Lula nomeia "arapongas" para Venezuela, Colômbia e Argentina
O governo Lula está nomeando agentes da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência, para trabalharem como "adidos civis"' nas embaixadas da Venezuela, da Colômbia e da Argentina. Para preservar a identidade dos arapongas, a designação deles é sempre numérica.
Assim, nos decretos assinados ontem por Lula e publicados hoje no "Diário Oficial", o presidente nomeou o analista "014687" para trabalhar na Venezuela de Hugo Chávez por dois anos. Já o agente "009020" foi nomeado para a Colômbia de Álvaro Uribe; o "araponga 908807" foi designado para a Argentina, de Néstor Kirchner.
A agência já tem escritórios em países como Argentina e EUA. Por orientação do presidente Lula, o órgão, historicamente voltado para investigação de ameaças internas, centrou sua atuação no cenário internacional, principalmente na América do Sul.
Três anos atrás o então diretor da Abin, Mauro Marcelo, causou polêmica ao informar que a agência ampliaria os serviços na região. Na ocasião ele até viajou a Cuba para estreitar os laços entre os agentes brasileiros e os cubanos.
Uau, me sinto mais protegido agora.
00fidel e os inteliagentes da ABIN.
