Autor Tópico: Conversa Esdrúxula  (Lida 1272 vezes)

Offline zeze

• Nível 00
  • *
Conversa Esdrúxula
« Online: 05 de Julho de 2007, 19:01:34 »
Conversa Esdrúxula

- Pois é, n’é? Esta coisa tola de vida após a morte... Não ‘tá vendo que isso não existe?
- Você é ateu?
- Não, não é bem isso... Eu até acredito que exista um Ser Superior, que cuida de todos nós... Mas esta baboseira de continuar vivo em outra dimensão... só mesmo uma pessoa muito inculta e limitada intelectualmente pode aceitar algo do gênero... Eu me formei em Medicina. Sou douto em assuntos de neurologia. Compreende que me é muito difícil aceitar a existência da alma, se já dissequei cérebros de cadáveres na academia, aos montes, e procedi a cirurgias em outros tantos maquinários encefácilos vivos?... Nunca vi nada que pudesse se assemelhar ao que se diz ser a alma ou o espírito...
- Mas como poderia ver ou tocar, se não se trata de algo material?...

O neurocirurgião não conseguiu conter um breve riso escarninho e, em seguida, disse:

- Bem... você tem o direito de acreditar... Quimeras, amigo, que já chamaram de metafísica e de teologia, mas que compreendo apenas como resquícios de tempos primitivos da cultura humana, pré-científicos. Não creio que precisemos cogitar, como hipótese de trabalho, da existência de um “fantasma na máquina” (*), para entender a fisiologia do cérebro e de outras partes do organismo humano...
- Mas a Medicina e a Biologia estão longe de explicar a décima parte dos intrincados mecanismos que subjazem à vida.
- Porque o tema é complexo, e demanda muito mais estudos e pesquisas...
- Na nossa escola de pensamento, somos levados a entender que nem mesmo a embriologia e os mecanismos evolutivos se explicariam sem a condução de um princípio inteligente, uma matriz espiritual que seja independente da matéria.

O médico fez um ar de enfado, coçou a testa, respirou fundo, e respondeu, em tom polido que mal lhe disfarçava a arrogância de grande profissional:

- Não gostaria de continuar nessa discussão. Percebo que o caro amigo tem convicções bem firmes e que possui avantajada cultura esotérica, mas não sou dado a essas superstições e misticismos pseudocientíficos, se me permite falar assim mais secamente. Portanto, pedir-lhe-ia me liberasse da conversação por hoje, e que tornássemos ao assunto em ocasião mais oportuna...
- Tudo bem, como queira. Jamais teria intenção de amofiná-lo. Pode voltar aqui, sempre que desejar e/ou receber autorização...

O neurocientista ilustre, um dos maiores nomes de sua classe, franziu o cenho e tornou a falar, com ar intrigado, após alguns longos segundos de visível esforço de reflexão:

