Autor Tópico: O universo pode se comportar como uma Fênix?  (Lida 688 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
O universo pode se comportar como uma Fênix?
« Online: 22 de Junho de 2007, 12:10:25 »
Olá pessoal,

Fazia já um tempo que eu não postava nada, alguns assuntos estavam tomando todo o meu tempo. Li há algum tempo atrás o livro "Os três últimos minutos" do cientista Paul Davies. Gosto de desenhar trajetórias em três dimensões de ondas e de movimentos em geral, aí fiz um modelinho da radiação cósmica de fundo desde do seu ínicio com altíssima frequênica até a presumível morte do Universo em trilhões de anos quando a frequência será baixissima e pasmem, me parece que o Big-bang é cíclico: O Universo nasce numa singularidade a radiação e a matéria se formam e depois de um longo período tudo é desintegrado e o Universo morre por congelamento(Estou supondo que o Universo vá se expandir eternamente!). Mas de alguma forma o Big-bang acontece de novo! Aí eu fiquei pensando o que poderia provocar isso? Então descobri uma coisa chamada "falso-vácuo" um vácuo de energia mais alta que o nosso. Hoje a maioria dos físicos acham que vivemos num estado de vácuo verdadeiro, ou seja, o mais baixo nível de energia possível. Eu acho esse presuposto errado por que nas bilhões de possibilidades de existência qual a chance de ocuparmos o lugar mais baixo, com menor energia? Quase nula do meu ponto de vista! Então suponhamos que o espaço que vivemos é um falso vácuo meta estável, ou seja, tem meia vida extremamente longa, pode acontecer que daqui a trilhões de anos, quando toda a matéria já tiver se degradado e as estrelas estiverem apagadas o nosso "falso-vácuo" decaía, ou seja, atinja um nível de energia mais baixo. Isso provocaria o crescimento exponencial do espaço e a liberação de uma enorme energia que estava contida no "falso-vácuo", e pela equação de Einstein quando colossais quantidades de energia são liberadas matéria também pode se formar. Para observadores externos seria como a formação de uma singularidade e pareceria que o Outro Universo, originado do nosso, foi criado naquele momento.
Resumo: Pela minha hipotése o espaço vazio contem grandes quantidades de energia e é chamado "falso vácuo" ele se comporta como uma substância radioativa e decai depois de um tempo muito longo. Quando isso acontecer nosso Universo já estará praticamente morto e então todo o espaço ira brilhar como uma fornalha e esse mesmo espaço iniciará uma expansão frenetica, a energia liberada formará matéria(Diferente da nossa) e para observadores externos será como se o Universo derivado do nosso tivesse nascido naquele momento, seria uma versão do big bang.
Por isso o chamo Universo Fênix, aquele que renasce das próprias cinzas!

Obs.: Tudo o que foi dito é especulação, se tiver algum físico ou estudioso que possa dar uma luz ao assunto ficarei grato!

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Re: O universo pode se comportar como uma Fênix?
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2007, 13:11:25 »
Eu não sei como, mas de uma maneira ou de outra o Universo é eterno, não tenho duvidas quanto a isso.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2007, 13:12:53 »
Eu não sei como, mas de uma maneira ou de outra o Universo é eterno, não tenho duvidas quanto a isso.

Por que seria?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2007, 14:34:55 »

Por que seria?

"Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2007, 14:42:21 »

Por que seria?

Indefinidamente? Será?  :hein:

E por que o universo deveria transformar-se em outro universo?  :wink:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2007, 14:47:16 »

Por que seria?

Indefinidamente? Será?  :hein:

E por que o universo deveria transformar-se em outro universo?  :wink:

Acredito que sim, só dá pra imaginar como ou o que acontecerá, talvez um Big Crunch … nao sei … talvez …

Além do mais, é só observar a natureza e perceber que TUDO é ciclico, inclusive o próprio Universo na minha humilde opnião.
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 14:49:40 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!