Autor Tópico: E prosseguem os planos socializantes de Chavez  (Lida 7026 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: E prosseguem os planos socializantes de Chavez
« Resposta #25 Online: 26 de Junho de 2007, 15:07:01 »
Agora falando sério… vocÊs temem Chavez?

:o Acho que alguém tem que por uma camisa de força no Chaves...e rápido.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 26 de Junho de 2007, 15:37:32 »
enquanto the mighty eagle estiver tomando conta de mim, não temo nada.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 27 de Junho de 2007, 09:19:52 »
Agora falando sério… vocÊs temem Chavez?

Sim, não temo que ele venha a iniciar um conflito com o Brasil, o que seria, na minha opinião, pura estupidez, mas que, futuramente, ele inicie um conflito com algum outro país e crie ainda mais caos na América do Sul. E um conflito, com outro país iria criar problemas para o Brasil, principalmente na fronteira.

Como foi dito aqui :

Correndo o risco de ficar parecendo Catão, digo mais uma vez: o Brasil precisa tomar cuidado com a fronteira com a Venezuela.
Não duvido que, na hora em que a "Revolução Bolivariana" do Chavez começar a fazer água (traduzindo: na hora em que o preço
do petróleo cair), ele resolva ganhar popularidade inventando alguma aventura militar. Isso não é cisma com o Chavez, nem questão
ideológia, mas apenas um lição da História.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 09:23:50 por 3xJ »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #28 Online: 27 de Junho de 2007, 12:37:03 »
Sim, não temo que ele venha a iniciar um conflito com o Brasil, o que seria, na minha opinião, pura estupidez, mas que, futuramente, ele inicie um conflito com algum outro país e crie ainda mais caos na América do Sul. E um conflito, com outro país iria criar problemas para o Brasil, principalmente na fronteira.
Pouco provável, apesar de ser uma característica da região a turbulência política, não creio que isso possa ocorrer, o Chavez é um falastrão, mas fora isso acho que ele deve ser um covarde, ele nem mesmo conseguiu até hoje acabar com as críticas ao governo dele em sem próprio país.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 27 de Junho de 2007, 14:38:23 »
Pouco provável, apesar de ser uma característica da região a turbulência política, não creio que isso possa ocorrer, o Chavez é um falastrão, mas fora isso acho que ele deve ser um covarde, ele nem mesmo conseguiu até hoje acabar com as críticas ao governo dele em sem próprio país.

Não sei não, eu acho que por trás da imagem de falastrão tem alguém com uma capacidade política maior do que imaginamos, e criar um inimigo externo e envolver o país numa aventura militar não é algo que nunca ocorreu na América do Sul, vide a guerra das Malvinas/Falklands , que ainda sendo situação e classe política diferentes é um bom exemplo que não devemos subestimar a capacidade para a estupidez do político sul americano.

Estendendo a discussão um pouco, eu concordo que a chance de um conflito militar é pequena, mas um outro ponto que pode trazer problemas para a região é um possível programa nuclear venezuelano, que acho mais provável que venha a ocorrer,  dado o apoio ostensivo aos iranianos. E os americanos não vão, na minha opinião, tolerar que um país tão próximo e com uma posição hostil comece a desenvolver um arsenal nuclear.

Aliás, sou só eu que acho hipócrita que Chávez critique tanto os americanos mas tenha os EUA como principal comprador de petróleo ?

Isso de acordo com a informação que tenho de que os EUA são o principal comprador de petróleo da Venezuela.
De qualquer modo,

Donald Kendall

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #30 Online: 27 de Junho de 2007, 14:52:04 »
Estendendo a discussão um pouco, eu concordo que a chance de um conflito militar é pequena, mas um outro ponto que pode trazer problemas para a região é um possível programa nuclear venezuelano, que acho mais provável que venha a ocorrer,  dado o apoio ostensivo aos iranianos. E os americanos não vão, na minha opinião, tolerar que um país tão próximo e com uma posição hostil comece a desenvolver um arsenal nuclear.
Isso eu concordo contigo, os EUA não tolerariam uma corrida nuclear tão próximo de seu território, mas ainda não imagino a Venezuela embarcando nessa onda de enriquecimento de Urânio, primeiro porque pelo que sei não tem Unrânio por lá, e segundo que eles têm petróleo, então a priori não tem argumentos para enriquecer urânio, pois também não falta potencial hidroelétrico naquela região. Se por acaso embarcassem nessa seria visível os interesse do ditador Chavez, armas nucleres.