- Pois é... prezado camarada. Já é esta a quarta semana sucessiva que venho aqui... e não entendi exatamente o que se passa. Sou trazido para cá, por gente educada e afável, mas não me explicaram o que realmente está acontecendo... Apresentam um discurso bizarro, de que estariam a mando de minha querida e saudosa mãe... Só que minha genitora está morta há muitos anos... E me conduzem a falar com você, nesta sala, na penumbra, em meio a grande movimentação silenciosa, de gente concentrada e, ao que me parece, em prece...
- Sim... é verdade...
- Poderia me falar mais claramente sobre o que ocorre por aqui e qual o propósito de minhas sucessivas visitas ao caro amigo?
- Não se recorda você de onde se encontra ou do que lhe aconteceu para estar por lá?
- Sei apenas que estou internado em instituição hospitalar, desde que me isolei para a extração de partes enfermiças do meu corpo... - e continuou, fazendo ar de confidência muito íntima - um câncer que me devastava os intestinos; de lá para cá, me venho sentindo bem melhor... só que...
- Só que?
- Não sei se estou exagerando ou fantasiando demais em minhas especulações...
- Pode falar à vontade...
- É que julgo haver sido transferido a outra unidade hospitalar, e suspeito não se tratar do meu querido Rio Grande do Sul. Vejo por aqui muita gente de cor negra e parda, e que faz uso, ao que percebo, do sotaque do Nordeste brasileiro... Destinaram-me uma freira de origem germânica e pronúncia sulista do idioma - novamente se inclinou, reduzindo o volume da voz, como a dizer algo inconfessável -, porque creio terem se apercebido de que não me sinto muito à vontade com essa gente mestiça; mas...
- Pode continuar...
- Não me permitem falar com nenhum ente querido...
- Estranho, não?
- Sim, deveras.
- O que você acha que pode ser?
- Não faço a mínima idéia, mormente no que respeita a esta história estrambótica de “enviados” de minha falecida mãe. Por isso, pensando cá com meus botões... cheguei a formular outra teoria, que explique o que se dá comigo.
- Pois não...
- Trocaram-me a ficha hospitalar com o prontuário de outro paciente, de modo que fui conduzido ao Nordeste indevidamente, em lugar de outra pessoa...
- Mas, pelo que me disse, na semana transata, eles o têm chamado pelo nome certo...
- Você tem razão... Creio que esteja tão confuso com a situação nova, que não me tenha dado conta de quão tola era essa especulação...
- Hum!... E quanto à sua voz?
- Como assim?
- Disse-me também, nas suas últimas vindas, que sempre se sentia tonto, estranho e, principalmente, com a voz alterada, toda vez que vinha falar comigo...
- Sim, é verdade...
- Ainda sente isso?
- Muito.
- Inclusive o timbre da voz?...
- Céus!...
- O quê?...
- Está pior ainda...
- Como assim?
- Deus... devo estar surtado...
- Descreva-me o que sente...
- Alguma coisa... muito grave... deve estar acontecendo... Minha voz... minha voz... não está só diferente... parece-me... uma voz... de MULHER!!!
- É... e você nota, também no seu modo de falar, o mesmo sotaque nordestino que lhe causou estranheza no pessoal que o assiste agora?...
- Céus! Tem razão!
- Abra os olhos para sua nova realidade, Dr. Carlos de Gusmão (*2). Você está, de fato, em outra instituição hospitalar, mas na dimensão extrafísica de vida... Seu veículo de carne não suportou a operação médica a que foi submetido; contudo, seu espírito eterno está aqui, vivo, como sempre, como nunca!... E a voz que percebe estranha, em sua fala, é da generosa médium que lhe cede o corpo, para que se manifeste em diálogo comigo, já que não sou dotado de apropriada psicovidência para vê-lo e ouvi-lo, nesta interação afetuosa e esclarecedora... Você realmente está no Nordeste do Brasil, mas não fisicamente, e sim em espírito, para onde foi deslocado a pedido de sua mãe Josefa, ligada, de muitos decênios, à nossa Instituição, em sua contraparte astral, e que reencarnou no Rio Grande do Sul para por lá recebê-lo no corpo, conforme programática cármica de ambos.

O médico-cirurgião começou a urrar de agonia, através da disciplinada médium, que lhe abafava os gritos: o choque lhe era por demais intenso. Desmaiou logo em seguida, em vertigem de desespero, imediatamente conduzido, em maca de nosso domínio de vida, para o quarto de hospital, onde repousava de sua crise de desencarne e adaptação à nova faixa de existência.

A médium se reaprumou na cadeira, após alguns minutos de retomada plena do aparelho cerebral.

- Ele está bem, amiga? - perguntou o esclarecedor.
- Está sim: foi carregado, deitado numa maca, ao quarto da organização hospitalar que o alberga. O impacto terapêutico da descoberta de seu novo estado de vida não poderia ser mais procrastinado. Agiu bem, amigo, em impeli-lo nesta direção.

A reunião mediúnica estava perto do fim. Um dos presentes proferiu sentida prece final, dirigida à Mãe Santíssima da humanidade, como sói acontecer em grupos espíritas ligados ao Instituto Voltaire, e o encontro de estudo e tratamento espiritual foi encerrado. Quinze espíritos infelizes, dominados pela idéia de materialismo e ateísmo, haviam sido atendidos por diversos médiuns componentes do grupo, direta ou indiretamente, através da incorporação completa ou pelas vias inspirativas do pensamento. Saímos confortados e intrigados com a cena curiosa, meditando em como são complexos os meandros do raciocínio humano, a ponto de permitirem se neguem realidades, por si sós já demasiado óbvias e auto-evidentes, e sobre como a criatura costuma se maltratar com a dúvida sistemática, a respeito da continuidade do que é - espírito imortal -, e que, portanto, não pode deixar de ser, nunca...

