Autor Tópico: Estado laico não é Estado ateu e pagão  (Lida 1377 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Estado laico não é Estado ateu e pagão
« Online: 27 de Junho de 2007, 16:32:56 »
Estado laico não é Estado ateu e pagão

No debate sobre aborto, células-tronco etc., querer calar os religiosos não só é inconstitucional mas traduz profunda intolerância

Desde a Constituição de 1824, os Textos Magnos pátrios consagram o princípio da liberdade religiosa, o que se dá amplamente a partir da Carta Republicana de 1891. O Estado laico, longe de ser um Estado ateu - que nega a existência de Deus -, protege a liberdade de consciência e de crença de seus cidadãos, permitindo a coexistência de vários credos. Aliás, é princípio fundamental do cristianismo e muito precioso aos católicos, que compreendem a parcela maior dos brasileiros, o profundo respeito à liberdade religiosa de cada um, como bem se afirma na declaração "Dignitatis Humanae", do Concílio Vaticano 2º.

As Constituições brasileiras fazem expressa menção, em seus preâmbulos, à confiança depositada em Deus (1934), colocando-se sob sua proteção (1946) ou afirmando o amparo divino, como pouco humildemente se fez em 1988.

Essa percepção da importância de Deus como fundamento de uma sociedade fraterna radica na indissociável conexão entre a história, a cultura e o próprio Criador, o que é imprescindível à elaboração de políticas públicas que não colidam com a liberdade religiosa nem desrespeitem a profunda religiosidade dos brasileiros.

Daí a enorme distância entre o pluralismo religioso do Estado laico e um Estado ateu ou pagão, que nega a existência de Deus ou prega a divinização do ocupante do poder.

Nero lançou no ano 64 feroz perseguição aos cristãos, que se seguiu ao longo do século dois para a preservação do culto pagão aos imperadores. Hitler, com políticas de extermínio do povo judeu - e de cristãos, ciganos e deficientes físicos - sustentou um Estado ateu em que o "führer" era o senhor supremo da vida e da morte.

Por outro lado, Bento 16, o papa do amor e da paz da encíclica "Deus Caritas Est", ao abrir a 5º Celam, em Aparecida, considerando "a realidade urgente dos grandes problemas econômicos, sociais e políticos da América Latina e do mundo", questionou: "O que é a 'realidade'? O real? São 'realidade' só os bens materiais, os problemas sociais, econômicos e políticos?"

Aqui está precisamente o grande erro das tendências dominantes no último século, erro destrutivo, como demonstram os resultados dos sistemas marxistas e dos capitalistas. Falsificam o conceito de realidade com a amputação da realidade fundante, e por isso decisiva, que é Deus. Quem exclui Deus de seu horizonte falsifica o conceito de "realidade" e, em conseqüência, só pode terminar em caminhos equivocados e com receitas destrutivas.

A primeira afirmação fundamental é, pois, a seguinte: Só quem reconhece Deus conhece a realidade e pode responder a ela de modo adequado e realmente humano. A verdade dessa tese é evidente ante o fracasso de todos os sistemas que colocam Deus entre parênteses".

Para se evitarem "caminhos equivocados e com receitas destrutivas", é indispensável que o Estado laico também dialogue com a ciência, que, quando busca a verdade e é conduzida com vistas à preservação da dignidade humana em plenitude, não contradiz verdades da fé.

Nos temas de proteção à vida, a ciência moderna comprova que ela se dá a partir da concepção, o que já impõe substancial amparo jurídico do Estado.

A proteção constitucional e legal à vida - única e irrepetível - a partir de seu início confirma, pois, o que algumas das maiores religiões já afirmam desde tempos imemoriais.

Assim, quando nos defrontamos com temas como aborto, pesquisas destrutivas com células-tronco embrionárias, comercialização de embriões humanos por clínicas de fertilização artificial, não se pode calar a manifestação de cristãos, judeus, muçulmanos e até mesmo de ateus como expressão da rica realidade dos que compõem a sociedade brasileira.

Quando se sustenta que o Estado deve ser surdo à religiosidade de seus cidadãos, na verdade se reveste esse mesmo Estado de características pagãs e ateístas que não são e nunca foram albergadas pelas Constituições brasileiras.

A democracia nasce e se desenvolve a partir da pluralidade de idéias e opiniões, e não da ausência delas. É direito e garantia fundamental a livre expressão do pensamento, inclusive para a adequada formação das políticas públicas.

Pretender calar os vários segmentos religiosos do país não apenas é antidemocrático e inconstitucional mas traduz comportamento revestido de profunda intolerância e prejudica gravemente a saudável convivência harmônica do todo social brasileiro.

(Ives Gandra da Silva Martins e Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, na Folha de S. Paulo de 14/6)

Nota: Ives Gandra da Silva Martins, advogado tributarista, é professor emérito da Universidade Mackenzie, da UniFMU, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra. Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, mestre em direito pela Universidade Harvard (EUA) e mestre em educação pela USP, é professor de direitos e garantias fundamentais da Universidade Mackenzie e presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB-SP.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Estado laico não é Estado ateu e pagão
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2007, 17:11:37 »
Que entendimento mais... excêntrico... do que seja Estado Laico.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2007, 18:03:22 »
Que me parece tão coerente quanto o entendimento de "estado livre" dos comunistas.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2007, 18:11:11 »
Um estado laico é um estado sem tendências, um governo que não é influenciado por nenhuma religião ou se sim, influenciado igualmente por todos.