Aliás, sou só eu que acho hipócrita que Chávez critique tanto os americanos mas tenha os EUA como principal comprador de petróleo ?

Isso de acordo com a informação que tenho de que os EUA são o principal comprador de petróleo da Venezuela.
De qualquer modo,
Pelo que já ouvi são sim, mas aquilo lá é um jogo para ele, acaba com a imprensa opositora, vende seu país, e ainda culpa o comprador. É claro que a população não precisa saber quem está comprando. Já que é assim põe logo a culpa nos EUA... sempre dá certo... a população fica irada.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 27 de Junho de 2007, 19:55:29 »
Isso eu concordo contigo, os EUA não tolerariam uma corrida nuclear tão próximo de seu território, mas ainda não imagino a Venezuela embarcando nessa onda de enriquecimento de Urânio, primeiro porque pelo que sei não tem Unrânio por lá, e segundo que eles têm petróleo, então a priori não tem argumentos para enriquecer urânio, pois também não falta potencial hidroelétrico naquela região. Se por acaso embarcassem nessa seria visível os interesse do ditador Chavez, armas nucleres.

Sim, penso que no futuro teremos esse problema nuclear na Venezuela, supondo claro que Chávez se mantenha no poder.

Pelo que já ouvi são sim, mas aquilo lá é um jogo para ele, acaba com a imprensa opositora, vende seu país, e ainda culpa o comprador. É claro que a população não precisa saber quem está comprando. Já que é assim põe logo a culpa nos EUA… sempre dá certo… a população fica irada.

Concordo.

Donald Kendall

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #32 Online: 28 de Junho de 2007, 13:16:35 »
Chávez diz que Venezuela pode ter energia nuclear

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que o país poderá decidir desenvolver uma tecnologia nuclear civil no futuro durante visita a Moscou, na Rússia. Ele respondia a perguntas sobre o direito do Irã de desenvolver seu programa nuclear e acabou citando o Brasil.
"O Irã tem o direito de desenvolver uma indústria nuclear civil, pois é um país soberano", disse Chávez, segundo a agência Ansa, citando a Interfax. Em seguida, completou: "E também o Brasil, cujo chefe de Estado se pronunciou pela realização de centrais atômicas, tem este direito. No futuro, Caracas também poderá seguir nesta direção".

Chávez fez as declarações durante a inauguração em Moscou do Centro Cultural Latino-americano intitulado "Simón Bolivar". Ele iniciou ontem uma viagem pela Rússia, Bielo-Rússia e Irã para estreitar relações econômicas, políticas e militares que incluem a possibilidade de compra de armamentos.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1720395-EI294,00.html

É... talvez você tenha razão 3xJ

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 29 de Junho de 2007, 22:48:10 »
Correndo o risco de ficar parecendo Catão, digo mais uma vez: o Brasil precisa tomar cuidado com a fronteira com a Venezuela.
Não duvido que, na hora em que a "Revolução Bolivariana" do Chavez começar a fazer água (traduzindo: na hora em que o preço
do petróleo cair), ele resolva ganhar popularidade inventando alguma aventura militar. Isso não é cisma com o Chavez, nem questão

O cara está se armando e quem gasta quase 4 bilhões de dólares em armas com certeza vai usar.Foram comprados submarinos, armas leves, granadas, morteiros misseis anti-aéreos e está construindo uma fábrica de munição...

Ando acompanhando os noticiários a respeito... já citaram até que ele quer uma força militar  conjunta com a Bolivia , com soldados Venezuelanos em território Boliviano e está construindo bases militares perto de fronteira Brasileira.

Acho que a coisa federá em breve...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Junho de 2007, 11:39:22 »

O cara está se armando e quem gasta quase 4 bilhões de dólares em armas com certeza vai usar.Foram comprados submarinos, armas leves, granadas, morteiros misseis anti-aéreos e está construindo uma fábrica de munição…

Ando acompanhando os noticiários a respeito… já citaram até que ele quer uma força militar  conjunta com a Bolivia , com soldados Venezuelanos em território Boliviano e está construindo bases militares perto de fronteira Brasileira.