(Capítulo 17 de “O Instituto Voltaire”)
Benjamin Teixeira pelo espírito Gustavo Henrique. - 29/06/2007

Revisão de Delano Mothé
(*1) Conceito utilizado por teóricos, nos meios acadêmicos, que especulam haver uma matriz diretiva dos processos orgânicos, de um domínio imaterial de existência.
(*2) Pseudônimo.
(Notas do Médium)

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
Re: Conversa Esdrúxula
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2007, 19:36:22 »
zeze, seja bem-vindo, temos um tópico de apresentação:
../forum/topic=7873.0.html
Seria interessante você se apresentar por lá.

Já leu as regras do fórum (../forum/topic=31.0.html) e o Acordo de Registro(../forum/topic=9141.0.html)? É leitura indicada para uma boa convivência neste espaço.

Você colou o texto com a intenção de obter comentários sobre o mesmo?

[[]]´s 
« Última modificação: 05 de Julho de 2007, 19:38:52 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2007, 21:50:18 »
Parei aqui:

Eu até acredito que exista um Ser Superior, que cuida de todos nós.

Quem cuida de mim sou, única e exclusivamente, eu… eu sou fruto das escolhas, certas e erradas, que fiz… nada mais e nada menos que isto.
Ficar inventando seres invisíveis e inexistentes para justificar a própria incompetência é algo que nunca, por mais piedoso que fosse este Ser, iria permitir.
A idéia de Deus é uma incoerência dentro de sí mesma… e foi inventada apenas para tentar atenuar nossa própria responsabilidade pelo o que somos.

Sou apenas um fruto das minhas escolhas... nada além disto.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2007, 22:01:51 »
Que bosta de texto. O médico está caricaturizado demais. E a pregação é bem esdrúxula e apelativa. Um mar de falácias capaz de afogar qualquer ateu de tanto constrangimento por estar lendo essa porcaria!

Mas se for para escolher uma falácia para resumir o texto, escolho a Evidência Anedótica. A historinha toda consiste em contar como o ateu se dá mal e como o centro espírita "ajuda o espírito a tomar seu rumo". Prova que é bom, neca de pitibiriba!

Desejo do fundo do meu coração que a anta anencéfala que criou o texto tome vergonha na cara e se mate para o bem da humanidade.

::)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2007, 22:10:57 »

Desejo do fundo do meu coração que a anta anencéfala que criou o texto tome vergonha na cara e se mate para o bem da humanidade.

:umm: Eita gurizinho, isso não é coisa que se fala nem brincando.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2007, 23:51:50 »
Pode entrar para o Darwin Awards… em progresso da humanidade.  :histeria:

E eu falo este tipo de coisa... brincando (em 99,9% das vezes) ou não...  :wink:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2007, 11:05:38 »

Impossível. O autor do texto já é um espírito desencarnado :hihi:

Offline Verner44

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2007, 06:58:22 »
Realmente, que texto mais babaca. E quem será essa mãe santíssima da humanidade? E como um centro espírito ousa denominar-se Instituto Voltaire?
Procurar respostas para essas e outras perguntas parece ocioso, acho que o texto nada tem a ver conosco. :enjoo:
verner44
O temor é um grande inibidor do questionamento inteligente. [Doris Lessing]

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2007, 11:05:50 »
Essa sentença que pincei do texto:

"Quinze espíritos infelizes, dominados pela idéia de materialismo e ateísmo, haviam sido atendidos por diversos médiuns componentes do grupo, direta ou indiretamente, através da incorporação completa ou pelas vias inspirativas do pensamento."

é a mais divertida na minha opinião. Somos, portanto, espíritos infelizes. Então empatamos, pois o texto é de uma infelicidade ainda maior: é uma cópia da cópia da cópia da cópia mal feita do "Nosso Lar" (sub-literatura espírita que está vendendo muito em bancas de revista pra consumo rápido).
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2007, 11:24:41 »
Para mim pareceu paródia do filme Os Outros :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!