Autor Tópico: Editorial 01/2007  (Lida 2819 vezes)

Atheist

• Visitante
Editorial 01/2007
« Online: 26 de Junho de 2007, 20:18:07 »
Aos usuários mais exaltados (ou propensos à exaltação), simpatizantes e novos foristas

Tem sido relativamente frequente o ataque de certos foristas à moderação e ao modo como o fórum do Clube Cético é administrado. Isso, somado a outros problemas mais recentes, resolvidos ou não, faz necessário escrever este editorial, primeiro e último de meu mandato como administrador deste fórum. Antes de tudo, preciso lembrar-lhes que este texto não passou pelo conselho e está sujeito à críticas e/ou recomendações e/ou sugestões dos usuários em geral e também dos demais conselheiros.

Nosso fórum é patrocinado por um grupo de amigos intitulados como o conselho deliberativo do Clube Cético. Cada membro deste conselho paga uma anuidade que mantém o fórum no ar e também o registro do domínio, que é renovado anualmente.

Uma das reivindicações de alguns usuários exaltados é a de que este fórum é público, o que não é verdade. O fórum tem livre acesso, mas não é público. Não é patrocinado por nenhum órgão público, não recebe nenhuma verba de nenhum tipo de governo, seja Federal, Estadual ou Municipal, tampouco de qualquer autarquia pública. Portanto, é um fórum privado, mantido pelo grupo de conselheiros supracitados.

A escolha dos membros do Comitê Mantenedor, o conselho deliberativo, não se dá como uma eleição para prefeito. Como é um sistema privado, funciona de acordo com um regimento interno que indica os meios pelos quais se escolherão os membros do comitê.

Além do respeito aos demais foristas, o comitê mantenedor sugeriu uma série de regras que permitem o bom funcionamento do fórum. O ser humano precisa de regras pois não consegue administrar sozinho sua própria liberdade e muitas vezes esquece que o próximo também tem sua liberdade e todas as liberdades precisam conviver pacificamente para o bem comum.

Regras existem em todas as sociedades organizadas e de sucesso, e podem mais ou menos rígidas. Como o propósito do fórum é o debate de idéias, as regras precisam ser muito rígidas, pois todos sabemos que às vezes os debates de idéias se tornam debates pessoais, e os debatedores inserem toda sua paixão na discussão. Hormônios muitas vezes superam a razão neste sentido, fazendo com que muitos atuem como não atuariam em outras situações. Outros simplesmente ainda não aprenderam a discutir idéias. Todos precisamos aprender alguma coisa, de fato. É para isso que serve o corpo de moderação (Administrador, Editores e Moderadores), que, em conjunto, fazem cumprir as regras estabelecidas pelo comitê.

Todos estes cargos são voluntários. Ninguém recebe absolutamente nada para exercê-los. Pelo contrário, todos pagam. Neste sentido, é preciso entender que ninguém é funcionário de ninguém no fórum e, comentários do tipo "eu já mandei apagarem minha conta do fórum", por exemplo, são absolutamente sem propósito. A moderação vai atender à solicitação assim que possível, nem antes, nem depois. O mesmo serve para a ferramenta "denunciar à moderação". Se alguém se sentir ofendido por algum comentário, deve reportá-lo à moderação imediatamente. Se a moderação não responde no exato momento, é porque não lhe cabe tal função. Aguarde que, além de precisarmos trabalhar para sobreviver, é possível que a denúncia esteja sob investigação. Se for constatada a irregularidade, o responsável será punido com cartão amarelo ou banimento, de acordo com a gravidade do caso.

Então não se pode reclamar da moderação? Claro que sim. Embora o sistema seja privado, ele é um espaço democrático para as idéias. No entanto, é necessário que se observe as regras do fórum. É baseado nelas que os moderadores agem.

O balanço geral que faço destes dois anos de mandato na administração do fórum é positivo. Crescemos bastante em número e em nível de discussões. Trolls vem e trolls vão. Temos um sistema de moderação e administração muito bem organizado e sólido. Todos os conselheiros estão de parabéns.

Para os foristas novos e antigos, sejam bem-vindos. A sua contribuição nas discussões é muito importante. Estejam atentos às regras e tudo correrá bem. "Discussão" muitas vezes tem tom pejorativo e o que conseguimos demonstrar neste espaço é que a discussão pode ser saudável e é necessária.

Boas discussões à todos!

Rubens Pazza (Atheist)
Administrador 2005-2007.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re: Editorial 01/2007
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2007, 21:29:43 »
Fui um dos fundadores do Clube Cético. Apesar de não estar mais no conselho, gostaria de dizer que acredito muito na maneira que idealizamos para administrar o fórum, assim como nas pessoas que dedicam um pouquinho do seu tempo à manutenção desse ambiente. Criticas devem sempre ser bem recebidas, mas procurar entender como funciona o site antes de qualquer coisa é muito importante. Penso que ao longo do tempo as coisas vêm funcionando bem por aqui e fico bastante feliz com a presença de vários foristas que apareceram apenas bem depois da fundação e contibuem muito para os tópicos. Se tivesse que resumir em poucas palavras, diria que o fórum deu bastante certo. :)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2007, 22:27:04 »
O espaço que vocês criaram é realmente(ou virtualmente né :D) muito gostoso e confortável.

Tirando as discussões, que sempre são instrutivas em algum ponto, fico agradecido também por ter acesso gratuito a notícias recentes, vídeos, imagens… tudo selecionado. Se não fosse a organização desse espaço, não teriamos nada disso.

Mais uma vez…

Muito obrigado ;)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2007, 22:34:21 »
O Clube Cético é um dos exemplos mais bem-sucedidos de ações conjuntas que já vi.  Tenho orgulho de fazer parte dele, e muito por que agradecer ao Alenônimo, ao Rubens e à Nina, entre outros.

Também é uma boa experiência de vida, uma vez se dê o desconto das limitações que o meio virtual traz.  É interessante como alguns foristas novos chegam e se tornam parte desta vivência, enquanto outros se afastam e podem ou não retornar de alguma forma (como o Ricardo).

Para mim pessoalmente tem sido também um bom exercício de expressão e assertividade; lidar com as expectativas e linguagens de tantos foristas com tão pouco em comum é um desafio constante.  Mas tem muitas recompensas, das quais a principal é o aprendizado (de vários tipos) que decorre.  Não é fácil encontrar ao vivo gente com o mesmo nível cultural, as mesmas inquietudes ou a mesma cooperação virtual que o Clube Cético traz.

E pensar que eu estive aqui já no início :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2007, 15:41:32 »
Entre tantos terabytes de informação disponíveis nesse território gigantesco que é a internet, o Clube Cético é o meu espaço preferido. Como bem disse o Tarcísio, temos acesso gratuito a notícias, informação, diversão e aprendizado de material pré-selecionado por pessoas inteligentes. Nada disso seria possível sem o trabalho competente dessa equipe maravilhosa que o mantém. Meus parabéns a todos vocês.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2007, 17:40:10 »
Não é fácil encontrar ao vivo gente com o mesmo nível cultural, as mesmas inquietudes ou a mesma cooperação virtual que o Clube Cético traz.

É a mais pura verdade.

Espaços como esse, e o antigo fórum da STR está incluído, só têm a acrescentar. Aprendi muito de muitas formas diferentes nesses dois fóruns, os que participei mais ativamente desde o começo de minha vida virtual.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!