Autor Tópico: Site da Presidência da República distorce história do Brasil  (Lida 1090 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Site da Presidência da República distorce história do Brasil
« Online: 06 de Julho de 2007, 07:40:33 »
Site da Presidência da República distorce história do Brasil

Antonio Carlos Olivieri*
Especial para o UOL

De uma seção didática, voltada para o público infantil, no site de uma instituição como a Presidência da República, deve-se esperar, no mínimo, duas coisas: primeiro, que ela seja educativa e, segundo, republicana. Não é o que acontece no site da Presidência da República Federativa do Brasil.

Em artigo publicado em "O Estado de S.Paulo", o historiador Marco Antonio Villa fez uma breve relação dos erros e distorções ideológicas que compõem a "Versão para Crianças" do site da chefia de Estado e de Governo. No âmbito educacional, trata-se de um problema grave. Em vez de propiciar uma formação para a cidadania, o site tem um caráter desinformativo.

É melhor começar comentando os erros, pois eles são tão crassos que não há como discuti-los. O site diz que a primeira Constituição do Brasil data de 1822, o ano da Independência. Na verdade, ela foi outorgada por dom Pedro 1º à nação dois anos depois, em 1824.

Do mesmo modo, afirma-se que o Duque de Caxias participou do afastamento de dom Pedro 2º. Quando a República foi proclamada, em 1889, Caxias já estava morto havia oito anos.

Distorções ideológicas
Ao chegar à história recente do país, os erros fatuais abrem caminho para a eclosão das distorções ideológicas, que não são poucas. Por exemplo, afirma-se que "em maio de 1978, ocorreu a primeira greve de operários metalúrgicos desde 1964". As greves dos trabalhadores de Osasco e Contagem, dez anos antes, parecem não vir ao caso.

Aliás, nada parece vir ao caso nos últimos 30 anos, se não se relacionar com Lula. Como bem notou Villa, o site transforma o atual presidente num "personagem onipresente na história do Brasil", nessas últimas três décadas. Tanto que Luiz Inácio da Silva é proclamado o líder "da mobilização nacional contra a corrupção que acabou no impeachment do presidente Fernando Collor".

Trata-se de um exagero. Lula contribuiu, sim, para o afastamento de Collor, que hoje faz parte da base do presidente. No entanto, a liderança do movimento incluía muitos políticos de outros partidos e instituições da sociedade civil, como a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

Não bastassem omissões e exageros no trato da história, o site também peca na extensão da biografia de Lula, que é maior que a de todos os outros presidentes da República, como ainda inclui uma biografia de dona Marisa - a única primeira-dama brasileira que tem a vida relatada aos jovens internautas.

O nome que se dá a isso há algum tempo é o de "culto à personalidade" e a pedagogia que dela deriva pode produzir efeitos desastrosos. E aí é que se chega ao X do problema: transformar o site da instituição Presidência da República em peça de propaganda político-pessoal é misturar a coisa privada, particular, partidária, com a coisa pública. Em poucas palavras, é ser anti-republicano.

Vale encerrar lembrando que a idéia de República, nos tempos modernos, sempre caminhou ao lado do conceito de uma educação sem doutrinação, em especial nas repúblicas verdadeiramente democráticas.

*Antonio Carlos Olivieri é escritor, jornalista e diretor da Página 3 Pedagogia & Comunicação.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5559.jhtm
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Site da Presidência da República distorce história do Brasil
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2007, 07:58:01 »
O site diz que a primeira Constituição do Brasil data de 1822, o ano da Independência. Na verdade, ela foi outorgada por dom Pedro 1º à nação dois anos depois, em 1824.

Não encontrei esse trecho. De qualquer forma, foi o processo constituinte que se iniciou via decreto em 3 de junho de 1822.

Do mesmo modo, afirma-se que o Duque de Caxias participou do afastamento de dom Pedro 2º. Quando a República foi proclamada, em 1889, Caxias já estava morto havia oito anos.

Não vejo nada de mais nisso. O afastamento de dom Pedro 2o. foi um processo que se iniciou muito tempo antes de seu desenlace final. Muitas pessoas que participaram dos movimentos que levou a isso estavam mortas quando do evento final.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2007, 10:18:19 »
Mas havia tal movimento?  O próprio Deodoro da Fonseca foi pego de surpresa pela notícia de que estavam depondo Dom Pedro II...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2007, 15:08:37 »
Mas havia tal movimento?  O próprio Deodoro da Fonseca foi pego de surpresa pela notícia de que estavam depondo Dom Pedro II…

Já desde a Guerra do Paraguai o Exército brasileiro adquiriu um papel de destaque na vida política brasileira, com vários movimentos republicanos em seu seio.
Recentemente vi um documentário sobre um Congresso Republicano em São Paulo, em 1873, com a presença de figuras representativas das Forças Armadas.

Sobre que papel o Duque de Caxias teria tido nesses movimentos, eu não sei.
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2007, 16:17:09 »
Pelo menos eles não disseram que o Lula participou do afastamento de D. Pedro II também...

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2007, 20:19:48 »
Pelo que sei Caxias sempre foi fiel a D. Pedro II, mas sei que alguns militares há muito não o apoiavam como por exemplo Mallet

Mas não é segredo para ninguém aqui que o Lula usa do poder para se promover, e ao seu partido, lembram daquela estrela vermelha ridícula na Granja do Torto?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2007, 20:23:54 »
Pelo menos eles não disseram que o Lula participou do afastamento de D. Pedro II também…

Mas não foi o lulla quem gritou "Independência ou morte, companheirosfsfsfsf!!!"????...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2007, 20:26:46 »
Pelo que sei Caxias sempre foi fiel a D. Pedro II, mas sei que alguns militares há muito não o apoiavam como por exemplo Mallet

Mas não é segredo para ninguém aqui que o Lula usa do poder para se promover, e ao seu partido, lembram daquela estrela vermelha ridícula na Granja do Torto?

De fato, o mais grave é o personalismo explícito no site, que devia se chamar Site do Presidente, e não Site da Presidência.  :no:
"Por quê?"

Chaves

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2007, 21:36:05 »
Pelo menos eles não disseram que o Lula participou do afastamento de D. Pedro II também…

:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!