Acho que a coisa federá em breve…

Xiiiii.......  :(
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Junho de 2007, 13:46:57 »
Xiiiii…… 

Pois é...xiii!

Eu entrei em um site de militares da reserva há algumas semanas atrás, tinha uma matéria assinada por um general que basicamente dizia que os militares brasileiros estão preocupados com a possiblidade de haver uma guerra encostada na fronteira do Brasil.Na Bolivia há um movimento separatista comprando armas dos Russos e o Evo pode ter apoio do Chavez contra esses separatistas em uma possivel guerra, sendo que instalaram na Bolivia várias bases militares com grana do Chavez bem  próximas da nossa fronteira...

Se eu encontrar a matéria de novo, postarei aqui para vcs verem.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #36 Online: 01 de Julho de 2007, 08:11:55 »
Essa matéria mostra algo a respeito :
O novo projeto de Chávez
Editorial de OESP
10 Junho 2007

Uma leitura, mesmo superficial, dos documentos e declarações produzidos na reunião de representantes da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), realizada em Caracas, revela claramente os propósitos do coronel Hugo Chávez para a região. Ele não se contenta em dominar a Venezuela com mão-de-ferro, controlando o Executivo, o Legislativo e o Judiciário e, agora, em franca ofensiva contra o pouco que restou de uma imprensa outrora livre. Chávez quer superar os feitos de seu ídolo, Simón Bolívar. No século 19, Bolívar - com a ajuda de San Martín e outros notáveis generais - libertou os países andinos do jugo colonial espanhol, mas não conseguiu completar o seu projeto político, que era manter aquelas províncias unidas. O objetivo do caudilho do século 21 é voltar 190 anos no tempo, recompondo a unidade do vice-reinado de Nova Granada e consolidando o projeto bolivariano da Grande Colômbia.

A Alba, constituída pela Venezuela, Cuba, Nicarágua e Bolívia, é o núcleo do projeto. O Equador do presidente Rafael Correa é um sério candidato a engrossar o grupo. Ficariam faltando, para completar o pastiche geopolítico, o Peru e o Panamá - mas os governos desses países nem querem ouvir falar em alianças com Chávez.

De qualquer forma, o caudilho trabalha arduamente para realizar seu projeto. Na reunião de Caracas, por exemplo, os membros da Alba decidiram criar, no prazo recorde de 60 dias, o Banco da Alba, para financiar os projetos de desenvolvimento e integração que já foram acertados - e cujo número continua crescendo vertiginosamente. Apenas com Cuba, a Venezuela assinou acordos para desenvolver 353 projetos. Com os outros países do bloco, os projetos também se contam pelas centenas.

E, como para o coronel Chávez as palavras são tudo - recorde-se que fez questão de mudar a sigla da Comunidade Sul-Americana de Nações de Casa para Unisur -, esses projetos não são chamados de binacionais ou de multilaterais. Eles são “granacionales”. Pois é isso o que ele pretende: fazer daqueles países uma grande nação, ou, como definem os documentos oficiais, “a união integral de nossas Repúblicas em uma só nação, como sonharam nossos próceres”.

Como já não há o Império Espanhol a combater, o Bolívar redivivo elegeu como inimigo os Estados Unidos. Recebe dos EUA a maior parte da receita do petróleo que sustenta as extravagâncias de seu projeto autoritário e compra daquele país quase tudo o que falta na Venezuela - o que não é pouco -, mas considera Washington um agente do mal e o presidente Bush o próprio diabo.

De tempos em tempos, denuncia um complô do governo americano para assassiná-lo ou para invadir o país. Agora, para coroar a reunião da Alba, propôs a seus sócios a assinatura de um pacto de defesa, para protegê-los “do terrorismo e agressão permanentes dos Estados Unidos”.

No ano passado, Chávez convenceu o presidente Evo Morales a assinar um acordo de “cooperação” na área de defesa que praticamente deixa a Bolívia em suas mãos. A pretexto de “complementar as capacidades de defesa de cada país”, a Venezuela terá ingerência na organização e na capacitação das Forças Armadas bolivianas. Além disso, construirá quatro bases militares em território boliviano, que guarnecerá com “assessores”, e os militares venezuelanos poderão interferir diretamente caso haja qualquer conflito que ponha em risco as instituições bolivarianas criadas por Evo Morales no molde chavista.

