O que ocasionou o
evento de Tunguska em 1908 permaneceu incerto até os dias de hoje apesar de que as hipóetses lideres dão conta de que foi ocasionado pela explosão de um meteoro ou pedaço de cometa a cerca de 5km de altitude o que ocasionou a liberação de 15 megatons de energia em direção ao solo provocando grande devastação.
Paar tirar esta dúvida varias expedições foram enviadas ao local desde o evento para tentar coletar possíveis amostras do bólido que detonou sobre a região mas sempre sem sucesso.
Agora uma equipe de pesquisadores propôs que um lago na região seja na verdade uma cratera de impacto criada por um pedaço do bolido após a explosão.
O lago em questão é o lago Cheko com 164m de profundidade e a 7 km de distância do epicentro da explosão ( local onde ocorreu maior devastação, não se esqueçam que o bólido teria explodido no ar ) e apresentou caraterísticas geológicas que condizem com uma cratera de impacto principalmente por, através de imagens de sonar, possuir estruturas que apresentam de ondas sísmicas de reflexão. Estas ondas gravadas nas camadas de rocha no subsolo da cratera teriam sido causadas pela subita compactação devido ao impacto de um objeto de 30m de diâmetro com 1700 toneladas:

O lago Cheko como visto da superfície

Representação digital do lago Cheko de seu leito mostrando seu formato cônico similar a uma cratera de impacto.
Corte transversal do subsolo da cratera onde as ondas símicas estão sendo indicadas pela setaNo Google Maps:
http://maps.google.com/maps?q=http://bbs.keyhole.com/ubb/download.php?Number=839159&t=k&om=1Agora o esforço da pesquisa está centrado em coletar amostras a 10 m de profundidade do subsolo do lago para poder analisar melhor a anomalia.
O paper da pesquisa pode ser lido na íntegra aqui:
-
http://www.blackwell-synergy.com/doi/full/10.1111/j.1365-3121.2007.00742.x?cookieSet=1Se for confirmada ser uma cratera de impacto meteorítica
um dos mascotes dos ufólogos e conspiracionistas de plantão terá desaparecido.
[ ] ´s