Mas claramente quando alguma religião entra no meio de uma questão importante, como o aborto que é um problema seríssimo na saúde, não podemos nos deixar levar por dogmas caducos.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2007, 18:15:56 »
Só quem reconhece Deus conhece a realidade e pode responder a ela de modo adequado e realmente humano. A verdade dessa tese é evidente ante o fracasso de todos os sistemas que colocam Deus entre parênteses.

VTNC... FDP|(

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2007, 18:22:53 »
Só quem reconhece Deus conhece a realidade e pode responder a ela de modo adequado e realmente humano. A verdade dessa tese é evidente ante o fracasso de todos os sistemas que colocam Deus entre parênteses.

VTNCFDP|(
É, realmente idéias ridículas, eles usam este tipo de exemplos para justificar idéias absurdas...

Somente não falaram que esse tal "sistema ateu" foi sempre de esquerda, todos governos de esquerda deram errado, o que não houve ainda foi um governo de direita ateu, como isso é realmente impossível, um laico serve para mim, por enquanto.

:D
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2007, 19:09:59 »
VTNCFDP|(

Vou Tentar Não Começar a... Fazer Doce de Pêssego?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2007, 19:33:49 »
não. vinte turistas na coréia. fim de papo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2007, 15:31:49 »
E ainda apela pra chamar a alemanha nazista e hittler de ateus.

Francamente, tem o exemplo ali do lado da uniao sovietica, tem o exemplo da coreia do norte, que pelo menos sao verdadeiros.
"The patient refused an autopsy."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2007, 17:19:38 »
[Goebbels]De tanto repetirem que Hitler era ateu, já virou verdade.[/Goebbles]

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2007, 18:39:35 »
VTNCFDP|(

Vou Tentar Não Começar a… Fazer Doce de Pêssego?

Eu acho que é:

Vai Tomar No Cú... Filho Da Puta...

Será que é isso mesmo...  :vergonha:
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2007, 19:37:25 »
VTNCFDP|(

Vou Tentar Não Começar a… Fazer Doce de Pêssego?

Eu acho que é:

Vai Tomar No Cú… Filho Da Puta…

Será que é isso mesmo…  :vergonha:

Claro que não… isto seria muito "vulgar" e eu jamais usaria deste palavreado para adjetivar um PNC deste tipo.  ::) |( :hihi:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2007, 21:19:24 »
:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2007, 14:27:11 »
Quando se sustenta que o Estado deve ser surdo à religiosidade de seus cidadãos, na verdade se reveste esse mesmo Estado de características pagãs e ateístas que não são e nunca foram albergadas pelas Constituições brasileiras.

Blé, o Gandra é só um velho escroto que já tá caquético. Como a maioria dos operadores do Direito, é conservador e abobalhado com as tradições cristãs com os quais foi criado, e por isso se acha no direito de vomitar esse monte de merda. Bem, É direito dele vomitar montes de merda, liberdade de expressão é isso. Eu só queria que ele dissesse o que é que ele quis dizer com essa referência debilóide supostamente negativa às "características pagãs" aí, já que se um estado é LAICO, ele obviamente TAMBÉM admite quaisquer religiões PAGÃS em seu seio!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Julho de 2007, 12:30:28 »
Esse moisés é engraçado, ele cospe um monte de lixo aqui para nós comentarmos e nem volta mais no tópico.
Peter Atkins

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Julho de 2007, 15:00:46 »
Esse moisés é engraçado, ele cospe um monte de lixo aqui para nós comentarmos e nem volta mais no tópico.

Ahhh...

Ô meu, eu sou ateu. Só postei isso porque vi em outro fórum. Não estou aqui para defender o texto, muito pelo contrário.

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 05 de Julho de 2007, 23:59:27 »
A proteção constitucional e legal à vida - única e irrepetível - a partir de seu início confirma, pois, o que algumas das maiores religiões já afirmam desde tempos imemoriais.
Perdôem, mas, até onde me foi dado saber (:D), a proteção constitucional à vida só existe porque as constituições foram escritas para um povo religioso, e certamente por homens religiosos, em sua maioria. Ela não "confirma" nada, ela é conseqüência...

Sem dúvida que o estado brasileiro deve levar em consideração a diversidade de opiniões. Afinal de contas, não há estado sem povo, etc., ainda mais um estado como o nosso que, mesmo quando nem era estado nacional já tinha a cultura da "lei que não pega". 

É curioso que os autores digam que as leis são feitas por e para cidadãos, e ignorem isso na passagem citada, como demosntrei. De todo modo, é ÓBVIO, isso. Mas daí à conclusão deles têm uma GRANDE distância.

Uma vez na minha vida eu faço minhas as palavras do colega forista:
Um estado laico é um estado sem tendências, um governo que não é influenciado por nenhuma religião ou se sim, influenciado igualmente por todos.

Mas claramente quando alguma religião entra no meio de uma questão importante, como o aborto que é um problema seríssimo na saúde, não podemos nos deixar levar por dogmas caducos.

Como disse num tópico comentando um texto referente aos símbolos religiosos em repartições públicas, as pessoas tendem a achar que estado laico é o estado que não é confessional. Isso NÃO BASTA. Não é porque o Brasil não mais se declara uma nação católica que é um país laico: só o é quando todas as crenças têm igual peso perante o Estado, como disse o colega.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!