Autor Tópico: [Dividido] Padre Zezinho critica ateísmo militante  (Lida 1690 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
[Dividido] Padre Zezinho critica ateísmo militante
« Online: 18 de Junho de 2007, 13:20:42 »
Voltando ao assunto, me lembrei de uma coisa que o Pe Zezinho disse em uma palestra (dvd) sobre depressão: - ele dizia que algumas pessoas só são felizes consigo mesmo quando se encontram na religião, outras são felizes sem precisar de nada e por isso ele considera os ateus mais fortes interiormente e mais maduros para a vida  :wink:
Essa parte que penso ser perigosa, numa palestra sobre depressão, pois relaciona a religião como cura. Um dos vários motivos de meu ateísmo foi essas falas por religiosos, enquanto eu já tinha pesquisado o assunto e sabia que era uma alteração química no cérebro com suas causas principais vindas da genética.

Qualquer coisa tem sua margem de risco, Utilizar o ateismo como meio de cura para depressão também tem os mesmos riscos.

Para quem não entende a científicidade da antropologia e a compara com o tradicionalismo da religião você tem razão.

Edit: Traduzindo para os que acham difícil a minha linguagem: Isso é válido para quem pensa que o ateísmo é uma crença.
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 13:24:02 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2007, 13:24:21 »
Antropologia, um novo desafio intelectual no entendimento e compreensão da filosofia da ciência.
céus, o que isso quer dizer?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2007, 13:25:15 »
Ainda bem que já tinha pensado nisso  :P

Leia a minha edição na mensagem novamente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2007, 14:25:13 »
Bom, eu concordo com o Gabriel e não sou agnóstica... devo ser retardada mesmo. ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2007, 14:32:33 »
Bom, eu concordo com o Gabriel e não sou agnóstica… devo ser retardada mesmo. ::)
Bem melhor assim, o ônus da loucura só cai sobre mim por eu ter antecedentes psiquiátricos. E toda pessoa inteligênte tem suas excentricidades que parecem ser loucura aos olhos de uma maioria. A sua paixão por gatos mesmo, ao meu ver parece desmedida, mas cada um tem suas peculiaridades.

E usar o Gabriel como referência é só puxar o saco, pois ele é apenas um dos meus interlocutores e críticos da minha teoria. Nem tava lembrando mais que debati com ele.
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 14:35:57 por Adriano »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2007, 14:33:54 »
Falou Adriano, sabes tudo!!!

:ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: [Dividido] Padre Zezinho critica ateísmo militante
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2007, 19:11:17 »
Falou Adriano, sabes tudo!!!

:ok:
Nem tudo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: [Dividido] Padre Zezinho critica ateísmo militante
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2007, 23:11:41 »
o ônus da loucura só cai sobre mim por eu ter antecedentes psiquiátricos.

Antecedentes? Você é doido de pedra, moleque!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!