Agora, disse o caudilho a seus seguidores, “parece que chegou o momento de acertarmos uma estratégia de defesa conjunta, para que ninguém possa cometer nenhum erro contra nossos povos”.

Hugo Chávez está armando a Venezuela até os dentes. Como o país não enfrenta nenhuma ameaça externa, os aviões, helicópteros, tanques e fuzis que está comprando de certo são uma forma de consolidar o apoio das Forças Armadas a seu regime - que não é monolítico, ao contrário do que ele diz - e de garantir, numa eventualidade, a “lealdade” do povo. De qualquer forma, o programa militar de Hugo Chávez, conseqüente com seus projetos políticos de criação de uma “Confederação de Estados” - obviamente sob seu comando -, altera o equilíbrio regional. O governo brasileiro deve estar atento a isso.

http://www.defesanet.com.br/zz/al_ven_br_2.htm

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 01 de Julho de 2007, 10:21:59 »
Pois é. Eu também acho que essa questão deva ser levada a sério.

Ontem o primeiro-ministro do Peru acusou Chavez de ingerência em território peruano.
Estou tentanto achar a notícia, mas em resumo trata-se da abertura de um escritório da Alba, sem qualquer consulta ao governo central do Peru,  em uma região peruana conflituosa, com financiamento venezuelano. Há inclusive propostas de separatismo.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 01 de Julho de 2007, 10:27:39 »
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/06/30/ult1808u96172.jhtm

30/06/2007 - 21h20
Primeiro-ministro do Peru diz que Chávez interfere em região do país vizinho

Lima, 30 jun (EFE).- O presidente do Conselho de Ministros do Peru, Jorge del Castillo, afirmou hoje que ocorre ingerência do Governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, na região de Puno, que anunciou uma paralisação de 48 horas em julho.

"Há uma ingerência do Governo de Chávez em Puno e isso é interferência na política interna privada. Mas se chega ao extremo contra o Estado peruano, não tenho prova", disse o primeiro-ministro em entrevista pela rádio CPN.

Del Castillo disse que, além disso, "somam-se os mesmos grupos contra o TLC (Tratado de Livre-Comércio com os EUA), um tema soberano do Peru".

O primeiro-ministro (chefe do gabinete peruano) fez referência ao Partido Nacionalista Peruano, do ex-candidato presidencial Ollanta Humala, que contou com o apoio aberto de Chávez durante a campanha de 2006.

(...)

O presidente recebeu vaias e uma chuva de pedras quando visitou Puno esta semana para levar ajuda às vítimas da onda de frio. Os agressores teriam sido professores em greve, que Del Castillo ligou ao grupo armado Sendero Luminoso.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 01 de Julho de 2007, 13:36:22 »
bolívar não gostava do brasil. será que o projeto bolivariano de chavito nos inclui?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 01 de Julho de 2007, 13:49:42 »
bolívar não gostava do brasil. será que o projeto bolivariano de chavito nos inclui?

O Brasil todo eu não sei, mas parte dele, com certeza.
"Por quê?"

Chaves

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Julho de 2007, 16:14:47 »
Como já não há o Império Espanhol a combater, o Bolívar redivivo elegeu como inimigo os Estados Unidos. Recebe dos EUA a maior parte da receita do petróleo que sustenta as extravagâncias de seu projeto autoritário e compra daquele país quase tudo o que falta na Venezuela - o que não é pouco -, mas considera Washington um agente do mal e o presidente Bush o próprio diabo.

O típico perfeito idiota latino-americano.

Não difere muito dos que existem no Brasil. Nascem com a ajuda do estado, estudam desde cedo com a ajuda do estado, vão para a universidade do estado, são transportadas pelo estado, "não têm" condições para trabalhar e estudar ao mesmo tempo e vão morar e comer com subsídios do estado... Enfim, legítimas crias do paternalismo estatal.

Mas na hora do discurso apaixonado, a culpa é "da burguesia branca", "da zelite", dos EUA... Pobre da dona Zelite, se mata trabalhando para prosperar sem a ajuda do estado (com o estorvo dele, aliás) e leva a culpa de tudo. Quem sabe se ela, já que é tão odiosa, deixasse de pagar impostos?

