
Podiam aproveitar a iniciativa para incluir artigos na nossa wiki também.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2007, 14:14:32 »
A propósito: ao criar um projeto, geralmente divulga-o através de páginas de discussões de usuários que você acredita que podem ajudar nele e na Esplanada/anúncios.  Os usuários podem ser encontrados na userbox do Stéfano.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2007, 10:20:30 »
Tomei a liberdade de fazer algumas modificações na página do projeto e de criar mais um userbox.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2007, 18:25:45 »
Ficou legal! Valeu pela ajuda! Essa semana nem vou poder fazer muita coisa pq tenho que estudar pra 3 provas finais na faculdade. Mas semana que vem pretendo me deidicar mais à esse projeto enviando convites pra mais gente ajudar e acrescentando artigos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!