Autor Tópico: Apostila - Raciocínio Lógico  (Lida 1514 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Apostila - Raciocínio Lógico
« Online: 27 de Junho de 2007, 16:26:07 »
Olá, pessoal.

Alguém tem conhecimento de alguma apostila e/ou material para estudar raciocínio lógico para concursos?

Valeu.

Nigh†mare

• Visitante
Re: Apostila - Raciocínio Lógico
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2007, 17:45:10 »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2007, 20:03:47 »
Estudando pro TRF 2ª região em cima da hora é?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2007, 00:08:13 »
Estudando pro TRF 2ª região em cima da hora é?

hehehe quase... TRF 3ª Região.

Vi o edital desse concurso e me atiçou para estudar raciocínio lógico.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2007, 00:30:09 »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2007, 00:44:45 »
Só ler o organon, do Aristóteles. :lol:

Essas provinhas de raciocínio lógico não são difíceis, eu acho. Não deve ter nada de especial.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2007, 01:20:49 »
http://www.str.com.br/Scientia/falacias.htm
http://pt.wikibooks.org/wiki/L%C3%B3gica
Só ler o organon, do Aristóteles. :lol:

Essas provinhas de raciocínio lógico não são difíceis, eu acho. Não deve ter nada de especial.

Acho que para concursos não serve muito essas fontes. Digo isso porque o tipo de questões são estas:

Qual a alternativa que completa a seqüência abaixo:

JFMAMJ_ASOND

a) I
b) J
c) U
d) A
e) D

Resposta: é a alternativa b. A seqüência de letras representa as letras iniciais dos meses do ano. 

Qual é o x:

16, 17, 18, 19, x

a) 20

b) 200

c) 21

d) 300

e) 40

Resposta: é a alternativa b. A seqüência de números não se trata da seqüência de números cardinais, mas de números cujas iniciais começam com a letra d.
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 01:23:00 por Moisés »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2007, 01:30:54 »
Putz, isso não é lógica nunca. É "adivinhem o que o redator da prova pensou".

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2007, 01:53:48 »
Putz, isso não é lógica nunca. É "adivinhem o que o redator da prova pensou".

Conversei com meu professor de matemática. Ele me disse que estudar raciocínio lógico para concursos é fazer muito exercícios, pois de lógica isso não tem nada. Ele me contou uma incrível, numa prova havia um quadrado e o enunciado dizia escreva alguma coisa no quadrado. A resposta era "alguma coisa", que deveria ser escrita dentro do quadrado.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2007, 02:09:53 »
Esta tirei do orkut (a menina que postou isto lá no orkut, disse que até o professor dela de lógica demorou muito para responder esta questão. Parece-me que caiu em um concurso para a polícia, só não sei de onde):

A sucessão seguinte de palavras obedece a uma ordem lógica. Escolha
a alternativa que substitui o "X" corretamente: ADORADO, RABO, NOJENTO, DEMENTE, "X"

a)cabeça
b)platão
c)humilhado
d)cotoco
e)dado

A RESPOSTA É PLATÃO!!!

ADORADO - SOLDADO
RABO - CABO
NOJENTO - SARGENTO
DEMENTE - TENENTE

PLATÃO - CAPITÃO!!!

Nota: olha só que bosta!

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2007, 04:25:48 »
Pegadinhas do mallandro.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2007, 05:12:28 »
Qual é o x:

16, 17, 18, 19, x

a) 20

b) 200

c) 21

d) 300

e) 40

Resposta: é a alternativa b. A seqüência de números não se trata da seqüência de números cardinais, mas de números cujas iniciais começam com a letra d.[/i]

Já cansei de ver questões assim em concursos e outros lugares (ex.: testes de QI), o que me convence cada vez mais que os caras que elaboram essas provas de lógica não devem regular muito bem (p/ não dizer coisa pior). É impossível que eles não percebam que, pela lógica, uma questão dessa permite mais de uma conclusão, além da que eles elaboraram. E se permite mais de uma conclusão, é uma questão mal elaborada que deixaram passar, afinal de contas, não é porque ele pensou numa lógica que uma seqüência está restrita a ela. Ele tem que garantir que a pessoa só consiga encontrar a solução através da lógica que ele usou, e sem pegadinhas como a dessa questão ou lógica torturada, como a da questão do "platão". Quero ver alguém provar que a resposta b dessa questão é mais lógica que a resposta a.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2007, 09:32:48 »
Esta tirei do orkut (a menina que postou isto lá no orkut, disse que até o professor dela de lógica demorou muito para responder esta questão. Parece-me que caiu em um concurso para a polícia, só não sei de onde):

a alternativa que substitui o "X" corretamente: ADORADO, RABO, NOJENTO, DEMENTE, "X"

a)cabeça
b)platão
c)humilhado
d)cotoco
e)dado

A RESPOSTA É PLATÃO!!!

