Autor Tópico: Tunguska, mistério em vias de solução ?  (Lida 2154 vezes)

APODman

• Visitante
Tunguska, mistério em vias de solução ?
« Online: 26 de Junho de 2007, 14:30:35 »
O que ocasionou o evento de Tunguska em 1908 permaneceu incerto até os dias de hoje apesar de que as hipóetses lideres dão conta de que foi ocasionado pela explosão de um meteoro ou pedaço de cometa a cerca de 5km de altitude o que ocasionou a liberação de 15 megatons de energia em direção ao solo provocando grande devastação.

Paar tirar esta dúvida varias expedições foram enviadas ao local desde o evento para tentar coletar possíveis amostras do bólido que detonou sobre a região mas sempre sem sucesso.

Agora uma equipe de pesquisadores propôs que um lago na região seja na verdade uma cratera de impacto criada por um pedaço do bolido após a explosão.

O lago em questão é o lago Cheko com 164m de profundidade e a 7 km de distância do epicentro da explosão ( local onde ocorreu maior devastação, não se esqueçam que o bólido teria explodido no ar ) e apresentou caraterísticas geológicas que condizem com uma cratera de impacto principalmente por, através de imagens de sonar, possuir estruturas que apresentam de ondas sísmicas de reflexão. Estas ondas gravadas nas camadas de rocha no subsolo da cratera teriam sido causadas pela subita compactação devido ao impacto de um objeto de 30m de diâmetro com 1700 toneladas:

O lago Cheko como visto da superfície

Representação digital do lago Cheko de seu leito mostrando seu formato cônico similar a uma cratera de impacto.

Corte transversal do subsolo da cratera onde as ondas símicas estão sendo indicadas pela seta

No Google Maps:
http://maps.google.com/maps?q=http://bbs.keyhole.com/ubb/download.php?Number=839159&t=k&om=1

Agora o esforço da pesquisa está centrado em coletar amostras a 10 m de profundidade do subsolo do lago para poder analisar melhor a anomalia.

O paper da pesquisa pode ser lido na íntegra aqui:
- http://www.blackwell-synergy.com/doi/full/10.1111/j.1365-3121.2007.00742.x?cookieSet=1

Se for confirmada ser uma cratera de impacto meteorítica um dos mascotes dos ufólogos e conspiracionistas de plantão terá desaparecido.

[ ] ´s

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Tunguska, mistério em vias de solução ?
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2007, 14:58:07 »
Esse ai num é um caso que o exército russo armou o maior circo? recolhendo "pedaços de naves" e coisas do tipo?

APODman

• Visitante
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2007, 15:24:38 »
Esse ai num é um caso que o exército russo armou o maior circo? recolhendo "pedaços de naves" e coisas do tipo?

Esse mesmo. Mas tais afirmações provém de muito antes deles. Apenas eles deram um toque final demosntrnado serem péssimos profissionais.

[] ´s

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2007, 15:49:23 »

Foi em 1908… a primeira expedição foi em 23 ou 27, não tenho certeza.

Achei um video com trechos desta expedição.  :ok:

<a href="http://www.youtube.com/v/EiXpp-i442s" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/EiXpp-i442s</a>

Os russos adoravam por o nome de Tunguska em seus tanques de guerra.  :hihi:
« Última modificação: 26 de Junho de 2007, 15:53:17 por Spitfire »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2007, 16:43:47 »
Não era um mini buraco negro?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2007, 17:15:55 »

Ou uma partícula de anti-matéria... a questão é que tudo é especulação. Ao que parece, a matéria que o Apod postou é que esta trazendo dados mais significativos.

APODman

• Visitante
« Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2007, 17:25:48 »

Ou uma partícula de anti-matéria… a questão é que tudo é especulação. Ao que parece, a matéria que o Apod postou é que esta trazendo dados mais significativos.

Isto eram hipóteses mas acho que pela dificuldade em elaborar maneiras de sustenta-las foram descartadas.

Outro ponto é que existem testemunhas oculares do evento e o que descrevem foi aquilo esperado para um meteoro.

Um metero que explodisse em altitude relativamente alta realmente não criaria uma cratera de impacto abaixo do epicentro da explosão.

[ ]´s

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2007, 18:03:42 »

Ou uma partícula de anti-matéria… a questão é que tudo é especulação. Ao que parece, a matéria que o Apod postou é que esta trazendo dados mais significativos.

Isto eram hipóteses mas acho que pela dificuldade em elaborar maneiras de sustenta-las foram descartadas.

Outro ponto é que existem testemunhas oculares do evento e o que descrevem foi aquilo esperado para um meteoro.

Um metero que explodisse em altitude relativamente alta realmente não criaria uma cratera de impacto abaixo do epicentro da explosão.

[ ]´s

Existe uma edição de 1978, se não me falha a memória, da revista Seleções que continha uma matéria sobre o assunto, inclusive citando nomes das testemunhas oculares da região.  :ok:

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2007, 18:31:05 »
Será o lago feito de óleo negro? :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2007, 20:51:16 »
(Worf está fazendo uma referência a Arquivo X)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2007, 21:10:23 »
Obrigado. :D
Às vezes, acho que todo cético é fã de ficção científica. :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2007, 23:54:27 »
Muitos realmente são.  Acho até natural.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2007, 12:39:03 »
Obrigado. :D
Às vezes, acho que todo cético é fã de ficção científica. :P
Mas os céticos pelo menos sabem que é ficção.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2007, 13:26:00 »
Acho é esse:
(Ver vai entrar o portal e entra a Terra)
<a href="http://www.youtube.com/v/cHothxZQoWo" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/cHothxZQoWo</a>

:P

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2007, 14:40:57 »
Tirou as palavras da minha boca.

Eu SEMPRE achei que isso era episódio de Arquivo X, não fazia idéia que era baseado em fatos reais hahaha. Existem locais no mundo em que os relógios voltam pra trás?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Junho de 2007, 15:03:43 »
Tirou as palavras da minha boca.

Eu SEMPRE achei que isso era episódio de Arquivo X, não fazia idéia que era baseado em fatos reais hahaha. Existem locais no mundo em que os relógios voltam pra trás?

Sim... exatamente naqueles locais aonde eles estragam.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!