Autor Tópico: Carta Capital, Caros Amigos e Agência Carta Maior...  (Lida 1123 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Carta Capital, Caros Amigos e Agência Carta Maior...
« Online: 29 de Junho de 2007, 01:10:56 »
Qual dessas revistas é menos parcial?

Valeu.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Carta Capital, Caros Amigos e Agência Carta Maior…
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2007, 01:58:28 »
Qual dessas revistas é menos parcial?

Valeu.
Carta Capital, sem dúvida nenhuma. A Agência Carta Maior é ligada ao PT e a Caros Amigos possui um tom um tanto quanto militante em algumas das suas reportagens, algumas vezes de maneira mais incisiva, outras menos. A Caros Amigos ainda tem um problema (pelo menos na época em que eu a lia com maior freqüência) muito comum à esquerda brasileira mais exaltada: usam muito a idéia de que "o inimigo do meu inimigo é meu amigo", chegando até a abrir um certo espaço a pessoas "não muito recomendáveis" exporem suas idéias. Claro, eles têm um compromisso com o jornalismo, então não saem inventando histórias como o Hora do Povo e também não são tão radicais como A Nova Democracia. A vantagem da Carta Capital sobre a Caros Amigos é possuir teor ideológico MUITO menor e fazer reportagens mais imparciais e até abrir mais espaço para pessoas de visões discordantes da linha editorial da revista, como Maílson da Nóbrega e Delfim Netto.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2007, 02:11:29 »
Unknown, obrigado!

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2007, 20:16:20 »
Não há revista, ou jornal imparcial, completamente.

Há meios de comunicação que fazem questão de colocar, ao menos, duas versões do fato.

Todas que voce falou, eu gosto muito...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2007, 20:34:57 »
Há meios de comunicação que fazem questão de colocar, ao menos, duas versões do fato.
como a folha. o que, certamente, não garante a imparcialidade.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Re: Carta Capital, Caros Amigos e Agência Carta Maior...
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 01:37:48 »
Entre as revistas de circulação nacional, qual/quais dela(s) é/são considerada(s) menos parcial/parciais?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 01:42:42 »
revistas? semanais? é complicado, porque normalmente todo semanário tem uma linha editorial bem definida. nem a economist, que é um exemplo de revista, foge disso, embora pelo menos eles deixem claro o tempo todo quais são suas posições. eu não conheço a istoé e a época, mas a veja, mesmo para os padrões de uma revista semanal, passa longe da imparcialidade.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 01:56:16 »
revistas? semanais? é complicado, porque normalmente todo semanário tem uma linha editorial bem definida. nem a economist, que é um exemplo de revista, foge disso, embora pelo menos eles deixem claro o tempo todo quais são suas posições. eu não conheço a istoé e a época, mas a veja, mesmo para os padrões de uma revista semanal, passa longe da imparcialidade.

Bem, eu procuro uma revista no estilo da Veja. Pode ser semanal ou mensal (se bem que semanal é melhor, pela quantidade de informações), que trata de assuntos diversos, como a Veja, Época, Isto É, etc.

E sobre as mídias online?

../forum/topic=15181.0.html

Valeu.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 02:24:48 »
Das três, prefiro a IstoÉ, sem pestanejar.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 06:47:23 »
Eu fiquei surpreso com a Carta Capital minimizar a CPI dos Cartões na capa desta semana. Por mais que esteja comparando com o problema muito maior e mais nefasto do financiamento das ONGs...

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 06:54:17 »
Preferível é o Estadão; apesar de ter uma linha editorial assim meio reaça, a gente sabe o que esperar dele. Já a Folha confunde fato com interpretação e a gente se perde.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 13:04:55 »
Preferível é o Estadão; apesar de ter uma linha editorial assim meio reaça, a gente sabe o que esperar dele. Já a Folha confunde fato com interpretação e a gente se perde.

é. tipo o wall street journal. mas antes do australiano lá o comprar. imparcial não é não emitir a própria opinião, mas fazê-lo no lugar certo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!