ADORADO - SOLDADO
RABO - CABO
NOJENTO - SARGENTO
DEMENTE - TENENTE

PLATÃO - CAPITÃO!!!

PMMG, prova objetiva do psicotécnico... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2007, 11:28:02 »
 :olheira:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2007, 11:29:48 »
Curso Técnico de Segurança Pública 02/2006…

Mas também fiquei sabendo que caiu no da Guarda Municipal e da Polícia Civil...

Tiveram outras perguntas estúpidas... (foram 3 provas objetivas... totalizando quase 200 questões em 4 horas...)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Junho de 2007, 11:53:39 »
Quero ver alguém provar que a resposta b dessa questão é mais lógica que a resposta a.
Fácil! Design "Inteligente" do redator da prova.

Temma

• Visitante
« Resposta #16 Online: 29 de Junho de 2007, 12:34:41 »

a)cabeça
b)platão
c)humilhado
d)cotoco
e)dado

A RESPOSTA É PLATÃO!!!

ADORADO - SOLDADO
RABO - CABO
NOJENTO - SARGENTO
DEMENTE - TENENTE

PLATÃO - CAPITÃO!!!

nossa. que burro eu. demorou pra cair a ficha que era conforme a hierarquia  :vergonha:

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Junho de 2007, 12:45:10 »
Qual é o x:

16, 17, 18, 19, x

a) 20

b) 200

c) 21

d) 300

e) 40

Resposta: é a alternativa b. A seqüência de números não se trata da seqüência de números cardinais, mas de números cujas iniciais começam com a letra d.[/i]

Já cansei de ver questões assim em concursos e outros lugares (ex.: testes de QI), o que me convence cada vez mais que os caras que elaboram essas provas de lógica não devem regular muito bem (p/ não dizer coisa pior). É impossível que eles não percebam que, pela lógica, uma questão dessa permite mais de uma conclusão, além da que eles elaboraram. E se permite mais de uma conclusão, é uma questão mal elaborada que deixaram passar, afinal de contas, não é porque ele pensou numa lógica que uma seqüência está restrita a ela. Ele tem que garantir que a pessoa só consiga encontrar a solução através da lógica que ele usou, e sem pegadinhas como a dessa questão ou lógica torturada, como a da questão do "platão". Quero ver alguém provar que a resposta b dessa questão é mais lógica que a resposta a.

Bem está questão eu mesmo elaborei, ou melhor, um professor meu me contou e eu a elaborei lembrando o que ele me disse. As alternativas foram eu mesmo que criei. Talvez na prova a alternativa a não foi 20, se não induziria o canditado ao erro.

Temma

• Visitante
« Resposta #18 Online: 29 de Junho de 2007, 13:03:41 »
Qual é o x:

16, 17, 18, 19, x

a) 20

b) 200

c) 21

d) 300

e) 40

Bem está questão eu mesmo elaborei, ou melhor, um professor meu me contou e eu a elaborei lembrando o que ele me disse. As alternativas foram eu mesmo que criei. Talvez na prova a alternativa a não foi 20, se não induziria o canditado ao erro.

Essa questão eu já tinha visto mas com os números 2 e 12

2 12 16 17 18 19 X

da maneira que você colocou fica muito dúbio. acrescentando esses números fica claro que não é uma PA de razão 1

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Junho de 2007, 13:13:46 »
Naquele programa do Roberto Justus na Record aconteceu algo parecido. Fizeram várias dinâmicas com os candidatos que incluíam problemas desse tipo para serem resolvidos. Pela impressão que tenho, os departamentos de recursos humanos das empresas estão cheios de pessoas que acreditam nessas bobagens (e em outras também). Deprimente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!