Daí o estado vai a falência, e as crias do paternalismo morrem de fome.

Mas a venda vermelha nos olhos desses perfeitos idiotas não os deixam perceber que cospem no prato em que comem com voracidade.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Julho de 2007, 16:27:25 »

O típico perfeito idiota latino-americano.

Doce ilusão. De idota não há nada.

É muita inocência chamar Chavez de idiota.

E a política norte-americana em relação à Venezuela sempre foi desastrosa. Financiou uma elite incompetente a troco de manter sob controle as imensas reservas de gás e petróleo da região.

Agora taí: depende do fornecimento de uma Venezuela imprevisível sob todos os aspectos.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 01 de Julho de 2007, 17:27:43 »
a dependência é mútua, hsette. pelo menos por enquanto. porque quando os eua já não mais precisarem tanto do petróleo, aí é bom que o chávez já tenha concluído seus projetos, com o risco de não poder terminá-los por falta de ... combu$tível.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Julho de 2007, 17:36:39 »
a dependência é mútua, hsette. pelo menos por enquanto. porque quando os eua já não mais precisarem tanto do petróleo, aí é bom que o chávez já tenha concluído seus projetos, com o risco de não poder terminá-los por falta de … combu$tível.

Bruno, comprador de gás e petróleo é o que não falta nesse mundo.

Já o clube de fornecedores é bastante restrito.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 01 de Julho de 2007, 17:39:56 »
sim, sim, e devo admitir que não é uma coisa que acontece do dia pra noite ou mesmo de década pra década o não mais precisar tanto de petróleo. de qualquer forma a dependência é mútua, até por questões logísticas. e não é só o petróleo, a venezuela também é abastecida da maior parte dos bens de consumo pelos eua. a ruptura não parece tão fácil quanto parece.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Julho de 2007, 17:48:12 »
Chávez diz que Venezuela pode ter energia nuclear
(...)

É… talvez você tenha razão 3xJ

Prefiro estar errado. Realmente, só de pensar nas possíveis complicações na região dá dor de cabeça.

Como foi dito aqui :

a dependência é mútua, hsette. pelo menos por enquanto. porque quando os eua já não mais precisarem tanto do petróleo, aí é bom que o chávez já tenha concluído seus projetos, com o risco de não poder terminá-los por falta de … combu$tível.

Espero que isso aconteça, realmente, e espero que o governo brasileiro PARE de subestimar Hugo Chávez, ele não é um idiota e é, na minha opinião, uma variável imprevisível na região e extremamente perigosa.

Donald Kendall

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 01 de Julho de 2007, 18:51:05 »
sim, sim, e devo admitir que não é uma coisa que acontece do dia pra noite ou mesmo de década pra década o não mais precisar tanto de petróleo. de qualquer forma a dependência é mútua, até por questões logísticas. e não é só o petróleo, a venezuela também é abastecida da maior parte dos bens de consumo pelos eua. a ruptura não parece tão fácil quanto parece.

Você há de convir que as dificuldades norte-americanas são infinitamente maiores nesse caso.

Encontrar fornecedor de combustívelis fósseis é uma coisa.

De bens de consumo é outra. Não se esqueça de a China é logo ali, e vai adorar encontrar um mercado como o da Venezuela aberto para seus produtos.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 01 de Julho de 2007, 19:11:14 »

Você há de convir que as dificuldades norte-americanas são infinitamente maiores nesse caso.

Encontrar fornecedor de combustívelis fósseis é uma coisa.

De bens de consumo é outra. Não se esqueça de a China é logo ali, e vai adorar encontrar um mercado como o da Venezuela aberto para seus produtos.

fornecedores sempre há. especulando agora, num caso de boicote total venezuelano aos eua, comprariam os americanos, em um primeiro instante, de qualquer outro fornecedor. isso só os faria comprar petróleo a um preço maior, que poderia aumentar a inflação norte-americana, fazer o fed aumentar a taxa de juros, causar o caos no mundo e pronto. só uma crise.hehe

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 01 de Julho de 2007, 20:49:23 »
isso só os faria comprar petróleo a um preço maior, que poderia aumentar a inflação norte-americana, fazer o fed aumentar a taxa de juros, causar o caos no mundo e pronto. só uma crise.hehe

Taí um belo roteiro para o Apocalipse.  :biglol:
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!