Aos usuários mais exaltados (ou propensos à exaltação), simpatizantes e novos foristas
Tem sido relativamente frequente o ataque de certos foristas à moderação e ao modo como o fórum do Clube Cético é administrado. Isso, somado a outros problemas mais recentes, resolvidos ou não, faz necessário escrever este editorial, primeiro e último de meu mandato como administrador deste fórum. Antes de tudo, preciso lembrar-lhes que este texto não passou pelo conselho e está sujeito à críticas e/ou recomendações e/ou sugestões dos usuários em geral e também dos demais conselheiros.
Nosso fórum é patrocinado por um grupo de amigos intitulados como o conselho deliberativo do Clube Cético. Cada membro deste conselho paga uma anuidade que mantém o fórum no ar e também o registro do domínio, que é renovado anualmente.
Uma das reivindicações de alguns usuários exaltados é a de que este fórum é público, o que não é verdade. O fórum tem livre acesso, mas não é público. Não é patrocinado por nenhum órgão público, não recebe nenhuma verba de nenhum tipo de governo, seja Federal, Estadual ou Municipal, tampouco de qualquer autarquia pública. Portanto, é um fórum privado, mantido pelo grupo de conselheiros supracitados.
A escolha dos membros do Comitê Mantenedor, o conselho deliberativo, não se dá como uma eleição para prefeito. Como é um sistema privado, funciona de acordo com um regimento interno que indica os meios pelos quais se escolherão os membros do comitê.
Além do respeito aos demais foristas, o comitê mantenedor sugeriu uma série de regras que permitem o bom funcionamento do fórum. O ser humano precisa de regras pois não consegue administrar sozinho sua própria liberdade e muitas vezes esquece que o próximo também tem sua liberdade e todas as liberdades precisam conviver pacificamente para o bem comum.
Regras existem em todas as sociedades organizadas e de sucesso, e podem mais ou menos rígidas. Como o propósito do fórum é o debate de idéias, as regras precisam ser muito rígidas, pois todos sabemos que às vezes os debates de idéias se tornam debates pessoais, e os debatedores inserem toda sua paixão na discussão. Hormônios muitas vezes superam a razão neste sentido, fazendo com que muitos atuem como não atuariam em outras situações. Outros simplesmente ainda não aprenderam a discutir idéias. Todos precisamos aprender alguma coisa, de fato. É para isso que serve o corpo de moderação (Administrador, Editores e Moderadores), que, em conjunto, fazem cumprir as regras estabelecidas pelo comitê.
Todos estes cargos são voluntários. Ninguém recebe absolutamente nada para exercê-los. Pelo contrário, todos pagam. Neste sentido, é preciso entender que ninguém é funcionário de ninguém no fórum e, comentários do tipo "eu já mandei apagarem minha conta do fórum", por exemplo, são absolutamente sem propósito. A moderação vai atender à solicitação assim que possível, nem antes, nem depois. O mesmo serve para a ferramenta "denunciar à moderação". Se alguém se sentir ofendido por algum comentário, deve reportá-lo à moderação imediatamente. Se a moderação não responde no exato momento, é porque não lhe cabe tal função. Aguarde que, além de precisarmos trabalhar para sobreviver, é possível que a denúncia esteja sob investigação. Se for constatada a irregularidade, o responsável será punido com cartão amarelo ou banimento, de acordo com a gravidade do caso.
Então não se pode reclamar da moderação? Claro que sim. Embora o sistema seja privado, ele é um espaço democrático para as idéias. No entanto, é necessário que se observe as regras do fórum. É baseado nelas que os moderadores agem.
O balanço geral que faço destes dois anos de mandato na administração do fórum é positivo. Crescemos bastante em número e em nível de discussões. Trolls vem e trolls vão. Temos um sistema de moderação e administração muito bem organizado e sólido. Todos os conselheiros estão de parabéns.
Para os foristas novos e antigos, sejam bem-vindos. A sua contribuição nas discussões é muito importante. Estejam atentos às regras e tudo correrá bem. "Discussão" muitas vezes tem tom pejorativo e o que conseguimos demonstrar neste espaço é que a discussão pode ser saudável e é necessária.
Boas discussões à todos!
Rubens Pazza (Atheist)
Administrador 2005-2007.