Autor Tópico: Cérebro tem áreas para captar sarcasmo  (Lida 1160 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
Cérebro tem áreas para captar sarcasmo
« Online: 26 de Maio de 2005, 20:37:57 »
Cérebro tem áreas para captar sarcasmo  

Ao comparar regiões do cérebro de pessoas saudáveis e autistas, pesquisadores da Universidade de Haifa, Israel, descobriram o que pode ser a chave para a interpretação de mensagens irônicas e sarcásticas

Os cientistas constataram: partes distintas do cérebro são responsáveis pela interpretação de mensagens literais e pelas que têm conteúdo subliminar, como a ironia e o sarcasmo.

De acordo com o estudo, o lado esquerdo do cérebro é o responsável pela tradução literal das mensagens. Já a parte frontal e o lado direito teriam como função interpretar as mensagens a partir do contexto em que foram passadas e de outros sinais subjetivos.

Uma lesão na área frontal ou no lado direito poderia fazer uma pessoa interpretar mensagens somente de forma literal, uma das características do autismo.

’Esta descoberta pode nos ajudar e entender melhor o autismo. Pessoas com esse problema têm muita dificuldade de entender mensagens irônicas e sarcásticas. Isto se deve a lesões que possuem no lado direito e na parte frontal do cérebro’, explica a médica Simone Shamay-Tsoory, coordenadora do estudo.

Americanos descobrem área da tomada de decisões

Para fazer o estudo, os pesquisadores fizeram perguntas a voluntários e ao mesmo tempo mostravam imagens, para que eles respondessem se o conteúdo tratava de uma ironia ou de uma mensagem de conteúdo literal.

A expressão ‘Joe está trabalhando muito’, sobre o desenho de Joe sentado em sua mesa no escritório, com as pernas para cima, foi uma das imagens usadas nos testes realizados.

No mesmo dia em que os pesquisadores israelenses divulgaram os resultados da pesquisa, cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, anunciaram ter descoberto que a região cerebral do córtex pré-frontal é a responsável pela tomada de decisões.

‘Pessoas com lesões nessa região do cérebro têm uma série de dificuldades quando são expostas a situações em que precisam tomar decisões, quando mudam de ambiente ou quando se deparam com situações que podem deixá-las perplexas ou muito assustadas’, conta a neurologista Michela Gallagher.
(O Globo, 24/5)
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re.: Cérebro tem áreas para captar sarcasmo
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2005, 21:07:50 »
Eu tenho dificuldades parecidas, para entender instruções(nessas horas pareço bem burro, pq pergunto uma duas a quatro vezes até entender), entender sarcasmos leves ou qualquer coisa meio escondida eu não consigo de primeira, lembro que muitas vezes tive que pensar, pensar, para entender o sarcasmo e responder...

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2005, 21:27:31 »
essas áream em mim devem ser maiores que o normal :lol:
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2005, 22:05:28 »
Vou mandar 80% das pessoas do meu trato cotidiano fazerem teste de autismo, que HAJA, viu.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re: Re.: Cérebro tem áreas para captar sarcasmo
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2005, 23:42:55 »
Citação de: rizk
Vou mandar 80% das pessoas do meu trato cotidiano fazerem teste de autismo, que HAJA, viu.

Sarcasmo muito culto ou oculto não funciona

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2005, 23:47:53 »
autista eh qm toca alto?  :roll: ahhh, alguém cale a boca do jasig
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2005, 08:39:40 »
eu também, apesar de fazer uso de sarcasmo toda hora, de vez em quando quando fazem comigo fico olhando com cara de bobo ehehhe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Cérebro tem áreas para captar sarcasmo
« Resposta #7 Online: 10 de Março de 2007, 14:28:45 »
 :(  Eu as vezes sou meio retardada... :chorao:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Raphael

• Visitante
« Resposta #8 Online: 12 de Março de 2007, 04:55:23 »
:(  Eu as vezes sou meio retardada… :chorao:

Você não está só. :ok:

Mas o importante mesmo é você perguntar de novo até entender, é um bom exercício pro cérebro.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Março de 2007, 15:41:22 »
Ah! eu pergunto mesmo! Não tenho vergonha. Pior do que ter vergonha é ficar na ignorância... :?
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Raphael

• Visitante
« Resposta #10 Online: 13 de Março de 2007, 02:07:29 »
Ah! eu pergunto mesmo! Não tenho vergonha. Pior do que ter vergonha é ficar na ignorância… :?

Com certeza. :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!